Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Clube UNESCO de Cinema Documental - APORDOC

centro apordoc

Na passada sexta-feira, dia 27, foi assinado o protocolo de criação do novo Clube UNESCO de Cinema Documental - APORDOC.

A APORDOC – Associação pelo Documentário foi criada em 1998 e é a maior associação portuguesa de produção de cinema documental. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que apoia, promove e estimula o interesse pelo cinema documental, fomenta o desenvolvimento da literacia cinematográfica e visual junto da sociedade civil e divulga o cinema documental português, que considera ser uma ferramenta cultural, educativa e de cidadania essencial para um desenvolvimento pleno e equilibrado dos indivíduos e das sociedades.

Esta associação desenvolve diversas atividades que se integram em três eixos principais: a divulgação e promoção internacional de obras nacionais, através de atividades como a mostra de documentários PANORAMA e o seminário Doc’s Kingdom; ações de formação infanto-juvenis, entre as quais o DocEscolas e Docs4Kids e festivais de cinema, como o Doclisboa Festival Internacional de Cinema.

O cinema documental será para este novo Centro UNESCO um motor de transformação política e social e de reforço da cidadania.

Mais informações sobre a APORDOC aqui.