Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Preâmbulo

Redes UNESCO em Portugal

 

Dia Mundial da Tolerância

tolerancia

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO

por ocasião do Dia Mundial da Tolerância

16 de novembro de 2017

“Tolerância é respeito, aceitação e apreço pela riqueza e diversidade das culturas do nosso mundo, pelas nossas formas de expressão e maneiras de manifestar a nossa qualidade de seres humanos.”

Esta afirmação provém da Declaração de Princípios sobre a Tolerância aprovada pela UNESCO em 1995. Num novo século, em novos tempos, esta visão nunca foi tão vital.

Em todo o mundo, as sociedades estão a passar por transformações profundas, ao mesmo tempo que a globalização se acelera, abrindo grandes oportunidades para o diálogo e a para a partilha. Também levanta novos desafios, incrementados pela desigualdade e pela pobreza, pelos conflitos persistentes e pelos movimentos populacionais. Hoje assistimos ao aumento de políticas de exclusão e de discursos de divisão. Vemos a diversidade a ser rejeitada como se fosse uma fonte de fraqueza. Vemos mitos e tradições de culturas “puras” a serem glorificados, alimentados pela ignorância e, por vezes, pelo ódio. Vemos outros a serem reprimidos e reduzidos a bodes expiatórios. Vemos ataques terroristas bárbaros levados a cabo para enfraquecer o tecido da “vivência comum”.

Ler mais: Dia Mundial da Tolerância

Dia Mundial da Filosofia

dia da filosofia

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO

por ocasião do Dia Mundial da Filosofia

16 de novembro de 2017

A filosofia é uma disciplina apaixonante, é também uma prática quotidiana que pode transformar as sociedades. Ao permitir a descoberta da diversidade das correntes intelectuais no mundo, a filosofia estimula o diálogo intercultural. Ao despertar mentes para o exercício do pensamento e para o confronto racional de opiniões, a filosofia contribui para a construção de uma sociedade mais tolerante e respeitadora.

Para a UNESCO, é também uma forma de promover o potencial criativo da humanidade e de fazer emergir novas ideias. A filosofia cria condições intelectuais de mudança, de desenvolvimento sustentável e de paz.

A Conferência Mundiais das Humanidades, que teve lugar na Bélgica em agosto de 2017, delineou linhas orientadoras para o ensino das Humanidades. A UNESCO partilha esta visão, destacando novas práticas que, nos últimos anos, revolucionaram esta disciplina, junto dos mais jovens, incluindo fora das escolas, nos novos media, e também a forma como os filósofos atualmente utilizam o desenho, a música e a cultura visual.

Ler mais: Dia Mundial da Filosofia

11º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios 2017

paremiologia

Nos passados dias 5 a 12 de novembro decorreu o 11º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios 2017, organizado pela Associação Internacional de Paremiologia (AIP), membro da Rede de Centros e Clubes UNESCO e Organização Não-Governamental (ONG) acreditada para o aconselhamento ao Comité de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

O programa do colóquio incluiu diversas conferências e apresentação de cartazes, numa lógica de diálogo e partilha de conhecimento entre jovens investigadores e especialistas. O encontro, onde estiveram presentes cerca de 100 especialistas de mais de 25 países, destinou-se não só a investigadores, professores, estudantes e adeptos da paremiologia, mas também a todos aqueles com ligações aos provérbios.

Ler mais: 11º Colóquio...

Audrey Azoulay nomeada Diretora Geral da UNESCO

aazoulay

Audrey Azoulay (França) foi hoje (10 de novembro) nomeada Diretora Geral da UNESCO após proposta do Conselho Executivo desta Organização a 13 de outubro último. Sucede a Irina Bokova (Bulgária) que iniciou funções a 15 de novembro de 2009.

Nascida em 1972, Audrey Azoulay foi Ministra da Cultura e da Comunicação de França. Desempenhou funções de direção no setor do audiovisual público francês e a função de rapporteur do Tribunal de Contas e de perita em legislação para a Comissão Europeia nos domínios da cultura e da comunicação.

No Centre nacional du cinéma et de l’image animée (CNC), foi Diretora Adjunta do Audiovisual, Diretora Financeira e Jurídica e Diretora Geral Delegada. Audrey Azoulay foi aluna da École national d’administration e do Institut d’études politiques de Paris. É igualmente titular de um Master of Bussiness Administration da Universidade de Lancaster (Reino Unido).

Audrey Azoulay é a 11ª Diretora Geral da UNESCO e a segunda mulher a ocupar este lugar. Iniciará as suas funções a 15 de novembro de 2017.

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento

ciencia 10 nov

10 de novembro de 2017

A ciência, a tecnologia e a inovação fornecem respostas essenciais à construção da paz e ao reforço do desenvolvimento sustentável. É necessária uma ciência integrada para fortalecer a gestão da água, garantir o uso sustentável dos oceanos, proteger os ecossistemas e a biodiversidade, lutar contra as mudanças climáticas e as catástrofes e estimular a inovação.

