Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dia Mundial dos Oceanos

dia oceano

Mensagem da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova

por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos

Oceano Saudável, Planeta Saudável

8 de junho de 2016

2016 é o ano em que o mundo começa a implementar as promessas feitas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e no Acordo de Paris para as Alterações Climáticas.

A mensagem da UNESCO no dia mundial dos oceanos é clara – o oceano é essencial para seguir em frente.

Apesar do crescente impacto das atividades humanas sobre o ambiente marinho, o mar continua a ser um importante guia na erradicação do maior desafio global de hoje: a pobreza extrema. O oceano é parte integrante do nosso planeta e uma componente essencial das vidas humanas, dos meios de subsistência e do ambiente que nos sustenta. Da pesca e turismo, ao transporte e regulação do clima, o oceano é a chave para a implementação da nova agenda global.

Especialmente para os países em desenvolvimento, as costas e o oceano fornecem múltiplas oportunidades económicas para garantir que ninguém ficará para trás em busca de um desenvolvimento sustentável mais equitativo e sustentável. Seja junto à costa ou no mar alto, longe de todos, salvaguardar os sítios da biodiversidade marinha é vital para assegurar a utilização sustentável de longo prazo dos preciosos recursos naturais.

A UNESCO, através da sua Comissão Oceanográfica Intergovernamental, trabalha em toda a linha para apoiar os seus Estados-Membros na aplicação do 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre o oceano e em todos os outros objetivos relevantes e metas, com base numa abordagem científica integrada e inclusiva. O desenvolvimento das capacidades nacionais de investigação científica marinha é uma pré-condição para a compreensão e preservação do oceano, o seu ambiente e os muitos recursos que fornece. A Comissão Oceanográfica Intergovernamental está empenhada em promover o desenvolvimento de políticas nacionais que promovam uma consciência ambiental baseada no crescimento sustentável do oceano.

A nossa mensagem é que um oceano saudável é um planeta saudável, e um planeta saudável é absolutamente vital para o bem-estar das gerações futuras.

Seja na erradicação da pobreza ou na regulação do clima, a linha de fundo é que o oceano importa. A Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030, o Acordo de Paris, as negociações sobre a proteção da biodiversidade marinha em alto mar e outros enquadramentos políticos globais, todos têm caminhos definidos para preservar e curar a joia da coroa do nosso planeta.

O Dia Mundial dos Oceanos é a nossa oportunidade – como decisores, indústria, sociedade civil, ciência e tu e eu - para pender a balança a nosso favor e passar do Acordo para a significativa ação.

É por isso que na sede da UNESCO, em Paris e em muitos lugares em redor do mundo, estaremos mobilizados para o dia 8 de junho para um oceano saudável e um planeta saudável – junta-se a nós!