Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 Mensagem da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova

Capturar

A Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada a 10 de dezembro de 1948 é uma das obras mais profundas da civilização humana. Afirma, pela primeira vez na história, a igualdade em direitos e dignidade de todos os seres humanos, sem distinção.

Importa hoje, mais do que nunca, defender este “ideal comum que todos os povos e todas as nações devem poder alcançar”. Apesar dos progressos consideráveis realizados há mais de meio século, o escândalo mundial da pobreza e das desigualdades, a violência do racismo, das discriminações e dos conflitos constituem violações massivas e inaceitáveis dos direitos fundamentais. Atualmente, no Médio Oriente e noutros lugares, milhões de mulheres e de homens vêem-se forçados ao exílio para fugir à perseguição, pondo a sua vida em perigo: milhares de pessoas morrem no caminho enquanto outras são vítimas de rejeição, de suspeita e de ódio. Milhões de pessoas são obrigadas a fugir das consequências das alterações climáticas, das quais não são responsáveis. Por todo o lado, são os mais pobres e os mais vulneráveis que mais sofrem com esta situação.

Veja aqui a mensagem integral.

-----------------------------------------------------

Mensagem da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

3 de dezembro de 2015

A inclusão é importante: acesso e emancipação para todas as pessoas

Em 2015, cada homem e cada mulher no mundo, inclusivamente em mais de 1 bilião de pessoas são afetados por algum tipo de deficiência, celebram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Este Dia Internacional supõe recordar a urgente necessidade de redobrar os esforços para promover os direitos humanos e a dignidade de todos e de cada uma das pessoas com deficiência...

Mensagem integral da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 ----------------------------------------------------

UNITE4HERITADGE

Saiba mais aqui

 ----------------------------------------------------

COP21

Mais informação em http://en.unesco.org/themes/unesco-and-climate-change-towards-cop21