Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Preâmbulo

Redes UNESCO em Portugal

Novas Publicações da UNESCO

relatorios dezembro

A UNESCO lançou esta semana duas novas publicações: “Migração, Livre Circulação e Integração Regional” e “Relatório Mundial de Monitorização da Educação 2017/2018: Versão para Jovens”.

A publicação “Migração, Livre Circulação e Integração Regional”, da série de Estudos de Ciências Sociais, destaca as migrações como um parâmetro crucial ao desenvolvimento. De facto, em 2015, havia 244 milhões de migrantes no mundo, o que torna este fenómeno importante não só do ponto de vista económico e geográfico, mas também social e cultural. Assim, são analisadas as principais tendências atuais e várias abordagens regionais a esta questão, bem como obstáculos encontrados no desenvolvimento de certas políticas migratórias.

Ler mais: Novas Publicações da UNESCO

Educação de Qualidade para Todos: Ferramentas e Estratégias

the quality factor

O Instituto de Estatística da UNESCO lançou a publicação “O Fator Qualidade: Fortalecer os Dados Nacionais para Monitorizar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4”, que realça a importância de dados de qualidade para uma monitorização ampla e profunda do estado da Educação.

A publicação apresenta um guia de ação, com ferramentas e estratégias que visam apoiar a obtenção de dados de alta qualidade relativos à educação e incentivar a integração do ODS 4 nas prioridades nacionais, através do alcance de soluções efetivas dos problemas com que as sociedades se deparam e da colaboração entre diferentes parceiros.

Ler mais: Educação de Qualidade para...

(Re)modelar Políticas Culturais

remodelar politicas culturais

Foi lançado pela UNESCO o relatório “(Re)modelar Políticas Culturais – Promover a Criatividade para o Desenvolvimento”. Esta publicação surge como uma ferramenta de apoio à implementação da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005).

Ler mais: (Re)modelar Políticas...

Dia Internacional dos Migrantes

dia internacional dos migrantes

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

Por ocasião do Dia Internacional dos Migrantes

18 de dezembro de 2017

Milhões de mulheres e homens estão a deixar as suas casas em busca de trabalho e educação. Milhões de pessoas deslocam-se, porque não têm escolha, para fugir da guerra e da perseguição, para escapar aos ciclos viciosos de pobreza, insegurança alimentar e degradação ambiental.

A migração é um fenómeno global movido por muitas forças. Estas começam com aspirações pela dignidade, segurança e paz. A decisão de abandonar a nossa casa é sempre extrema e, frequentemente, o começo de uma viagem perigosa e, por vezes, fatal.

Ler mais: Dia Internacional dos...

Conferência “Património Cultural, Cidades Criativas, Cidades de Aprendizagem e Turismo Sustentável”

conferencia sintra

No passado dia 15 de dezembro, teve lugar a Conferência “Património Cultural, Cidades Criativas, Cidades de Aprendizagem e Turismo Sustentável”, organizada pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Câmara Municipal de Sintra. O evento ocorreu no âmbito do workshop “Capacitação de Comissões Nacionais da UNESCO de países de língua portuguesa – África e Timor-Leste”, no qual participaram as Comissões Nacionais da UNESCO de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A Conferência abordou o tema do Turismo Sustentável e a forma como as Redes UNESCO, o Património Natural e Cultural, as Cidades Criativas e as Cidades de Aprendizagem podem contribuir para um desenvolvimento integrado e sustentável.

Ler mais: Conferência “Património...

Sementes de Paz: redes UNESCO em ação

sementes de paz

Sementes de Paz

Concerto de Natal

16 de dezembro, 19h00

Nesta época natalícia, o espírito de Paz que anima as redes UNESCO –Clubes UNESCO e Escolas Associadas – está ainda mais presente e manifesta-se com arte.

Através da música e da dança, terreno fértil de cultura, património, diálogo, solidariedade e inclusão, os Clubes e as Escolas Associadas da UNESCO, de norte a sul do país, estarão em Almada para partilhar connosco os frutos do seu labor em prol de um mundo melhor, um mundo que encontra nestas manifestações artísticas uma forma de exprimir os seus sentimentos, as suas emoções, mas também a sua adesão aos valores da UNESCO.

Contamos consigo no dia 16 de dezembro, no Cine Teatro da Academia Almadense, das 19h00 às 20h30.

