Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Celebração do Dia Mundial da Dança (29 de abril) - Bragança

dia mundial danca cid lisboa

O Centro UNESCO de Dança e a Secção de Lisboa do Conselho Internacional de Dança (CID) da UNESCO convidam-no para a celebração do Dia Mundial da Dança, este ano celebrada em Bragança, em estreita colaboração com o Município da cidade, com lugar no Teatro Municipal de Bragança, pelas 15h00. Leia aqui a mensagem oficial do Presidente do CID aqui. 

Mensagem oficial do Presidente do CID, Prof. Alkis Raftis: 

DIA MUNDIAL DA DANÇA

MENSAGEM OFICIAL – 29 DE ABRIL

Para elogiar uma coreografia, os críticos usam uma infinidade de expressões como: inovadora, avançada, arrojada, ousada, revolucionária, de ponta, renovadora, radical, transformadora, vanguardista. Fomos levados a acreditar que o novo é inerentemente bom, especialmente nas artes.

Para 2018, gostaria de propor uma nova visão das origens. Pode ser uma abordagem muito modernista de um período distante, ou uma reconstrução fiel baseada em pesquisa histórica ou uma criação entre estes dois.

Os coreógrafos podem apresentar a sua própria visão de um período antigo ou de apenas há um século atrás. É um desafio, terão que estudar as fontes e estender a sua imaginação. Eles podem optar por um olhar nostálgico ou um antiquado. Escolas de dança podem oferecer aulas e performances sob o tema da História: o passado, as origens, as raízes, a antiguidade, os precedentes.

Muitas vezes, as pessoas pensam que criaram algo novo simplesmente porque ignoraram criações passadas. Confucius disse: estuda o passado se quiseres definir o futuro.

Alkis Raftis

Presidente do Conselho Internacional da Dança

CID, UNESCO, Paris