Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

welcome message site

Entrega dos Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração - 16 novembro 2018

LOGO direitos humanos premio site

16 novembro - 18h00 - Palácio da Foz

Vai ter lugar, no dia 16 de novembro, às 18h00, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, a Cerimónia Pública de Entrega dos Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração, com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes, do Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Filipe Moraes Cabral, e do Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier.

O Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração é uma iniciativa anual conjunta da Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, que visa reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais da comunicação social, a nível nacional, em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Ler mais: Entrega dos Prémios de...

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Internacional da Tolerância

dia internacional da tolerancia 2018 2

16 de novembro de 2018

Nas últimas décadas, a globalização conheceu uma aceleração desenfreada. Este fenómeno parece estar caracterizado por uma forte ambivalência: por um lado, a globalização aproxima os Estados e os cidadãos, permite uma cooperação profícua em numerosos domínios; por outro lado, gera desequilíbrios, suscita medos e cria novas tensões. Os populismos, os discursos de incitação ao ódio e à exclusão prosperam com base na ansiedade provocada pelas desigualdades socioeconómicas, as migrações forçadas de populações, as recomposições sociais, o desafio ecológico.

Ler mais: Mensagem da Diretora-Geral...

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Filosofia

dia mundial da filosofia 2018 ultima

15 de novembro de 2018

A filosofia alimenta-se da necessidade que o ser humano tem de compreender o mundo que o rodeia e de identificar princípios para orientar a sua ação. Esta necessidade ancestral continua a ser premente: cerca de 3000 anos após o aparecimento desta disciplina na China, no Médio-Oriente e na Grécia Antiga, os questionamentos levantados pela filosofia não perderam em nada a sua pertinência e a sua universalidade – muito pelo contrário.

Num mundo cada vez mais complexo, onde reina a incerteza, onde as evoluções sociais e as revoluções tecnológicas confundem as referências estabelecidas, onde os desafios sociais e políticos são imensos, a filosofia continua a ser um recurso extremamente valioso. É simultaneamente um espaço de retiro e desaceleração e uma luz suscetível de nos orientar.

Ler mais: Mensagem da Diretora-Geral...

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento

dia mundial da ciencia ao servico da paz e do desenvolvimento10 de novembro de 2018

Este ano, o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento é subordinado ao tema: “A ciência: um direito humano”. A celebração do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos constitui uma oportunidade para reafirmar o direito fundamental que é o acesso universal à ciência e avaliar o caminho que falta percorrer para alcançar este objetivo.

Os impressionantes progressos conseguidos pela ciência nas últimas décadas mudaram as nossas vidas. Atualmente, as ciências e as suas inúmeras aplicações determinam todos os aspetos da vida humana. As inovações que proporciona constituem uma oportunidade para o desenvolvimento das nossas sociedades. Melhoram o nosso bem-estar, facilitam a vida quotidiana, transpõem fronteiras que pareciam intransponíveis, no domínio da medicina, dos transportes, da comunicação, da partilha de conhecimentos, e são um motor de crescimento e de riqueza.

Ler mais: Mensagem da Diretora-Geral...

Seminário "Proteção e Gestão de Sítios do Património Mundial

seminario univcoimbra 14 nov18 banner

Universidade de Coimbra, Auditório do Museu da Ciência, 14 novembro 2018

Decorrerá na próxima quarta-feira, dia 14 Novembro, no Auditório do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Seminário “Proteção e Gestão de Sítios do Património Mundial. Partilha de experiências e boas práticas”.

Organizado pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Cátedra UNESCO “Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa” da Universidade de Coimbra, com o apoio da Cátedra UNESCO "Ligar o Património - Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional" da Universidade de Évora e o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, o Seminário visa juntar estudantes, investigadores e especialistas na área do património cultural, para debater experiências e práticas de proteção e gestão do Património Mundial.

Ler mais: Seminário "Proteção e Gestão...