O programa pode ser consultado aqui.

Produção de Figurado em Barro de Estremoz inscrita na Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade

estremoz patrimonio imaterial

A Produção de Figurado em Barro de Estremoz foi hoje inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial aprovou, na sua 12ª reunião, a candidatura da Câmara Municipal de Estremoz, considerando que esta “promoverá o respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana em geral, uma vez que encoraja o entendimento mútuo entre as comunidades que partilham algumas das características e modos de vida retratados pelas figuras”.

Ler mais: Produção de Figurado em...

Conferência “Património Cultural, Cidades Criativas, Cidades de Aprendizagem e Turismo Sustentável”

conferencia sintra

No próximo dia 15 de dezembro, irá decorrer a Conferência “Património Cultural, Cidades Criativas, Cidades de Aprendizagem e Turismo Sustentável”, organizada pela Comissão Nacional da UNESCO, em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra. O evento terá lugar no Palácio Valenças, em Sintra, pelas 10h.

Esta Conferência, inserida no workshop “Capacitação de Comissões Nacionais da UNESCO de países de língua portuguesa – África e Timor-Leste”, realizado pela Comissão Nacional da UNESCO – Portugal, contará com diversos oradores que abordarão a relação do Turismo Sustentável com o Desenvolvimento, o Património Cultural, a Rede de Cidades Criativas e a Rede de Cidades de Aprendizagem.

Ler mais: Conferência “Património...

Portugal e a Agenda 2030

agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em vigor desde 2016, visa o alcance de um Desenvolvimento Sustentável em todo o mundo, por todas as sociedades. Este desenvolvimento será atingido através do alcance de 17 objetivos económicos, sociais e ambientais, desdobrados em 169 metas.

No âmbito da implementação da Agenda 2030, Portugal trabalha para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dando prioridade aos objetivos: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Género (ODS 5), Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS 9), Redução das Desigualdades (ODS 10), Ação Climática (ODS 13) e Proteção da Vida Marinha (ODS 14).

Ler mais: Portugal e a Agenda 2030

Kit Dieta Mediterrânica

dieta mediterranica

A Dieta Mediterrânica foi inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010 por Espanha, Itália, Grécia e Marrocos e a classificação foi estendida a Portugal, Chipre e Croácia a 4 de dezembro de 2013. Ontem comemorou-se o quarto aniversário desta data.

No âmbito das comemorações, o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e os seus parceiros lançaram o Kit Dieta Mediterrânica PNPAS, constituído por diversos materiais, entre os quais a Roda dos Alimentos Mediterrânica Interativa, o Manual – Padrão Alimentar Mediterrânico: Promotor de Saúde, posters informativos, livros e artigos.

Como o próprio nome indica, a Dieta Mediterrânica é característica dos países que se localizam na bacia do Mar Mediterrâneo, sendo um elemento da identidade cultural destes países e promovendo um estilo de vida saudável. De facto, a Dieta Mediterrânica não inclui apenas alimentos, produtos típicos, receitas e formas de cozinhar; também contempla conhecimentos, saberes-fazer, técnicas, celebrações, costumes, símbolos e tradições.

Ler mais: Kit Dieta Mediterrânica

Bandeira Comissão Nacional da UNESCO

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

logoCNUencolhido

facebook

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

PLANO DE ATIVIDADES 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

Resoluções da 39ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO

__________________________________

  BibCNU

Catálogo CNU online

rsz unesco

Estão Abertas candidaturas para postos vagos na UNESCO

Ver postos

ods

rsz 1images 

FAO PT

cnu canada

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

 

ods

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

guiaodspq

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). VER

Plataforma de Conhecimento - Desenvolvimento Sustentável. VER

Fórum de Alto Nível Para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Divisão para o Desenvolvimento Sustentável. VER

guia jovens ods

Materiais de Comunicação (posters, ícones,etc.). VER

Recursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

A Agenda 2030 (vídeo). VER

A Agenda 2030 em Portugal. VER

Portugal e o Desenvolvimento Sustentável. VER

Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre os ODS. VER

reading the past writing the future

Relatório Mundial de Monitorização da Educação (2016). VER

Relatório Mundial de Monitorização da Educação (2017/2018). VER

a maior licao do mundo

Projetos d'A Maior Lição do Mundo. VER

escolassolidarias

correio da unesco