Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

20 de Janeiro de 2016, CULTURGEST (LISBOA)

ODS

Face à entrada em vigor, a 1 de janeiro, da resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, é imperativo dar um forte impulso à divulgação e implementação em Portugal deste novo compromisso assumido pela comunidade internacional a 25 de setembro de 2015, em Nova Iorque (EUA).

Este seminário visa dar a conhecer em detalhe os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas, e debater estratégias para a sua operacionalização e monitorização até 2030.

A apresentação de cada um dos ODS, a cargo de agências da ONU com representação em Portugal* e de várias entidades da sociedade civil**, será o ponto de partida para outras atividades no âmbito de duas iniciativas lançadas nesta ocasião:

1) A ”Consulta Pública Junto da Sociedade Civil sobre a Implementação da Agenda 2030” pretende envolver a sociedade civil na definição de uma estratégia nacional integrada e participativa, criando um plano nacional da sociedade civil. A comissão organizadora é composta pela Animar, CNJ, Instituto Camões, Minha Terra, PpDM, Plataforma Portuguesa das ONGD, com o apoio do UNRIC.

2) A ”Aliança para os ODS” visa estabelecer uma plataforma "multistakeholder" para sensibilizar, informar, concretizar, monitorizar e avaliar a contribuição do Sector Empresarial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através do desenvolvimento de parcerias, projetos, programas e ações. Trata-se de uma iniciativa da rede portuguesa Global Compact Network Portugal (membro do United Nations Global Compact).

O Seminário “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Consulta Pública Junto da Sociedade Civil e Aliança para os ODS” é de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia através do link.

*CPR, FAO, GCNP, OIM, OIT, UNESCO, UNICEF, UNU-EGOV

**CNJ, PpDM, TESE, OIKOS, LNEG,INTELI/CEIIA, Minha Terra, PONG-Pesca, SPEA