Mais notíciasNotícias

 

 

21 de maio de 2019


Um mundo diverso não é apenas um mundo mais pacífico, é também um mundo mais próspero e mais justo. Neste dia, temos a oportunidade de celebrar a diversidade cultural que valorizamos e nos esforçamos para promover na UNESCO, no âmbito da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

educacao artistica

A Comissão Nacional da UNESCO (CNU) encontra-se a celebrar a Semana da Educação Artística da UNESCO que se comemora desde 2012, na 4ª semana de maio.

Em 1999, no decorrer da 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, a UNESCO apelou à promoção da Educação Artística nas escolas, promovendo  o papel interdisciplinar das artes como elemento fundamental na educação, especialmente na promoção da diversidade cultural e a importância da criatividade e das artes para o desenvolvimento sustentável das sociedades.

mediacao 0

Foram recebidos 120 trabalhos, 102 na categoria 3.º ciclo/secundário e 18 na categoria 1.º/2.º ciclos do ensino básico, dos quais 112 em formato vídeo, 5 em formato podcast e 3 em formato spot publicitário.

De acordo com os critérios definidos no regulamento e a análise dos trabalhos efetuada, o júri do concurso Media@ção, constituído por representantes da Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação Altice Portugal, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Presidência do Conselho de Ministros (PCM) e Rede de Bibliotecas Escolares, decidiu atribuir os seguintes Prémios e Menções:

60340613 10157282177678390 8457033507699425280 n

16 de maio de 2019

“Não me façais morrer antes do meu tempo, pois é doce olhar para a luz”.

Na obra Ifigénia em Áulide de Eurípides, Ifigénia implora ao seu pai, Agamémnon, que não obedeça à ordem da deusa Ártemis e não a sacrifique. De todas as razões que a impelem a permanecer viva, a mais importante para Ifigénia é a doce contemplação da luz.

viver juntos em paz

16 de maio

Num mundo em que somos regularmente testemunhas de tensões, atos de ódio, rejeição dos outros e discriminação, a busca da paz e a vontade de viver juntos em harmonia é mais crucial do que nunca. A UNESCO e as Nações Unidas, no seu conjunto, esforçam-se diariamente para proporcionar às pessoas os meios para alcançarem a paz, não só porque a paz é um dos principais objetivos da Agenda 2030, mas também porque é uma condição prévia ao desenvolvimento sustentável e ao bem comum.

tmb kalinga prize 294x166

Este Prémio é apoiado pelo Governo da India, no valor de US $40,000. A entrega do Prémio será feita pela Diretora-Geral da UNESCO numa cerimónia oficial durante o Fórum Mundial de Ciência que decorrerá em Budapeste, Hungria, em novembro de 2019.

As candidaturas deverão ser remetidas via Comissão Nacional da UNESCO até dia 6 de maio de 2019, para os endereços: cnu@mne.pt e elizabeth.silva@mne.pt a fim de poder ser selecionada apenas uma candidatura. Esta será posteriormente remetida ao competente setor da UNESCO até ao dia 31 de maio de 2019.

Para informações sobre o Prémio Kalinga consultar: http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/science-technology/sti-policy/global-focus/science-popularization/prizes/kalinga-prize/how-to-apply/

ipbes report

"Proteger a biodiversidade é tão vital quanto lutar contra as alterações climáticas", afirmou a Diretora-Geral da UNESCO por ocasião da apresentação do Relatório Mundial da Biodiversidade.

v congresso gilm

Teve lugar, na Universidade de Aveiro, nos dias 3 e 4 de maio, o V Congresso “Literacia, Media e Cidadania” promovido pelo Grupo Informal de Literacia Mediática (GILM) que é composto por onze entidades nacionais, entre as quais a Comissão Nacional da UNESCO.

liberdade imprensa 2019

A liberdade de imprensa é a pedra angular das sociedades democráticas. Todos os Estados, todas as nações, são fortalecidas pela informação, pelo debate e pela partilha de opiniões.

Numa época de multiplicação de discursos de desconfiança e deslegitimação da imprensa e do trabalho jornalístico, é primordial que a liberdade de opinião seja assegurada através do livre intercâmbio de ideias e de informação baseada em verdades factuais.

jazzday 938x346 m30 de abril de 2019

Neste oitavo Dia Internacional do Jazz, lembremo-nos das palavras proferidas pelo grande Martin Luther King Jr. sobre o papel decisivo do jazz na construção de um sentimento de identidade para os afro-americanos e tantas outras pessoas de todo o mundo, “O jazz fala pela vida (…). Quando a vida não oferece ordem ou significado, o músico cria-os a partir dos sons da terra que fluem através do seu instrumento ", disse ele no Festival de Jazz de Berlim de 1964.

logocnu cores versao secundaria compactado

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Destaques

ano internacional linguas indigenas site

 ano internacional tabela periodica elementos quimicos 

          the courier apr2019 

       
    revista world heritage jan2019

facebook_____________________________

PLANO DE ATIVIDADES e QUAR 2019
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017
PLANO DE ATIVIDADES e QUAR 2018
______________________________

pedido apoio institucional

PEDIDO DE APOIO INSTITUCIONAL
 ______________________________

Ligações Úteis

 BibCNU
Catálogo CNU online

rsz unescoEstão Abertas candidaturas para
postos vagos na UNESCO
Ver postos

rsz 1images 

FAO PT

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

ods

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

guiaodspq

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). VER

Plataforma de Conhecimento - Desenvolvimento Sustentável. VER

Fórum de Alto Nível Para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Divisão para o Desenvolvimento Sustentável. VER

guia jovens ods

Materiais de Comunicação (posters, ícones,etc.). VER

Recursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

A Agenda 2030 (vídeo). VER

A Agenda 2030 em Portugal. VER

Portugal e o Desenvolvimento Sustentável. VER

Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre os ODS. VER

reading the past writing the future

a maior licao do mundo

Projetos d'A Maior Lição do Mundo. VER

escolassolidarias

correio da unesco