Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Concurso Internacional de Fotografia "Youth Eyes on the Silk Roads"

honorable mention 14 17 anushka kesarwani

O Concurso Internacional de Fotografia “Youth Eyes on the Silk Roads” tem por objetivo despertar 

o interesse dos jovens na Rota da Seda, e incentivá-los a partilharem a sua perspetiva sobre o património comum existente ao longo destas Rotas do Diálogo históricas.

A Cerimónia de Entrega dos prémios decorreu em Pequim, na China, no Dia Internacional da Paz (21 de setembro). Para comemorar este evento, foi criada uma série de panfletos coloridos na apreciação dos laureados, assim como daqueles que participaram no concurso.

O concurso estava dividido em dois grupos etários: dos 14 aos 17 anos, e dos 18 aos 25 anos. Foram recebidas 6625 candidaturas provenientes de 100 países diferentes. Foram escolhidos 3 laureados de cada categoria etária.

Os laureados do concurso são:

Categoria 1: 14-17 anos de idade

Primeiro lugar: Zijie Gong (China)

Segundo lugar: Rishab Nandi (Índia)

Terceiro lugar: Michael Theodric (Indonésia)

Categoria 2: 18-25 anos de idade

Primeiro lugar: Pyae Paing (Birmânia)

Segundo lugar: Xiaoyi Yan (China)

Terceiro lugar: Ahmed Gaber Eid (Egito)

O poder da instrução visual na sensibilização das gerações mais jovens é primordial na nossa comunidade globalizada em constante evolução. Neste sentido, utilizar a fotografia como uma ferramenta incentiva o diálogo e a criatividade, fomenta a compreensão mútua e promove a paz entre populações diversas. Estas fotografias realçam interações culturais significativas e salientam o nosso património comum da Rota da Seda.

Ver mais.