Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Preâmbulo

Redes UNESCO em Portugal

 

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Rádio - 13 de fevereiro

 

diaradio 2017

Vivemos atualmente uma revolução na nossa maneira de obter e de partilhar informação. Contudo, apesar destas alterações profundas, a rádio nunca foi tão dinâmica, interessante e importante.

Esta é a mensagem da UNESCO neste Dia Mundial da Rádio.

Numa época de turbulências, a rádio oferece uma plataforma permanente de união das comunidades. A caminho do trabalho, no seio das famílias, no escritório e nos campos, tanto em tempos de paz como em situações de conflito ou de emergência, a rádio continua a ser uma fonte fundamental de informação e de conhecimento que transcende as gerações e as culturas, que nos inspira graças à riqueza da diversidade humana, e que nos liga ao resto do mundo. A rádio dá voz às mulheres e aos homens do mundo inteiro. Escuta os seus ouvintes e responde às suas necessidades. Também é uma força ao serviço dos direitos humanos e da dignidade, e uma ferramenta eficaz que permite encontrar soluções para os desafios a que todas as sociedades estão hoje confrontadas.

Ler mais: Mensagem da Diretora Geral...

Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência

 

rsz medalhas loreal

Realiza-se no próximo dia 7 de fevereiro, às 10H30, no Pavilhão do Conhecimento, a cerimónia de entrega das Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência. Esta 13ª edição promovida pela L'ÓREAL Portugal, Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Comissão Nacional da UNESCO, irá distinguir quatro jovens cientistas com projetos relevantes nas áreas da saúde e do ambiente.

As Medalhas de Honra para as Mulheres na Ciência nasceram em 2004 para motivar jovens cientistas a prosseguir estudos originais nas Ciências da Saúde e do Ambiente e já apoiaram 41 investigadoras em Portugal. À semelhança do Prémio "L'ÓREAL - UNESCO for Women in Science", a atribuição destas Medalhas visa também sensibilizar a comunidade científica e a sociedade em geral para a necessidade de se alterarem os preconceitos e os números que ainda persistem, mesmo na Europa, onde as mulheres representam apenas 33% dos cientistas e 21% dos investigadores coordenadores.

Entrada livre - confirmar para mulheresnaciencia@high.com.pt

   

VI Encontro da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas

 

rsz cidades magalhanicas

No âmbito do VI Encontro da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas, a Presidente da Comissão Nacional da UNESCO acolheu a reunião de encerramento do Encontro, na Biblioteca da Rainha do Palácio das Necessidades, com o objetivo de promover “uma troca de impressões sobre o futuro da Rede das Cidades Magalhânicas e a possível candidatura da Rota de Magalhães à Lista do Património da Humanidade”.

Além dos membros da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas, estiveram também presentes representantes das Embaixadas de Cabo Verde, Chile, Espanha, República da Indonésia e Uruguai.

A Rede Mundial das Cidades Magalhânicas será presidida nos próximos dois anos pela cidade de Lisboa, sendo composta por representantes das Cidades Magalhânicas de Sabrosa, Sevilha, Praia, San Julián, Catbalogan, Tenerife, Punta Arenas, Tidore e Montevideu.

Ler mais: VI Encontro da Rede Mundial...

XIX Encontro Internacional dos Jovens Cientistas do Futuro

 

encontro jovens cientistas

Vai ter lugar na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, entre os dias 11 e 14 de janeiro o XIX Encontro Internacional dos Jovens Cientistas do Futuro das Escolas Associadas da UNESCO.

O Encontro, coorganizado pela Comissão Nacional da UNESCO, a Escola Secundária Sá da Bandeira e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola,  tem como tema Vamos reverter as alterações climáticas. Como? e pretende que, na sequência da Cimeira de Paris, jovens das Escolas Associadas da UNESCO participantes de Portugal, Espanha, Alemanha, Andorra, Estados Unidos da América, Itália, Angola e Brasil,  tomem uma atitude interventiva face ao problema. O Conservatório de Música de Santarém, associa-se a este Encontro com um sarau de boas vindas.

Ler mais: XIX Encontro Internacional...

Dia dos Direitos Humanos

direitoshumanos3

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO por ocasião do Dia dos Direitos Humanos

10 de dezembro de 2016

A 10 de dezembro, o mundo celebra o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e proclamou os seus princípios como o “ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações”.

Ler mais: Dia dos Direitos Humanos

Reunião da Rede do Património Mundial de Portugal

logormpp

Decorreu no passado dia 6 de dezembro de 2016, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, a 12ª Reunião da Rede do Património Mundial de Portugal (RPMP). A reunião, promovida pela Comissão Nacional da UNESCO contou com Gestores de cada um dos 15 Sítios Património Mundial de Portugal bem como com representantes da Organização das Cidades Património Mundial, do Turismo de Portugal e da Direção Geral do Património Cultural.

Ler mais: Reunião da Rede do...

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

violenciacontramulheres

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

A segurança das mulheres perante as alterações climáticas

25 de novembro de 2016

A violência contra as mulheres constitui uma grave violação dos direitos humanos fundamentais e uma ameaça para milhões de raparigas e de mulheres em todo o mundo. Ao longo da sua vida, pelo menos uma em cada três mulheres foi espancada, obrigada a ter relações sexuais ou vítima de outro tipo de maus-tratos. Sociedades inteiras são afetadas pela violência, que pode ser física, sexual (assédio sexual, coerção ou discriminação) ou psicológica (violências verbais ou psicológicas tais como o assédio moral ou o ostracismo).

Ler mais: Dia Internacional para a...

Conferência Internacional "Geoparques Mundiais da UNESCO - Territórios de Ciência"

conferencia foto

VER TRANSMISSÃO EM DIRETO AQUI.

Vai decorrer no próximo dia 25 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa (UNL) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Torre B - Auditório 1, a Conferência Internacional "Geoparques Mundiais da UNESCO - Territórios de Ciência", inserida nas celebrações do primeiro aniversário do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO e do Dia Mundial da Ciência para a paz e o desenvolvimento.

Este evento é coorganizado pela Comissão Nacional da UNESCO e o CIS.NOVA da UNL, e com o apoio da UNESCO, do Fórum Português de Geoparques Mundiais da UNESCO, do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO e da Cátedra UNESCO da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis.

Programa

Entrada Livre 

Bandeira Comissão Nacional da UNESCO

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

logoCNUencolhido

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

PLANO DE ATIVIDADES 2016

__________________________________

  BibCNU

Catálogo CNU online

rsz unesco

Estão Abertas candidaturas para postos vagos na UNESCO

Ver postos

rsz 1images 

FAO PT

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

guiaodspq

escolassolidarias