Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Chamada de artigos para Conferência Internacional sobre Tecnologias de Suporte às áreas Turistico-Social (ICTSST 2019)

conferencia tecnologias de suporte as areas turistico social

Convidamos a comunidade académica e científica a enviar resumos e/ou artigos completos de investigação para a Conferência Internacional sobre Tecnologias de Suporte às áreas Turistico-Social (ICTSST 2019), que se realizará de 21 a 22 de março de 2019 em Lamego, Portugal, sob as temáticas relacionadas com  Sistemas e tecnologias de apoio à monitorização e acompanhamento de pessoas no contexto turístico e social.

As tecnologias de informação e comunicação estão cada vez mais presentes em nosso quotidiano, seja em dispositivos móveis, equipamentos de rádio, monitorização de stocks em espaços comerciais, entre outros. Pretendemos com esta conferência trazer à discussão a aplicação das mais recentes evoluções das tecnologias de informação e comunicação, essencialmente nas áreas do turismo e de intervenção social. Estes dois aspectos estão focados na monitorização de utilizadores de instituições de solidariedade social e clientes de operadores de turismo em vários níveis (monitorização, análise em tempo real, robótica assistida, tecnologias de suporte, etc.).

Investigadores, académicos, estudantes e outras entidades interessadas, estão convidados a enviar os seus trabalhos de investigação originais para a ICTSST 2019, que esperamos que contribua para uma sociedade melhor e com incremento da qualidade de vida. A ICTSST 2019 é assim, uma excelente oportunidade para grupos de investigadores e académicos conhecerem e criarem parcerias e redes colaborativas.

Cada autor pode enviar um (no máximo 2) dos seguintes trabalhos: 

  1. a) Resumo (envio por e-mail)
  2. b) Artigo completo (envio por Openconf)

- Trabalho recebido em a) será revisto num prazo curto: 5 a 10 dias, propondo-se, caso seja aceite, para artigo completo. Nesse caso à submissão do artigo final aplicar-se-á como prazo limite, a data definida para b), podendo contudo, usufruir de eventual extensão do prazo. Os trabalhos recebidos em a) que sejam aceites pela equipa de revisão, mas que não sejam alvo de complemento com artigo completo, serão propostos para apresentação na tipologia de poster.

- Trabalho recebido em b) será revisto, e caso seja aceite, deverá ser enviada a versão final até à data de registo, para que possa ser proposto para a revista Millenium e para apresentação na conferência.

Convidamos a enviar os resumos de investigação originais, artigos completos, estudos de caso, artigos de revisão, etc.,  de acordo com as diretrizes de envio de trabalhos. Todos os trabalhos serão avaliados por um comité científico, composto por investigadores reconhecidos internacionalmente num processo de revisão cega. 

Os tópicos de interesse para submissão incluem, mas não estão limitados a:

  • Tecnologias de medição e monitorização de condições ambientais e de bem-estar
  • Serviços e tecnologias assistivas de monitorização no campo social
  • Ferramentas e técnicas para projetar, implementar e instalar sistemas pervasivos em ambientes assistivos
  • Redes de sensores pervasivos generalizados, com aplicação nos cuidados de saúde
  • Robótica e automação em sistemas assistivos
  • Interfaces de utilizador, usabilidade e flexibilidade
  • Análise e monitorização do comportamento cognitivo
  • Privacidade, segurança e análise de risco na partilha de dados em ambientes assistivos
  • Sistemas de terapia ocupacional auxiliados por computador
  • Computação centrada no ser humano e o no idoso em particular
  • Questões sociais, éticas, legais e de governo eletrónico na área da saúde e do envelhecimento
  • Impactos sociais resultantes do uso de tecnologias pervasivas, nas políticas governamentais de acesso à saúde global, nos padrões sociais e na interação entre grupos
  • Aplicação das TICs às questões do turismo, como sustentabilidade e responsabilidade social
  • Tecnologias móveis aplicadas ao turismo sustentável
  • Investigação de turismo no fornecimento de soluções inovadoras para problemas sociais

A equipa da ICTSST’2019

http://ictsst.scienceontheweb.net