Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Art Camp Andorra 2018 "As Cores do Planeta"

art camp andorra

Candidaturas abertas

A Comissão Nacional Andorrenha para a UNESCO convidou o nosso país a participar na 6ª edição do Art Camp Andorra “Cores para o Planeta”, que terá lugar de 9 a 21 de julho no Principado de Andorra.

O Art Camp Andorra é um encontro internacional no qual pintores oriundos dos cinco continentes se reúnem e interagem partilhando a sua cultura. Durante a sua estadia em Andorra, os artistas deverão criar três obras e envolver-se num intercâmbio cultural único no qual são encorajados a apresentar as suas culturas através das suas criações artísticas, a gastronomia, a língua, a música, a dança, os costumes nacionais ou o material audiovisual.

O objetivo do Art Camp é o de criar um fundo itinerante de obras originais que reflita o trabalho criativo e artístico e apoie os valores da UNESCO, como a promoção da paz, a proteção do ambiente, assim como os princípios da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade de Expressões Culturais. As obras realizadas pelos participantes do Art Camp 2016 foram expostas em 2017, na Sede da UNESCO em Paris. Foi igualmente apresentada, em setembro de 2016, uma seleção das obras de todas as edições do Art Camp Andorra, na Sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

Este evento conta com o apoio da artista contemporânea Hedva Ser, Embaixadora de Boa Vontade da UNESCO e Enviada Especial para a Diplomacia Cultural e madrinha do Art Camp desde a edição de 2012.

O Art Camp Andorra 2018 permitirá renovar a experiência das edições anteriores cujo balanço foi muito positivo. Em julho de 2016, 30 artistas de 30 países diferentes reuniram-se em Andorra, para abraçar um projeto único que promove a diversidade e o diálogo intercultural, utilizando a arte como elemento de mediação.

As pessoas interessadas em participar deverão preencher o Formulário de inscrição disponível aqui e enviá-lo à Comissão Nacional Portuguesa para a UNESCO (comunicacao.cnu@mne.pt), juntamente com um Curriculum Vitae e um portfolio, até ao dia 23 de março.

A organização assumirá os custos de estadia, alimentação e materiais dos artistas, devendo estes últimos assegurar os custos das sua deslocação.