Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Preâmbulo

Redes UNESCO em Portugal

 

Entrega dos Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração

rsz entrega

A Comissão Nacional da UNESCO e a Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros entregaram, a 21 de setembro de 2017, os Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração.

Estes Prémios visam reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais da comunicação social, a nível nacional, em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. O Prémio é atribuído ao melhor trabalho realizado, no ano anterior, por profissionais da comunicação social nas suas diversas modalidades – meios audiovisuais, rádio e imprensa escrita, sendo igualmente entregue um Prémio de Imprensa Regional e Local, de entre as três categorias.

O Júri foi composto, nesta décima-segunda edição, por Guilherme d’Oliveira Martins, Catarina Burnay e Adelino Gomes.

Foram distinguidas com o 1º Prémio as seguintes peças:

Ler mais: Entrega dos Prémios de...

Dia Internacional da Paz

paz banner

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

Juntos pela paz, segurança e dignidade para todos

21 de setembro de 2017

Neste Dia Internacional da Paz celebra-se o poder da solidariedade mundial para construir um mundo pacífico e sustentável.

Numa época de desafios sem precedentes, esta celebração nunca foi tão importante. Surgiram novas forças de divisão que propagam o ódio e a intolerância. O terrorismo alimenta a violência, enquanto o extremismo violento envenena a mente das pessoas vulneráveis e dos jovens. Nas regiões mais pobres e menos avançadas do mundo, produzem-se desastres naturais ligados a fatores climáticos que agravam a imperante fragilidade, aumentando a migração forçada e aumentando o risco de violência.

A paz enfrenta complexas e escarpadas barreiras que nenhum país pode resolver sozinho. Requerem-se novas formas de solidariedade e de ação conjunta, que se devem por em prática, o mais cedo possível.

 Este é o espírito da chamada do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para um novo impulso na prevenção da manutenção da paz, reunindo os governos e a sociedade civil, assim como os organismos internacionais e regionais.

Ler mais: Dia Internacional da Paz

Prémio de Jornalismo "Direitos Humanos & Integração" - nomeados

LOGO direitos humanos premio site

O Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração é uma iniciativa conjunta da Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros, que tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais da comunicação social, a nível nacional, em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. O Prémio, num valor total de 10.000 euros, é atribuído ao melhor trabalho realizado, no ano anterior, por profissionais da comunicação social nas suas diversas modalidades – meios audiovisuais, rádio e imprensa escrita. É ainda atribuído o Prémio de Imprensa Regional ao melhor trabalho publicado ou difundido num órgão de comunicação social regional e local, independentemente da categoria em que se insere.

A Cerimónia de entrega dos Prémios terá lugar no próximo dia 21 de setembro, às 18h00, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, em Lisboa.

O júri composto, nesta décima-segunda edição, por Guilherme d’Oliveira Martins, Catarina Duff Burnay e Adelino Gomes nomeou as seguintes peças:

Ler mais: Prémio de Jornalismo...

Jornadas Europeias do Património 2017

jornadas patrimonio aveiro

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2017, o Clube UNESCO de Aveiro organiza a iniciativa "Homens no mar, mulheres em terra: uma história da pesca e transformação do bacalhau na Gafanha".

Esta iniciativa terá lugar no dia 22 de setembro, entre as 10.30h e as 12.30h e constará de uma visita a uma unidade de tratamento e transformação de bacalhau, em laboração, onde, para além de conhecermos o processo em curso, será possível reviver as histórias da pesca do bacalhau à linha (mundo dos homens) e da seca tradicional ao sol nas típicas "secas de bacalhau" (mundo das mulheres). Estas histórias ligam o mar e a terra e são identitárias para esta comunidade.

A entrada é livre e gratuita.

Mais informações.

Dia Internacional da Alfabetização


literacia

 

Mensagem da Diretora-geral da UNESCO por ocasião da celebração

8 de setembro 

Dia Internacional da Alfabetização – A alfabetização num mundo digital

 

As tecnologias digitais estão presentes em todas as esferas da nossa vida e configuram de maneira substancial o modo como vivemos, trabalhamos, aprendemos e sociabilizamos.

Ler mais: Dia Internacional da...

