Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Relatório Mundial de Monitorização da Educação 2017/2018

gem report

A UNESCO publicou hoje o Relatório Mundial de Monitorização da Educação 2017/2018, subordinado ao tema “Responsabilização na Educação: respeitar os nossos compromissos”.

O relatório deste ano destaca a importância da responsabilização no alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) – uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos –, na medida em que todos temos um papel a desempenhar na melhoria da educação. Tanto os cidadãos comuns como o pessoal docente e não docente, os alunos, as organizações não-governamentais, o setor privado e os governos têm o poder de contribuir para o ODS 4. O respeito dos compromissos é essencial para o alcance de planos educativos bem definidos, cujo ensino é garantido por profissionais competentes com acesso aos meios necessários para uma educação de qualidade e facilitado por todos os atores da sociedade.

Nesta publicação é ainda analisada a forma como a Educação está relacionada com todos os outros ODS e são feitas algumas recomendações para a melhoria da Educação a nível global e da participação de todos no alcance do ODS4.

O relatório pode ser consultado aqui.

O resumo do relatório pode ser consultado aqui: [pt] [en]