Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Preâmbulo

Redes UNESCO em Portugal

Abertas candidaturas ao Prémio UNESCO – Japão para a Educação em Desenvolvimento Sustentável

okayama 0

Prazo limite entrega das candidaturas na Comissão Nacional da UNESCO (CNU) - 16 de abril de 2018.

O Prémio UNESCO-Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) premeia os esforços exemplares de pessoas, instituições e organizações ou outras entidades envolvidas em atividades de educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Financiado pelo Governo do Japão, o prémio, que vai na sua 4.ª edição reconhece, anualmente, três projetos ou programas de EDS no valor 50 000 dólares cada um.

Ler mais: Abertas candidaturas ao...

Operação 7 dias com os media 2018

7 dias com os media

A Comissão Nacional da UNESCO e os seus parceiros do Grupo Informal sobre Literacia Mediática lançam mais uma iniciativa 7 Dias com os Media entre os dias 3 e 9 de maio de 2018, desafiando pessoas e instituições “a prestar atenção ao lugar que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano”. 
Entre 3 e 9 de maio de 2018, ou numa data próxima mais conveniente, convidamos as escolas, as bibliotecas escolares, as universidades, os órgãos de comunicação social, demais entidades e a sociedade civil a associarem-se a esta semana dos 7 Dias com os Media. Todas as atividades e projetos visando refletir e capacitar para um uso mais competente e crítico dos media e das redes sociais podem ser enquadrados nesta iniciativa.
Saiba mais em http://www.7diascomosmedia.pt/

Art Camp Andorra 2018 "As Cores do Planeta"

art camp andorra

Candidaturas abertas

A Comissão Nacional Andorrenha para a UNESCO convidou o nosso país a participar na 6ª edição do Art Camp Andorra “Cores para o Planeta”, que terá lugar de 9 a 21 de julho no Principado de Andorra.

O Art Camp Andorra é um encontro internacional no qual pintores oriundos dos cinco continentes se reúnem e interagem partilhando a sua cultura. Durante a sua estadia em Andorra, os artistas deverão criar três obras e envolver-se num intercâmbio cultural único no qual são encorajados a apresentar as suas culturas através das suas criações artísticas, a gastronomia, a língua, a música, a dança, os costumes nacionais ou o material audiovisual.

Ler mais: Art Camp Andorra 2018 "As...

Mensagem conjunta de Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO e Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da ONU – Mulheres, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

11 de fevereiro

unesco illustration facebook 851x3151 copyright

O nosso futuro será moldado pelo progresso científico e tecnológico, tal como o nosso passado. Esse futuro progresso adquirirá toda a sua magnitude quando assente no talento, na criatividade e nas ideias das mulheres e raparigas na ciência.

A maioria dos países, quer sejam industrializados ou não, estão longe de atingir a paridade de género em assuntos relativos à Ciência, à Tecnologia, às Engenharias e às Matemáticas (STEM), em todos os níveis do sistema educativo.

Ler mais: Mensagem conjunta de Audrey...

Dia Mundial da Rádio - 13 de fevereiro

dia mundial radio site

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

Audrey Azoulay 

Em 2018, a UNESCO dedica o Dia Mundial da Rádio ao tema da radiodifusão desportiva.

A rádio é um instrumento muito eficaz para transmitir o entusiasmo dos eventos desportivos. É também um meio para veicular valores de fair play, de trabalho de equipa, de igualdade no desporto.
A rádio pode ajudar no combate contra os estereótipos racistas ou xenófobos que, lamentavelmente, se exprimem nos terrenos de jogo e fora deles. 

Permite cobrir um vasto leque de desportos tradicionais, muito além das equipas de elite. Constitui uma oportunidade para fomentar a diversidade, como uma força de diálogo e de tolerância.

Ler mais: Dia Mundial da Rádio - 13 de...

Dia Internacional dedicado à Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de janeiro

holocausto

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

Audrey Azoulay 

“Não aconteceu nada depois de Auschwitz que tenha anulado Auschwitz, que tenha refutado Auschwitz. Nos meus escritos, o Holocausto nunca pode aparecer no passado.” Estas são as terríveis palavras do grande escritor húngaro e Prémio Nobel de literatura Imre Kertész. Mais de 70 ano após o horror nazi, a transmissão desta história continua a ser tão relevante como antes.
Por este motivo, na sequência do Conselho da Europa, as Nações Unidas instituíram o Dia Internacional dedicado à Memória das Vítimas do Holocausto, a 27 de janeiro, data em que, em 1945, os soldados soviéticos entraram no Campo de Auschwitz-Birkenau. Com esta decisão, as Nações Unidas afirmaram simultaneamente o caráter específico da Shoah, o genocídio do povo judeu, mas também o seu alcance universal.

Ler mais: Dia Internacional dedicado à...

Cartão Verde para os Geoparques Mundiais da UNESCO Arouca e Açores

geoparques2

O Arouca e Açores Geoparques Mundiais da UNESCO obtiverem “cartão verde” na avaliação feita pelos avaliadores do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO (IGGP). No seguimento da 2ª Sessão do Conselho de Geoparques Mundiais da UNESCO, que decorreu na China em Setembro de 2017, foi agora comunicado o resultado positivo obtido por estes dois Geoparques Mundiais da UNESCO na reavaliação realizada em 2017.

O Relatório agora apresentado pelo Secretariado do referido Programa contém a avaliação das 15 novas propostas de candidatura a Geoparques Mundiais da UNESCO ou extensões, assim como a reavaliação de 35 Geoparques inscritos na Rede Mundial de Geoparques.

Ler mais: Cartão Verde para os...

Mostra de Turismo Sustentável

mostra de turismo sustentavel

Decorreu no passado dia 16 de dezembro de 2017 a Mostra de Turismo Sustentável, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Nesta Mostra participaram, entre outras designações territoriais, alguns Geoparques Mundiais da UNESCO e Reservas da Biosfera Portuguesas.

Este evento contou com os apoios institucionais da Comissão Nacional da UNESCO, do Fórum Português de Geoparques Mundiais da UNESCO, da Rede Nacional de Reservas da Biosfera, do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP), do Comité da Matemática do Planeta Terra, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Turismo de Portugal, entre outros parceiros.

Ler mais: Mostra de Turismo Sustentável

logoCNUencolhido

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Destaques

facebook_____________________________

PLANO DE ATIVIDADES 2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

   _____________________________

pedido apoio institucional

PEDIDO DE APOIO INSTITUCIONAL

 ______________________________

Ligações Úteis

 BibCNU

Catálogo CNU online

rsz unesco

Estão Abertas candidaturas para postos vagos na UNESCO

Ver postos

ods

rsz 1images 

FAO PT

cnu canada

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

 

ods

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

guiaodspq

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). VER

Plataforma de Conhecimento - Desenvolvimento Sustentável. VER

Fórum de Alto Nível Para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Divisão para o Desenvolvimento Sustentável. VER

guia jovens ods

Materiais de Comunicação (posters, ícones,etc.). VER

Recursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

A Agenda 2030 (vídeo). VER

A Agenda 2030 em Portugal. VER

Portugal e o Desenvolvimento Sustentável. VER

Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre os ODS. VER

reading the past writing the future

Relatório Mundial de Monitorização da Educação (2016). VER

Relatório Mundial de Monitorização da Educação (2017/2018). VER

a maior licao do mundo

Projetos d'A Maior Lição do Mundo. VER

escolassolidarias

correio da unesco