Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

3º FILM - Fórum Informal sobre Literacia Mediática - Uma oportunidade para debater a desinformação e o fenómeno das notícias falsas

7 dias com os media 3film

9 maio 2018, Porto

A desinformação e as notícias falsas (fake news) vão voltar a estar em foco. Desta vez num debate público que terá como principais interlocutores a Presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, e o professor, historiador e analista José Pacheco Pereira.

O debate entre esses dois convidados insere-se no 3º FILM - Fórum Informal de Literacia Mediática, uma iniciativa do GILM - Grupo Informal sobre Literacia Mediática que se realiza  no próximo dia 9 de maio, na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Nela são esperados representantes de estabelecimentos de ensino, de instituições públicas, jornalistas, investigadores e estudantes, mas qualquer cidadão pode participar, já que é uma iniciativa aberta e gratuita.

Com hora de início marcada para as 14h30, sob a condução da Presidente do Conselho Nacional de Educação e membro do GILM, Maria Emília Brederode, o 3º FILM arranca com o painel “Notícias falsas: novos media e juventude”, no qual participa também Lígia Azevedo, da equipa de recursos e tecnologias educativas da Direção-Geral da Educação.

O programa prossegue às 14h50 com uma intervenção do projeto “Líderes Digitais” do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, focada no olhar de jovens do 3.º ciclo do ensino básico sobre estas notícias, seguida de um período de debate alargado.

Pelas 16h45, e orientada para um público mais diversificado, terá então lugar a mesa redonda intitulada “Desinformação, liberdade de expressão e educação para os media”. Nesta será possível conhecer as perspetivas de Sofia Branco, de José Pacheco Pereira e ainda de Manuel Pinto, Professor da Universidade do Minho.

Este Fórum marca o encerramento da sexta edição da operação nacional “Sete Dias com os Media” e tem o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Biblioteca Municipal Almeida Garrett e da Biblioteca Pública Municipal do Porto, e da SOPCOM (Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação) através do seu grupo de trabalho “Comunicação e Educação”.

Recorde-se que o Fórum Informal de Literacia Mediática foi uma iniciativa criada pelo GILM com o objetivo de alargar - para lá dos seus membros permanentes, o debate sobre temas com interesse para a promoção do conhecimento sobre os media a outros interessados.

3. film azul f2 1peq.site

Saiba mais em: http://www.7diascomosmedia.pt/