1454918958 avicenne

Estabelecido em 2003 na 166ª Sessão do Conselho Executivo da UNESCO, por iniciativa da República Islâmica do Irão, este Prémio UNESCO é concedido a cada dois anos, destinando-se a premiar as atividades de indivíduos e/ou grupos no domínio da Ética na Ciência. Visa assim promover a reflexão ética sobre as questões que se levantam com os avanços da ciência e da tecnologia. Espera-se que deste modo ajude significativamente a aumentar a conscientização internacional, destacando a importância da Ética na Ciência (ver anexos).

O Prémio deve o seu nome ao conceituado médico e filósofo do Séc. XI de origem persa conhecido na Europa como Avicenna (980-1038). Um curador e humanista, este desenvolveu uma abordagem holística exemplar que capta a essência da Ética na Ciência. Neste contexto, serviu como fonte de inspiração para esta temática que é de importância central para a UNESCO.

A edição de 2019 é subordinada ao tema “A Ética do Ambiente”, com especial enfoque sobre a Sustentabilidade da Ética nas Alterações Climáticas e no Ambiente, um objetivo que converge para as prioridades da UNESCO.

O Prémio consiste numa Medalha de Ouro, mais um certificado, no valor de $50.000.

Conforme documentação anexa, as candidaturas deverão ser remetidas via Comissão Nacional da UNESCO, até ao dia 20 de agosto, a fim de poderem ser remetidas à UNESCO até ao dia 9 de setembro de 2019.

Para mais informações poderá ser consultado o website da UNESCO www.unesco.org/shs/Avicenna

Quaisquer outros pedidos de esclarecimentos, deverão ser remetidos para o secretariado do Prémio avicenna.prize@unesco.org

  • Partilhe