Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Relatórios publicados pela UNESCO no âmbito da Educação

education 2030

A UNESCO, em conjunto com o Instituto de Prevenção da Violência Escolar da Universidade Feminina de Ewha (Seul, República da Coreia), lançou o primeiro “Relatório Global sobre Violência Escolar e Bullying”. Este relatório apresenta uma visão geral da natureza, escala e impacto da violência e da perseguição escolares, bem como das tentativas de resposta a estes problemas.

A violência escolar compreende a violência física, psicológica e sexual, assim como a perseguição e estima-se que, por ano, 246 milhões de crianças e adolescentes sofram de alguma forma deste tipo de violência. Pôr fim a este fenómeno é uma das prioridades dos diferentes países, com o objetivo de alcançar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O relatório está disponível aqui.

Uma outra publicação, “Orientações Mundiais: Luta contra a violência de género no meio escolar”, publicada em conjunto com a ONU Mulheres, procura formular diretivas técnicas de resposta a este tipo de violência no meio escolar.

Este tema é umas das prioridades dos Estados-membro da UNESCO, já que este fenómeno afeta milhões de crianças e jovens em todo o mundo, o que compromete a segurança e o bom ambiente nas escolas.

O documento está disponível aqui.

Foi ainda lançado um livreto intitulado “Respostas do Setor Educativo ao uso de álcool, tabaco e drogas”, publicado em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Gabinete das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (ONUDC). O consumo deste tipo de substância está associado a efeitos negativos na saúde mental e física e na educação dos jovens.

O documento descreve o contexto de ação de respostas mais eficazes do setor educativo ao consumo de substância psicoativas, apresenta políticas e práticas promissoras com base em dados evidentes e sugere questões relativas à sustentabilidade de respostas educativas eficazes.

Livreto disponível aqui.