Mais notíciasNotícias

educacao artistica

A Comissão Nacional da UNESCO (CNU) encontra-se a celebrar a Semana da Educação Artística da UNESCO que se comemora desde 2012, na 4ª semana de maio.

Em 1999, no decorrer da 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, a UNESCO apelou à promoção da Educação Artística nas escolas, promovendo  o papel interdisciplinar das artes como elemento fundamental na educação, especialmente na promoção da diversidade cultural e a importância da criatividade e das artes para o desenvolvimento sustentável das sociedades.

mediacao 0

Foram recebidos 120 trabalhos, 102 na categoria 3.º ciclo/secundário e 18 na categoria 1.º/2.º ciclos do ensino básico, dos quais 112 em formato vídeo, 5 em formato podcast e 3 em formato spot publicitário.

De acordo com os critérios definidos no regulamento e a análise dos trabalhos efetuada, o júri do concurso Media@ção, constituído por representantes da Comissão Nacional da Unesco (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação Altice Portugal, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), Presidência do Conselho de Ministros (PCM) e Rede de Bibliotecas Escolares, decidiu atribuir os seguintes Prémios e Menções:

60340613 10157282177678390 8457033507699425280 n

16 de maio de 2019

“Não me façais morrer antes do meu tempo, pois é doce olhar para a luz”.

Na obra Ifigénia em Áulide de Eurípides, Ifigénia implora ao seu pai, Agamémnon, que não obedeça à ordem da deusa Ártemis e não a sacrifique. De todas as razões que a impelem a permanecer viva, a mais importante para Ifigénia é a doce contemplação da luz.

viver juntos em paz

16 de maio

Num mundo em que somos regularmente testemunhas de tensões, atos de ódio, rejeição dos outros e discriminação, a busca da paz e a vontade de viver juntos em harmonia é mais crucial do que nunca. A UNESCO e as Nações Unidas, no seu conjunto, esforçam-se diariamente para proporcionar às pessoas os meios para alcançarem a paz, não só porque a paz é um dos principais objetivos da Agenda 2030, mas também porque é uma condição prévia ao desenvolvimento sustentável e ao bem comum.

tmb kalinga prize 294x166

Este Prémio é apoiado pelo Governo da India, no valor de US $40,000. A entrega do Prémio será feita pela Diretora-Geral da UNESCO numa cerimónia oficial durante o Fórum Mundial de Ciência que decorrerá em Budapeste, Hungria, em novembro de 2019.

As candidaturas deverão ser remetidas via Comissão Nacional da UNESCO até dia 6 de maio de 2019, para os endereços: cnu@mne.pt e elizabeth.silva@mne.pt a fim de poder ser selecionada apenas uma candidatura. Esta será posteriormente remetida ao competente setor da UNESCO até ao dia 31 de maio de 2019.

Para informações sobre o Prémio Kalinga consultar: http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/science-technology/sti-policy/global-focus/science-popularization/prizes/kalinga-prize/how-to-apply/

ipbes report

"Proteger a biodiversidade é tão vital quanto lutar contra as alterações climáticas", afirmou a Diretora-Geral da UNESCO por ocasião da apresentação do Relatório Mundial da Biodiversidade.

v congresso gilm

Teve lugar, na Universidade de Aveiro, nos dias 3 e 4 de maio, o V Congresso “Literacia, Media e Cidadania” promovido pelo Grupo Informal de Literacia Mediática (GILM) que é composto por onze entidades nacionais, entre as quais a Comissão Nacional da UNESCO.

liberdade imprensa 2019

A liberdade de imprensa é a pedra angular das sociedades democráticas. Todos os Estados, todas as nações, são fortalecidas pela informação, pelo debate e pela partilha de opiniões.

Numa época de multiplicação de discursos de desconfiança e deslegitimação da imprensa e do trabalho jornalístico, é primordial que a liberdade de opinião seja assegurada através do livre intercâmbio de ideias e de informação baseada em verdades factuais.

jazzday 938x346 m30 de abril de 2019

Neste oitavo Dia Internacional do Jazz, lembremo-nos das palavras proferidas pelo grande Martin Luther King Jr. sobre o papel decisivo do jazz na construção de um sentimento de identidade para os afro-americanos e tantas outras pessoas de todo o mundo, “O jazz fala pela vida (…). Quando a vida não oferece ordem ou significado, o músico cria-os a partir dos sons da terra que fluem através do seu instrumento ", disse ele no Festival de Jazz de Berlim de 1964.

18 encontro escolas

Sob o tema Agenda 2030 – Assegurar uma educação de qualidade para todos ao longo da vida, teve lugar no Externato Frei Luís de Sousa, em Almada, entre os dias 26 e 28 de abril, o 18º Encontro Nacional da rede das escolas associadas da UNESCO.

logocnu cores versao secundaria compactado

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Destaques

ano internacional linguas indigenas site

 ano internacional tabela periodica elementos quimicos 

          the courier apr2019 

       
    revista world heritage jan2019

facebook_____________________________

PLANO DE ATIVIDADES e QUAR 2019
RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017
PLANO DE ATIVIDADES e QUAR 2018
______________________________

pedido apoio institucional

PEDIDO DE APOIO INSTITUCIONAL
 ______________________________

Ligações Úteis

 BibCNU
Catálogo CNU online

rsz unescoEstão Abertas candidaturas para
postos vagos na UNESCO
Ver postos

rsz 1images 

FAO PT

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

ods

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

guiaodspq

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). VER

Plataforma de Conhecimento - Desenvolvimento Sustentável. VER

Fórum de Alto Nível Para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Divisão para o Desenvolvimento Sustentável. VER

guia jovens ods

Materiais de Comunicação (posters, ícones,etc.). VER

Recursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

A Agenda 2030 (vídeo). VER

A Agenda 2030 em Portugal. VER

Portugal e o Desenvolvimento Sustentável. VER

Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre os ODS. VER

reading the past writing the future

a maior licao do mundo

Projetos d'A Maior Lição do Mundo. VER

escolassolidarias

correio da unesco