Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

XIX Encontro Internacional dos Jovens Cientistas do Futuro

 

encontro jovens cientistas

Vai ter lugar na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, entre os dias 11 e 14 de janeiro o XIX Encontro Internacional dos Jovens Cientistas do Futuro das Escolas Associadas da UNESCO.

O Encontro, coorganizado pela Comissão Nacional da UNESCO, a Escola Secundária Sá da Bandeira e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola,  tem como tema Vamos reverter as alterações climáticas. Como? e pretende que, na sequência da Cimeira de Paris, jovens das Escolas Associadas da UNESCO participantes de Portugal, Espanha, Alemanha, Andorra, Estados Unidos da América, Itália, Angola e Brasil,  tomem uma atitude interventiva face ao problema. O Conservatório de Música de Santarém, associa-se a este Encontro com um sarau de boas vindas.

Valores a promover: cooperação, desenvolvimento sustentável, diálogo intercultural, direitos humanos, educação para a cidadania, ética, preservação de património, respeito pelo outro e solidariedade.

Objetivo geral do Encontro: Consciencializar os jovens na necessidade de alteração de comportamentos individuais e coletivos, fundamentando essa necessidade no conhecimento cientifico e em princípios éticos.

Este tema enquadra-se na Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e especificamente nos ODS 4 Educação de Qualidade e 13 Ação Climática.