Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Revista Património Mundial

world heritage revista

Foi lançado o novo número da revista “Património Mundial” com o título “Património Mundial e Património Moderno”. A publicação foca a necessidade de reconhecimento e preservação do Património Moderno, algo que apenas muito recentemente começou a ser valorizado.

Esta edição destaca 21 novos locais inscritos na Lista do Património Mundial em 2017, entre os quais Mbanza Kongo, em Angola, e Asmara, na Eritreia.

Para além disso, a revista realça a importância da Ópera de Sidney, desde a sua construção ao seu papel como centro cultural vibrante, a Estação de Rádio de Grimeton (Suécia), um monumento às comunicações transatlânticas sem fios construído na década de 1920, e a cidade de Brasília, fruto do planeamento urbanístico de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. É também analisada a evolução das perspetivas relativamente ao Património Moderno no mundo árabe e, numa entrevista a Hubert Jan Henket, co-fundador do Comité Internacional de Documentação e Conservação de Edifícios, Locais e Zonas do Movimento Moderno (DOCOMOMO), a importância do reconhecimento do Património Moderno e da conservação deste.

A publicação pode ser consultada aqui.