Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto de 2016

diajuventude

Mensagem de Irina Bokova,

Diretora Geral da UNESCO

A juventude não é apenas o nosso futuro, é também o nosso presente. Com 1,8 bilhões de jovens, o nosso planeta nunca foi tão jovem. Trata-se da geração mais conectada, mais franca e mais aberta que o mundo já conheceu. Esses jovens são poderosos atores de uma mudança positiva, essencial para levar a cabo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Não basta esperar um futuro melhor, é preciso agir agora. A mudança já começou, e milhões de cidadãos já estão a transformar a nossa forma de produzir, de consumir, de nos comportarmos e de comunicarmos. Os jovens mostram-nos o caminho para um modo de vida “desperdício zero”, à imagem da nossa embaixadora do consumo sustentável #YouthofUNESCO, Sra. Lauren Singer, que conseguiu colocar todos os resíduos que produziu nos últimos quatro anos num pequeno frasco! É uma fonte de inspiração para a celebração deste ano: A caminho de 2030: Eliminar a pobreza e alcançar uma produção e um consumo sustentáveis.

As iniciativas deste tipo são muito numerosas e estão a dar corpo a um novo humanismo, a novas formas de solidariedade e de cidadania para lutar contra a pobreza, a marginalização e o desespero.

Otimismo e confiança não significam que minimizemos os desafios que nos esperam. A maioria dos jovens vive hoje em países menos desenvolvidos

 e carregam nas costas os fardos mais pesados de conflito e pobreza. O desenvolvimento sustentável não poderá ser alcançado se ficarem à margem e convido todos os Estados membros e parceiros da UNESCO a apoiarem as suas iniciativas, a permitirem que expressem a sua opinião e a sua realização pessoal para modelarmos juntos um futuro de dignidade que estamos a construir hoje.