Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

70º Aniversário da UNESCO

13

 

Criada a 16 de novembro de 1945, a UNESCO celebrou no dia 16 de novembro o seu 70º aniversário. A Comissão Nacional da UNESCO assinalou a data no Palácio Nacional de Sintra.

O convidado de honra, Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, evocou a história de Portugal na UNESCO, através das Comissões que “têm um papel fundamental devido à sua proximidade com os cidadãos, um dos valores do código genético da Organização”. O Presidente do Centro Nacional de Cultura relembrou a data da entrega da candidatura de Sintra e que resultou na primeira classificação da paisagem Cultura da UNESCO e “envolve responsabilidade, história, prevenção e reconhecimento pelo património.

A data foi também assinalada com o lançamento de um livro comemorativo dos 70 anos da UNESCO, composto por depoimentos de um conjunto de personalidades portuguesas, da mostra de uma exposição sobre a UNESCO, e ainda com a assinatura do protocolo de criação do Centro UNESCO Património Mundial de Sintra e a entrega das candidaturas do Agrupamento de Escolas Monte da Lua e do Centro de Formação de Professores NOVAFOCO à Rede de Escolas Associadas da UNESCO.