Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cartão Verde para os Geoparques Mundiais da UNESCO Arouca e Açores

geoparques2

O Arouca e Açores Geoparques Mundiais da UNESCO obtiverem “cartão verde” na avaliação feita pelos avaliadores do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO (IGGP). No seguimento da 2ª Sessão do Conselho de Geoparques Mundiais da UNESCO, que decorreu na China em Setembro de 2017, foi agora comunicado o resultado positivo obtido por estes dois Geoparques Mundiais da UNESCO na reavaliação realizada em 2017.

O Relatório agora apresentado pelo Secretariado do referido Programa contém a avaliação das 15 novas propostas de candidatura a Geoparques Mundiais da UNESCO ou extensões, assim como a reavaliação de 35 Geoparques inscritos na Rede Mundial de Geoparques.

Com esta reavaliação os dois territórios com chancela UNESCO renovam um novo período de quatro anos de trabalho. No entanto, foram também apresentadas  algumas recomendações no sentido da melhoria da comunicação e sinalética e a sua integração com infraestruturas e elementos complementares já existentes (como por exemplo, museus, centros de interpretação, monumentos e paisagens), que contribuam para uma maior visibilidade da designação “Geoparque Mundial da UNESCO”. Foram, ainda, sugeridos esforços adicionais com vista à promoção do turismo internacional e sustentável e à valorização dos produtos locais (o Relatório pode ser consultado aqui).