Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Memória do Mundo

memoria mundo

O Comité Consultivo Internacional para o Programa UNESCO  Memória do Mundo reuniu, de 24 a 27 de outubro, para apreciar 130 candidaturas apresentadas ao Registo da Memória do Mundo, tendo recomendado a inscrição de 78.

Portugal submeteu três candidaturas, tendo a inscrição destes documentos no Registo da Memória do Mundo sido aprovada:

- Registos Oficiais de Macau durante a Dinastia Qing (1693-1886) – Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo Histórico de Macau.

memoria do mundo chapas sinicas

Ajuste entre o pedreiro Rong Ping e o procurador de Macau, António Vicente Rosa, sobre o tomar por empreitada as obras de reparação da parede de uma residência oficial. © Portugal, Torre do Tombo, Documentos em Chinês, Chapas sínicas, mç. 10, n.º 1437 

- Livro de Registos de Vistos concedidos pelo Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes 1939-1940 – Instituto Diplomático – Arquivo Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

memoria do mundo aristides de sousa mendes© Biblioteca e Arquivo Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros

- O Codex Calixtinus da Catedral de Santiago de Compostela e outras cópias medievais do Liber Sancti Iacobi: As origens ibéricas da tradição Jacobeia na Europa - Biblioteca Nacional de Portugal, Direção-Geral das Belas Artes, Património Cultural, Arquivos e Bibliotecas de Espanha.

memoria do mundo codex© La Opinion Coruña

Portugal tinha já inscritos no Registo da Memória do Mundo os seguintes documentos:

  • Carta Pêro Vaz de Caminha – Arquivo Nacional da Torre do Tombo;
  • Coleção Corpo Cronológico – Arquivo Nacional da Torre do Tombo;
  • Tratado de Tordesilhas  – candidatura conjunta com Espanha , Arquivo Nacional da Torre do Tombo;
  • Relatórios da Primeira Travessia Aérea do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral – Arquivo Histórico de Marinha e Biblioteca Central;
  • Arquivos dos Dembos – Arquivo Histórico Ultramarino e Arquivo Nacional de Angola;
  • Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia 1497-1499, 2013 – Biblioteca Municipal do Porto;
  • Manuscrito do Comentário do Apocalipse (Beatus da Liébana) na Tradição Ibérica – Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Biblioteca Nacional de Portugal e Arquivos de Espanha.

O Programa da Memória do Mundo foi criado pela UNESCO em 1992 com o objetivo de proteger e promover o património documental mundial.