Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

11º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios 2017

paremiologia

Nos passados dias 5 a 12 de novembro decorreu o 11º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios 2017, organizado pela Associação Internacional de Paremiologia (AIP), membro da Rede de Centros e Clubes UNESCO e Organização Não-Governamental (ONG) acreditada para o aconselhamento ao Comité de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

O programa do colóquio incluiu diversas conferências e apresentação de cartazes, numa lógica de diálogo e partilha de conhecimento entre jovens investigadores e especialistas. O encontro, onde estiveram presentes cerca de 100 especialistas de mais de 25 países, destinou-se não só a investigadores, professores, estudantes e adeptos da paremiologia, mas também a todos aqueles com ligações aos provérbios.

A Comissão Nacional da UNESCO participou, à semelhança de anos anteriores, neste encontro que promove o papel dos provérbios na transmissão de conhecimento, cultura, sabedoria e património e na aproximação de diferentes culturas e povos, nas palavras de Anna-Paula Ormeche, Coordenadora da Rede de Centros e Clubes UNESCO em Portugal.

As ONGs acreditadas para o aconselhamento ao Comité no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial têm funções consultivas junto deste, promovendo os princípios de cooperação na valorização, reconhecimento, proteção e sensibilização para a importância do património cultural imaterial, através da identificação, proteção e transmissão deste património. Em Portugal, para além da AIP, são também ONGs acreditadas o CRIA - Centro em Rede Investigação em Antropologia, a Fundação INATEL, e a Memória Imaterial Cooperativa Cultural CRL.

De recordar que as ONGs portuguesas na área do Património Cultural Imaterial poderão candidatar-se até 30 de junho de 2019 à acreditação para aconselhamento ao Comité. Mais informações disponíveis aqui.