Português galardoado com o Prémio Internacional UNESCO Guiné-Equatorial para a Investigação em Ciências da Vida

O Professor Doutor Rui Luís Gonçalves dos Reis foi um dos três galardoados com o Prémio Internacional UNESCO Guiné-Equatorial para a Investigação em Ciências da Vida - edição 2016. A cerimónia de entrega do Prémio terá lugar a 4 de dezembro, na Guiné-Equatorial. 

O investigador português foi premiado pelas suas “contribuições excecionalmente inovadoras para o desenvolvimento e a engenharia de biomateriais de base natural e suas aplicações biomédicas, incluindo engenharia de tecidos, medicina regenerativa, células estaminais e [sistema de] entrega de medicação.

Ler mais: http://www.dn.pt/lusa/interior/investigador-rui-goncalves-dos-reis-vence-premio-unesco-guine-equatorial-2017-8659853.html

 

unite4heritage

Um ano após a Conferência ‘Cultural Diversity under Attack : Protecting Heritage for Peace’, partilhamos a brochura sobre a ação da UNESCO para a cultura em perigo.

A brochura pode ser consultada e descarregada aqui.

"14th European Geoparks Conference", 7-9 setembro de 2017, Ponta Delgada, S. Miguel, Açores

Vai decorrer a 14ª Conferência Europeia de Geoparques Mundiais da UNESCO, nos próximos dias 7 a 9 de setembro de 2017, em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores. Inserida nas celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável, a temática principal da Conferência será "Geoparks: Pathways of Sustainable Tourism for Development".

Para mais informações: www.azoresgeopark.com   

 

41sessaopm.docx

Durante a 41ª reunião, o Comité inscreveu 21 novos sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO e procedeu à alteração de limites de 5 sítios já inscritos na Lista.

As novas inscrições elevam a 1.073 o número total de sítios na Lista do Património Mundial, destacando-se a inscrição de sítios em dois países ainda não representados: Angola e Eritreia.

O Comité adicionou ainda um sítio à Lista do Património Mundial em Perigo e removeu outros três sítios desta Lista.

Os novos sítios naturais são:

Os novos sítios culturais são:

Ler mais: "14th European Geoparks...

REDE DAS CIDADES DE APRENDIZAGEM DA UNESCO

cidades aprendizagem

A Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade.

A Rede integra cidades mais capazes de responderem às necessidade de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de uma cidade de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos, de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável. Fazem ainda parte de uma Rede dinâmica que visa criar laços, fomentar parcerias e construir competências. Esta Rede também oferece um contributo importante na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – particularmente o ODS 4 “Educação de Qualidade” e o ODS 11 “Construir cidades e comunidades sustentáveis”.

Ler mais: REDE DAS CIDADES DE...

Mensagem de Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Diversidade Biológica

biological diversity

Biodiversidade e Turismo Sustentável

22 de maio de 2017

A UNESCO trabalha há mais de 70 anos para promover o conhecimento científico e a cooperação em biodiversidade e ecossistemas, tais como florestas tropicais, oceanos e montanhas. Nos últimos anos, o efeito das atividades humanas - ampliado pelo crescimento populacional e pelas alterações climáticas a nível global - reduziu profundamente a biodiversidade nos ecossistemas em todo o mundo. Precisamos juntar forças e encontrar novas formas de proteger e promover a biodiversidade como parte do nosso património comum e uma condição para um futuro sustentável para todos.

Ler mais: Mensagem de Irina Bokova,...

Bandeira Comissão Nacional da UNESCO

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

logoCNUencolhido

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

PLANO DE ATIVIDADES 2016

__________________________________

  BibCNU

Catálogo CNU online

rsz unesco

Estão Abertas candidaturas para postos vagos na UNESCO

Ver postos

rsz 1images 

FAO PT

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

 

ods

guiaodspq

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). VER

Fórum de Alto Nível Para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Divisão para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Materiais de Comunicação (posters, ícones,etc.). VER

Plataforma de Conhecimento - Desenvolvimento Sustentável. VER

capturar

Projetos d'A Maior Lição do Mundo. VER

Monitoramento Global da Educação. VER

Relatório Resumo de Monitoramento Global da Educação. VER

reading the past writing the future

Portugal e a Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre os ODS. VER

escolassolidarias

correio da unesco