Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

8º Concurso para Escolas Associadas da UNESCO sobre o tema "Humanidades"

O concurso é organizado pela Comissão Nacional da UNESCO em parceria com o Conselho Internacional para a Filosofia e as Ciências Humanas e foi estruturado tendo em consideração a necessidade de um repensar global acerca do papel das humanidades, na sequência das mudanças globais que se aceleraram nos últimos anos.

Pretende-se que este tema contribua para o debate e para a convergência de amplas abordagens escolares e culturais com vista a diminuir o hiato existente entre a sociedade, as políticas educativas e a investigação.

Também chamar a atenção para a importância das humanidades para o estabelecimento de novos valores humanos, em tempos de crescente globalização e que exigem maior conctividade, cooperação, equidade e convergência entre os povos.

O concurso encontra-se inserido no programa de atividades da Conferência Mundial de Humanidades, que terá lugar em LIège, agosto de 2017. A Conferência visa aprofundar a dimensão transdisciplinar das Ciências Sociais em face às necessidades da Humanidade no nosso século.

Estre ano, o concurso é aberto apenas ao ensino secundário e às escolas que eventualmente queiram propor candidatura à rede das escolas associadas da UNESCO.

O prazo para o envio dos trabalho termina no dia 1 de março de 2017.

Para obter a ficha de inscrição e regulamento contactar fatima.claudino@mne.pt