É por este motivo que a ciência, a tecnologia e a inovação estão no centro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas. A UNESCO tem desenvolvido uma abordagem única na promoção da cooperação científica mundial e simultaneamente encorajado a ação local assente em dois grandes eixos: a Igualdade de Género e África. Neste espírito, a UNESCO lançou em 2017 um simpósio internacional e um fórum político inovadores sobre “a educação das raparigas em matéria de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”, com vista a combater as desigualdades de género neste âmbito.

Ler mais: Mensagem da Diretora-Geral...

Portugal com assento no Conselho Executivo da UNESCO

UNESCO Bandeiras

Após uma intensa e bem sucedida campanha, Portugal foi eleito para o Conselho Executivo da UNESCO no passado dia 8 de novembro para um mandato de quatro anos. É a quarta vez que Portugal faz parte deste importante órgão da UNESCO, o seu último mandato data do período 2005-2009.

Composto por 58 membros de todas as regiões do mundo, o Conselho Executivo é, juntamente com a Conferência Geral e o Secretariado, um órgão constitucional da UNESCO. O Conselho Executivo estuda o programa de trabalho da Organização, assim como as previsões orçamentais correspondentes.

Para o grupo eleitoral I (Europa Ocidental e Estados Unidos) de que faz parte Portugal, e que conta com 3 lugares, foram igualmente eleitos a Finlândia e a Turquia.

Ver Comunicado de Imprensa do Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Concurso Media@ção

mediacao

Candidaturas abertas até 23 de março de 2018

O novo concurso na área da educação para os media intitulado Media@ção sucede ao anterior Concurso 7 Dicas, 7 Dicas sobre os Media, com os mesmos objetivos de fomentar o uso crítico, responsável e criativo dos media, mas abandonando a tipologia das 7 dicas, que se tornou repetitiva e limitadora.

Convidamo-lo a descobrir, no Regulamento Media@ção 2018, todas as novidades: a criação de narrativas em vez de dicas e exclusivamente em formato vídeo, spot publicitário ou podcast; os temas a tratar em 2017-2018; e a possibilidade de cada Escola/ Agrupamento candidatar o n.º de trabalhos que entender.

A data limite para envio dos trabalhos é o dia 23 de março de 2018. Qualquer esclarecimento deve ser solicitado através do endereço media@mail-rbe.org.

Rede de Cidades Criativas da UNESCO

cidades criativas

Foram incluídas na Rede de Cidades Criativas da UNESCO as cidades portuguesas de Amarante - Cidade Criativa da Música, Barcelos - Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares e Braga - Cidade Criativa das Artes e Media.

A notícia foi dada pela Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, no dia 31 de outubro. Ao todo, 64 cidades de 44 países se associaram a esta rede, dividida em sete categorias: literatura, cinema, música, artesanato e arte popular, design, artes e média, e gastronomia. Entre as cidades agora nomeadas contam-se a cidade da Praia, capital de Cabo Verde, como Cidade Criativa da Música; as cidades brasileiras de Brasília como Cidade Criativa do Design, João Pessoa como Cidade Criativa do Artesanato e Arte Popular, e Paraty como Cidade Criativa da Gastronomia; e ainda Macau como Cidade Criativa da Gastronomia.

Ler mais: Rede de Cidades Criativas da...

Revista Património Mundial

world heritage revista

Foi lançado o novo número da revista “Património Mundial” com o título “Património Mundial e Património Moderno”. A publicação foca a necessidade de reconhecimento e preservação do Património Moderno, algo que apenas muito recentemente começou a ser valorizado.

Esta edição destaca 21 novos locais inscritos na Lista do Património Mundial em 2017, entre os quais Mbanza Kongo, em Angola, e Asmara, na Eritreia.

Ler mais: Revista Património Mundial

Memória do Mundo

memoria mundo

O Comité Consultivo Internacional para o Programa UNESCO  Memória do Mundo reuniu, de 24 a 27 de outubro, para apreciar 130 candidaturas apresentadas ao Registo da Memória do Mundo, tendo recomendado a inscrição de 78.

Portugal submeteu três candidaturas, tendo a inscrição destes documentos no Registo da Memória do Mundo sido aprovada:

- Registos Oficiais de Macau durante a Dinastia Qing (1693-1886) – Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo Histórico de Macau.

Ler mais: Memória do Mundo

Bandeira Comissão Nacional da UNESCO

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

logoCNUencolhido

facebook

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

PLANO DE ATIVIDADES 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

__________________________________

  BibCNU

Catálogo CNU online

rsz unesco

Estão Abertas candidaturas para postos vagos na UNESCO

Ver postos

ods

rsz 1images 

FAO PT

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

 

ods

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

guiaodspq

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). VER

Plataforma de Conhecimento - Desenvolvimento Sustentável. VER

Fórum de Alto Nível Para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Divisão para o Desenvolvimento Sustentável. VER

guia jovens ods

Materiais de Comunicação (posters, ícones,etc.). VER

Recursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

A Agenda 2030 (vídeo). VER

A Agenda 2030 em Portugal. VER

Portugal e o Desenvolvimento Sustentável. VER

Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre os ODS. VER

reading the past writing the future

Relatório Mundial de Monitorização da Educação (2016). VER

Relatório Mundial de Monitorização da Educação (2017/2018). VER

a maior licao do mundo

Projetos d'A Maior Lição do Mundo. VER

escolassolidarias

correio da unesco