Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Preâmbulo

Redes UNESCO em Portugal

Ver em mapa maior

XIX Encontro Internacional dos Jovens Cientistas do Futuro

encontro jovens cientistas

Vai ter lugar na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, entre os dias 11 e 14 de janeiro o XIX Encontro Internacional dos Jovens Cientistas do Futuro das Escolas Associadas da UNESCO.

O Encontro, coorganizado pela Comissão Nacional da UNESCO, a Escola Secundária Sá da Bandeira e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola,  tem como tema Vamos reverter as alterações climáticas. Como? e pretende que, na sequência da Cimeira de Paris, jovens das Escolas Associadas da UNESCO participantes de Portugal, Espanha, Alemanha, Andorra, Estados Unidos da América, Itália, Angola e Brasil,  tomem uma atitude interventiva face ao problema. O Conservatório de Música de Santarém, associa-se a este Encontro com um sarau de boas vindas.

Valores a promover: cooperação, desenvolvimento sustentável, diálogo intercultural, direitos humanos, educação para a cidadania, ética, preservação de património, respeito pelo outro e solidariedade.

Objetivo geral do Encontro: Consciencializar os jovens na necessidade de alteração de comportamentos individuais e coletivos, fundamentando essa necessidade no conhecimento cientifico e em princípios éticos.

Este tema enquadra-se na Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e especificamente nos ODS 4 Educação de Qualidade e 13 Ação Climática.

Dia dos Direitos Humanos

direitoshumanos3

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO por ocasião do Dia dos Direitos Humanos

10 de dezembro de 2016

A 10 de dezembro, o mundo celebra o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e proclamou os seus princípios como o “ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações”.

Todos os anos, o Dia dos Direitos Humanos constitui uma oportunidade para reavivarmos o espírito de longa luta da humanidade em prol dos direitos e da dignidade, e de nos mobilizarmos perante os desafios, antigos e novos, como a pobreza e as desigualdades, a violência, a exclusão e a discriminação.

Atualmente, em todo o mundo, milhões de mulheres e de homens abandonam as suas casas e põem a sua vida e a da sua família em risco em busca de um futuro melhor. As deslocações de populações sem precedentes afetam as sociedades em todas as regiões do planeta. Em todo o lado, os mais pobres e os mais marginalizados continuam a ser os que mais sofrem.

Esta situação é inaceitável e requer a ação dos governos e da comunidade internacional. Exige, sobretudo, que cada um de nós se mobilize na defesa dos direitos de outrem. É essencial para atingirmos os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e cumprirmos a promessa de não deixar ninguém para trás.

Ler mais: Dia dos Direitos Humanos

Reunião da Rede do Património Mundial de Portugal

logormpp

Decorreu no passado dia 6 de dezembro de 2016, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, a 12ª Reunião da Rede do Património Mundial de Portugal (RPMP). A reunião, promovida pela Comissão Nacional da UNESCO contou com Gestores de cada um dos 15 Sítios Património Mundial de Portugal bem como com representantes da Organização das Cidades Património Mundial, do Turismo de Portugal e da Direção Geral do Património Cultural.

Foi aprovado o balanço de atividades de 2016 e discutido e aprovado o programa de ação da RPMP para 2017, do qual se destacam como projetos especiais diversas atividades de comunicação com destaque para um Congresso sobre Património Mundial, Cidades Criativas, Cidades de Aprendizagem e Turismo Sustentável e para a produção de um vídeo sobre Património Mundial de Portugal.

Ler mais: Reunião da Rede do...

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

violenciacontramulheres

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO

A segurança das mulheres perante as alterações climáticas

25 de novembro de 2016

A violência contra as mulheres constitui uma grave violação dos direitos humanos fundamentais e uma ameaça para milhões de raparigas e de mulheres em todo o mundo. Ao longo da sua vida, pelo menos uma em cada três mulheres foi espancada, obrigada a ter relações sexuais ou vítima de outro tipo de maus-tratos. Sociedades inteiras são afetadas pela violência, que pode ser física, sexual (assédio sexual, coerção ou discriminação) ou psicológica (violências verbais ou psicológicas tais como o assédio moral ou o ostracismo).

