Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Uma década de progresso na Educação para o Desenvolvimento Sustentável

relatorio catedras

Tratando-se de um direito básico, a Educação é uma das prioridades da UNESCO, enquanto base para a construção da paz e a ação em prol do desenvolvimento sustentável.

No sentido de fortalecer “uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade” e de “promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, em 1992, foi estabelecido o Programa de Cátedras UNESCO, que pretende o desenvolvimento de competências nas instituições de ensino superior no âmbito do ensino e da investigação.

Atualmente, existem 702 Cátedras UNESCO em mais de 120 países e, com o intuito de promover o trabalho em rede, fomentando a criação de programas de formação avançada e de investigação, que sejam inovadores e que estimulem o desenvolvimento dos programas e actividades já existentes no seio do meio académico. Foi com este objectivo principal que foi constituída a Rede UNITWIN. Em Portugal, existem atualmente seis cátedras que se dedicam a diferentes temáticas nas áreas da Educação, das Ciências Naturais e Exactas, das Ciências Sociais e Humanas, da Cultura e da Comunicação.

No 25º aniversário deste Programa, a UNESCO publicou o documento “Uma Década de Progresso na Educação para o Desenvolvimento Sustentável – Reflexões do Programa de Cátedras UNESCO”, no qual sublinha o trabalho realizado pelas Cátedras na efectiva concretização de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) durante a última década e destaca os principais contributos deste Programa no desenvolvimento de uma educação de qualidade.

O documento pode ser consultado aqui.