Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Preâmbulo

Redes UNESCO em Portugal

 

9º Concurso para Escolas Associadas da UNESCO

escolas associadas simbolo

Comissão Nacional da Unesco lança hoje, dia 16 de outubro, a 9ª edição do Concurso para a Rede das Escolas Associadas da UNESCO, subordinado ao tema “Evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial 2014/18”.

O concurso pretende motivar e envolver a comunidade educativa no estudo da Primeira Guerra Mundial, refletindo sobre a importância da paz e promovendo o projeto educativo da UNESCO “Património Para a Paz e a Reconciliação - Educar para a Paz”, conseguir compreender o património comum como veículo fomentador do entendimento, da reconciliação e da paz e envolver as escolas associadas da UNESCO num projeto comum e expor os trabalhos realizados.

Esta edição é organizada em colaboração com o Ministério da Educação, o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa,  o Museu Militar de Lisboa, o Centro de Investigação Naval, o Comité Olímpico de Portugal e o Colégio Valsassina.

O prazo para o envio dos trabalhos termina no dia 16 de março de 2018.

Consulte o Regulamento aqui.

Consulte a Ficha de Inscrição aqui.

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

dia internacional para a erradicacao da pobreza

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO

Por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

17 de outubro de 2017

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável promete não deixar ninguém para trás e tem como objetivo a erradicação da pobreza até 2030. Por isso, precisamos que os governos tomem medidas rápidas que traduzam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em políticas efetivas que sejam apoiadas pelos recursos apropriados. A Agenda 2030 é ambiciosa e precisamos de medidas igualmente ambiciosas para a pôr em marcha.

A Agenda 2030 enfatiza a interdependência das dimensões social, económica e ambiental da erradicação da pobreza, por isso é necessária ação integrada em diferentes esferas políticas, tirando o maior partido das capacidades e recursos através de políticas objetivas que visem acelerar o progresso em todos os domínios. É aqui que reside a importância da liderança da UNESCO no avanço da cooperação através da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e da informação. Em conjunto com as Prioridades Globais da organização - a Igualdade de Género e África - estas são as áreas com um impacto muito relevante na Agenda 2030 e funcionam como multiplicadores do desenvolvimento numa ampla gama de objetivos e metas.

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Dia Internacional da Paz – 21 de setembro

dia internacional da paz

O Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH) comemorou o Dia Internacional da Paz, a 21 de setembro.

Através do seu Núcleo de Direitos Humanos ao Serviço da Humanidade, instalado na Escola Secundária de Pinhal Novo – Palmela, comemorou-se este dia, neste Estabelecimento de Ensino com algumas iniciativas no âmbito dos Direitos Humanos, envolvendo-se a comunidade escolar da referida Escola.

Sendo esta Escola associada da UNESCO e tendo recebido uma mensagem da Diretora Geral da UNESCO através da Comissão Nacional da UNESCO – Portugal, este texto foi lido aos alunos deste Estabelecimento de Ensino.

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Prémio UNESCO Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa – candidaturas abertas até 20 de outubro

premio rei hamed bin isa al khalifa

Estão abertas as candidaturas para a edição 2017 do Prémio UNESCO Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa.

Criado em 2005 e financiado pelo reino do Bahrain, este prémio tem como objetivo reconhecer inovações educativas que utilizem as novas tecnologias como alavanca para a melhoria dos resultados escolares.

O tema da edição de 2017, “O uso das TIC para aumentar o acesso a uma educação de qualidade”, visa louvar projetos que fomentem o uso criativo das TIC na promoção de qualidade educativa e de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida junto de toda a população, em especial de grupos socioeconómicos fragilizados.

O prazo de candidaturas termina dia 20 de outubro.

Consulte mais informações aqui.

Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais

desastres

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

por ocasião do Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais

13 de outubro de 2017

Os desastres naturais atingem profundamente as sociedades e afetam milhões de pessoas em todo o mundo todos os anos. Os últimos meses foram particularmente destrutivos e todos assistimos à extensão do perigo e da nossa própria vulnerabilidade. Entre as várias ocorrências, os ciclones nas Caraíbas e nos Estados Unidos excederam largamente a intensidade dos níveis típicos sazonais e a população do México foi severamente atingida por sismos. Este agravamento está relacionado com a atividade humana este agravamento.

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Uma década de progresso na Educação para o Desenvolvimento Sustentável

relatorio catedras

Tratando-se de um direito básico, a Educação é uma das prioridades da UNESCO, enquanto base para a construção da paz e a ação em prol do desenvolvimento sustentável.

No sentido de fortalecer “uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade” e de “promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, em 1992, foi estabelecido o Programa de Cátedras UNESCO, que pretende o desenvolvimento de competências nas instituições de ensino superior no âmbito do ensino e da investigação.

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Relatório Global de Felicidade

relatorio felicidade

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Solutions Network), com o patrocínio da Fundação Ernesto Illy, publicou o “Relatório Global de Felicidade 2017”. Este documento é lançado anualmente desde 2012 avalia o nível de felicidade dos diferentes países com  base em critérios de análise como os níveis económico e de liberdade, confiança, generosidade, honestidade e saúde.

A publicação defende a importância de fatores sociais - como o PIB per capita e a esperança média de vida - e pessoais - como as relações interpessoais e a saúde - para o alcance de um nível de felicidade comum elevado. Foca ainda o facto de 80% das variações verificadas serem internas a cada país, derivadas de disparidades financeiras e diferenças relativas ao estado de saúde dos habitantes de diferentes regiões.

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Relatórios publicados pela UNESCO no âmbito da Educação

education 2030

A UNESCO, em conjunto com o Instituto de Prevenção da Violência Escolar da Universidade Feminina de Ewha (Seul, República da Coreia), lançou o primeiro “Relatório Global sobre Violência Escolar e Bullying”. Este relatório apresenta uma visão geral da natureza, escala e impacto da violência e da perseguição escolares, bem como das tentativas de resposta a estes problemas.

A violência escolar compreende a violência física, psicológica e sexual, assim como a perseguição e estima-se que, por ano, 246 milhões de crianças e adolescentes sofram de alguma forma deste tipo de violência. Pôr fim a este fenómeno é uma das prioridades dos diferentes países, com o objetivo de alcançar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O relatório está disponível aqui.

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Prémio UNESCO Hamdan - Candidaturas abertas até 31 de outubro

hamdan prize

O Prémio UNESCO - Hamdan bin Rashid Al-Maktoum de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores foi criado em 2008 para apoiar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito do Objetivo Educação Para Todos, que se constitui como uma das prioridades da UNESCO.

Concedido a cada dois anos, o prémio é generosamente apoiado por Sua Alteza o Xeique Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum dos Emirados Árabes Unidos. Consiste em 300.000 dólares, que são distribuídos equitativamente pelos três vencedores cujos projetos visem a melhoria global do desempenho e eficiência dos professores.

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Dia Mundial do Professor

dia do professor

Mensagem conjunta por ocasião do Dia Mundial do Professor

Ensinar em Liberdade, Capacitar Professores

5 de outubro de 2017

Os professores são fundamentais e contribuem para reforçar as sociedades a longo prazo – fornecendo a crianças, jovens e adultos os conhecimentos e competências necessários para alcançarem o seu potencial.

Todavia, um pouco por todo o mundo, muitos professores não têm a liberdade nem o apoio necessários para cumprirem a sua responsabilidade. É por este motivo que o Dia Mundial do Professor dedicado ao tema – “Ensinar em Liberdade, Capacitar Professores” – reafirma o valor da autonomia dos professores e reconhece os desafios que muitos têm que enfrentar nas suas vidas profissionais em todo o mundo.

Ler mais: Dia Mundial do Professor

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