Ler mais: Dia Internacional para a...

Conferência Internacional "Geoparques Mundiais da UNESCO - Territórios de Ciência"

conferencia foto

VER TRANSMISSÃO EM DIRETO AQUI.

Vai decorrer no próximo dia 25 de novembro, na Universidade Nova de Lisboa (UNL) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Torre B - Auditório 1, a Conferência Internacional "Geoparques Mundiais da UNESCO - Territórios de Ciência", inserida nas celebrações do primeiro aniversário do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO e do Dia Mundial da Ciência para a paz e o desenvolvimento.

Este evento é coorganizado pela Comissão Nacional da UNESCO e o CIS.NOVA da UNL, e com o apoio da UNESCO, do Fórum Português de Geoparques Mundiais da UNESCO, do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO e da Cátedra UNESCO da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis.

Programa

Entrada Livre 

Ação de formação sobre multiplicadores para a prevenção e combate ao discurso de ódio online

formacao odio

Estão abertas as candidaturas para uma ação de formação sobre multiplicadores para a prevenção e combate ao discurso de ódio online através da educação para os Direitos Humanos, que terá lugar de 15 a 17 de dezembro na Fundação Calouste Gulbenkian.

Esta formação é promovida pelo Comité Nacional da campanha contra o discurso de ódio online do qual a Comissão Nacional da UNESCO faz parte.

Não perca esta oportunidade, inscreva-se!

Objetivos e Programa aqui.

Formulário de inscrição aqui.

Cerimónia de entrega dos Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração

premiodhi site

A Comissão Nacional da UNESCO e a Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministro procederam à entrega a 16 de novembro – Dia Internacional da Tolerância e 71º aniversário da constituição da UNESCO -, dos Prémios de Jornalismo Direitos Humanos & Integração.

Estes Prémios visam reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais da comunicação social, a nível nacional, em prol dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. O Prémio é atribuído ao melhor trabalho realizado, no ano anterior, por profissionais da comunicação social nas suas diversas modalidades – meios audiovisuais, rádio e imprensa escrita.

Ler mais: Cerimónia de entrega dos...

Dia Mundial da Filosofia

filosofia

Mensagem da Diretora geral da UNESCO,

Irina Bokova,

por ocasião do Dia Mundial da Filosofia

17 de novembro de 2016

Este ano celebramos o Dia Mundial da Filosofia imediatamente a seguir ao Dia Internacional para a Tolerância. Esta coincidência é profundamente significativa, dada a ligação entre a tolerância e a filosofia. A filosofia alimenta-se do respeito e da consideração pela diversidade de opiniões, pensamentos e culturas que enriquecem a forma como nós vivemos neste mundo. Tal como a tolerância, a filosofia é uma forma de convivência dentro do respeito pelos direitos e valores comuns. Representa também uma capacidade para ver o mundo através de um olhar crítico, consciente dos pontos de vista dos outros, fortalecida pela liberdade de pensamento, de consciência e de crenças.

Ler mais: Dia Mundial da Filosofia

Bandeira Comissão Nacional da UNESCO

Contactos

Largo das Necessidades
1350-215 Lisboa
Portugal
(+351) 213 946 652
cnu@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

logoCNUencolhido

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

PLANO DE ATIVIDADES 2016

___________________

Eleições do Conselho Consultivo da CNU

Candidaturas até 17 de janeiro

Saber mais aqui.

__________________________________

  BibCNU

Catálogo CNU online

rsz unesco

Estão Abertas candidaturas para postos vagos na UNESCO

Ver postos

rsz 1images 

FAO PT

Logotipo Instituto Diplomático

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Carreiras Internacionais

dgpc fundo preto

Logotipo Turismo de Portugal

rsz literaciamed

bibliotecamundig

UNRIC

1 cnj geral

rsz 1ipdj

guiaodspq

escolassolidarias