Fórum do Mar dos países da CPLP - Oceano: uma ponte para muitas margens

forum do mar dos paises clpl8/9 novembro 2018 - Escola Naval - Alfeite

Nos dias 8 e 9 de Novembro realiza-se na Escola Naval a 2ª Conferência do Fórum do Mar da CPLP.
Este Fórum estuda e analisa as questões do mar em termos políticos e estratégicos e conta com representantes de diversos organismos ligados ao mar, oriundos do Brasil, de Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe e Timor.
Nesta reunião, serão também abordadas as questões do Património Cultural Subaquático na CPLP, como elemento agregador destes países.

Ler mais: Fórum do Mar dos países da...

Exposição Património Mundial de Portugal patente no Convento de Cristo, em Tomar

expo cnu2015 em tomar

Desde o dia 1 de novembro que está patente na Sacristia Nova do Convento de Cristo, em Tomar, a exposição itinerante sobre o Património Mundial de Portugal. Esta exposição, elaborada pela Comissão Nacional da UNESCO ilustra os 15 Sítios, Centros Históricos e Paisagens Culturais classificados como Património Mundial em Portugal e procura dá-los a conhecer de modo integrado, no contexto da Rede de Património Mundial de Portugal.

Ler mais: Exposição Património Mundial...

Jornadas Internacionais: O Mar no Imaginário Religioso: Cultos, Espaços, Representações

mar imaginario religioso26-28 de novembro, 2018 - Lisboa NOVA FCSH, Torre B. Auditório 1

Ao longo da História o mar provocou sempre diferentes reações no imaginário do homem. Era um espaço de mistérios, de medos e do desconhecido. Mas o mar era também um espaço de aventura e riquezas, por onde se atingiam novos reinos, descobriam mercados exóticos e construíam grandes fortunas. No mar ou à sua beira, o Homem pedia a intercessão divina, fosse para enfrentar os seus perigos, fosse para alcançar os seus sonhos. Invocava divindades, dedicava-lhes as embarcações, visitava os seus santuários, prestava culto, fazia as suas oferendas ou trazia consigo os seus símbolos. 

Ler mais: Jornadas Internacionais: O...

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional para o Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas

dia internacional para o fim da impunidade dos crimes contra jornalistas

As Nações Unidas comemoram, há cinco anos, o Dia Internacional para o Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas. Este dia é a oportunidade de avaliar os esforços desenvolvidos para responder aos problemas de segurança que os jornalistas enfrentam, no seu trabalho de investigação e de publicação, e à impunidade dos ataques e dos crimes de que são demasiadas vezes vítimas.

Ler mais: Mensagem da Diretora-Geral...

logotipo site cnu

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal

(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Newsletter

Destaques

facebook_____________________________

PLANO DE ATIVIDADES e QUAR 2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

   ____________________________
pedido apoio institucional

PEDIDO DE APOIO INSTITUCIONAL

 ______________________________
Ligações Úteis

 BibCNU

Catálogo CNU online

rsz unesco

Estão Abertas candidaturas para postos vagos na UNESCO

Ver postos

ods

rsz 1images 

FAO PT

cnu canada

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

ods

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

guiaodspq

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). VER

Plataforma de Conhecimento - Desenvolvimento Sustentável. VER

Fórum de Alto Nível Para o Desenvolvimento Sustentável. VER

Divisão para o Desenvolvimento Sustentável. VER

guia jovens ods

Materiais de Comunicação (posters, ícones,etc.). VER

Recursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. VER

A Agenda 2030 (vídeo). VER

A Agenda 2030 em Portugal. VER

Portugal e o Desenvolvimento Sustentável. VER

Relatório Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. VER

Relatório Nacional sobre os ODS. VER

reading the past writing the future

Relatório Mundial de Monitorização da Educação (2016). VER

Relatório Mundial de Monitorização da Educação (2017/2018). VER

a maior licao do mundo

Projetos d'A Maior Lição do Mundo. VER

escolassolidarias

correio da unesco