Mais notíciasNotícias

cidades criativas

Estão abertas as candidaturas à edição de 2019 de adesão à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

O prazo limite para a submissão de candidaturas termina a 30 de junho próximo.

oportunidade emprego cnu2

Encontra-se na Bolsa de Emprego Público (BEP) uma oferta de Mobilidade Interna na carreira e categoria de Assistente Técnico para a Comissão Nacional da UNESCO para o posto de trabalho de secretariado.  As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de abril de 2019.

dia desporto desenvolvivmento e da paz 2019

6 de abril de 2019

No ano passado, quando as duas equipas nacionais olímpicas da península coreana desfilaram juntas, por ocasião da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, assistimos a um gesto simbólico de reconciliação através do desporto.

tocarufar1

A Comissão Nacional da UNESCO e a ADAT – Associação dos Amigos do Tocá Rufar celebraram no passado dia 25 de março um protocolo com vista à criação do Clube UNESCO TOCÁ RUFAR.

imagem premios programa mab

Estão abertas as candidaturas para o Prémio UNESCO Sultão Qaboos para a Preservação Ambiental (edição 2019). O objetivo deste prémio é dar reconhecimento a contribuições notáveis de indivíduos, grupos de indivíduos, institutos ou organizações que contribuíram para a pesquisa ambiental e de recursos naturais, educação e formação ambiental, criação de uma consciência ambiental através da preparação de materiais e atividades de informação ambiental destinados a estabelecer e a gerir áreas protegidas, incluindo a sua relação com o turismo sustentável, tal como preconizado pelas Reservas da Biosfera, Sítios do Património Mundial Natural e os Geoparques Mundiais da UNESCO.  

premio guine equatorial

Este prémio visa premiar projetos e atividades levados a cabo por um ou mais indivíduos, instituições, Organizações Não-Governamentais, entre outras entidades, no campo da investigação cientifica das Ciências da Vida, que tenham contribuído para a qualidade da vida humana. Visando encorajar a investigação bem como o estabelecimento e desenvolvimento de Redes de Centros de Excelência em Ciências da Vida, os/as candidatos (as) deverão ter contribuído significativamente para a investigação neste domínio.

tmb kalinga prize 294x166

Este Prémio é apoiado pelo Governo da India, no valor de US $40,000. A entrega do Prémio será feita pela Diretora-Geral da UNESCO numa cerimónia oficial durante o Fórum Mundial de Ciência que decorrerá em Budapeste, Hungria, em novembro de 2019.

As candidaturas deverão ser remetidas via Comissão Nacional da UNESCO até dia 6 de maio de 2019, para os endereços: cnu@mne.pt e elizabeth.silva@mne.pt a fim de poder ser selecionada apenas uma candidatura. Esta será posteriormente remetida ao competente setor da UNESCO até ao dia 31 de maio de 2019.

Para informações sobre o Prémio Kalinga consultar: http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/science-technology/sti-policy/global-focus/science-popularization/prizes/kalinga-prize/how-to-apply/

poster relatorio agua 2019

A edição de 2019 do Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento da Água (WWDR 2019), intitulado “Deixando Ninguém Para Trás”, procura informar acerca às das estratégias e os decisores políticos, dentro e fora da comunidade de água, como as melhorias na gestão dos recursos hídricos e o acesso aos serviços de abastecimento e saneamento relativos à água são essenciais para superar a pobreza e abordar várias outras desigualdades sociais e económicas.

tnovas1 003

No dia  em que se assinalou o Dia Internacional da Felicidade – 20 de março, decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, o III Encontro da Rede Nacional das Bibliotecas Associadas à Comissão  Nacional da UNESCO (CNU), sendo a “Felicidade e o bem estar” os temas centrais do evento.

water

22 de março

O acesso à água potável constitui um direito fundamental que, associado ao acesso às instalações sanitárias, se torna uma alavanca do desenvolvimento.

No entanto, cerca de um terço da população mundial não beneficia de serviços fiáveis de abastecimento de água potável e apenas 40 % dispõe de serviços de saneamento fiáveis.

logocnu cores versao secundaria compactado

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Destaques

ano internacional linguas indigenas site

 ano internacional tabela periodica elementos quimicos 

    courier1 2019
         
    revista world heritage jan2019

facebook_____________________________

PLANO DE ATIVIDADES e QUAR 2019
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017
PLANO DE ATIVIDADES e QUAR 2018
______________________________

pedido apoio institucional

PEDIDO DE APOIO INSTITUCIONAL
 ______________________________

Ligações Úteis

 BibCNU
Catálogo CNU online

rsz unescoEstão Abertas candidaturas para
postos vagos na UNESCO
Ver postos

rsz 1images 

FAO PT

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

ods

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

guiaodspq

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). VER

Plataforma de Conhecimento - Desenvolvimento Sustentável. VER

Fórum de Alto Nível Para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Divisão para o Desenvolvimento Sustentável. VER

guia jovens ods

Materiais de Comunicação (posters, ícones,etc.). VER

Recursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

A Agenda 2030 (vídeo). VER

A Agenda 2030 em Portugal. VER

Portugal e o Desenvolvimento Sustentável. VER

Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre os ODS. VER

reading the past writing the future

a maior licao do mundo

Projetos d'A Maior Lição do Mundo. VER

escolassolidarias

correio da unesco