catedras

Os “25 ANOS DO PROGRAMA CÁTEDRAS UNESCO” serão celebrados no próximo dia 10 de maio, pelas 14h30, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.

O Programa UNITWIN/Cátedras UNESCO foi estabelecido em 1992 e reúne hoje em dia mais de 700 instituições em 116 países, tendo sido lançado com os objetivos de desenvolver e divulgar o conhecimento em áreas temáticas específicas, através da cooperação entre instituições académicas e entre estas e a sociedade civil; de contribuir para intensificar a cooperação Norte-Sul; Sul-Sul; Norte-Sul-Sul, através da criação de polos de excelência e inovação; ainda de contribuir para a prossecução de uma Cultura da Paz e de Desenvolvimento Sustentável.

Em Portugal, a Rede de Cátedras UNESCO, estabelecida em 2016 pela Comissão Nacional da UNESCO, visa promover a articulação, a troca de experiências, o desenvolvimento de sinergias e a interdisciplinaridade entre as várias universidades envolvidas.

Na Conferência, "25 ANOS DO PROGRAMA CÁTEDRAS UNESCO", cada um dos Coordenadores das 6 Cátedras UNESCO atualmente baseadas em Portugal apresentará o trabalho desenvolvido, os resultados obtidos, os projetos em curso e o contributo da Cátedra para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.

Conhecer os trabalhos das Cátedras UNESCO portuguesas e as potencialidades do programa UNITWIN, que agora comemora o 25º aniversário, são razões importantes para participar.

A participação é livre, devendo inscrever-se através do endereço eletrónico cnu@mne.pt ou para o telefone 213946652.

Ver Programa.

  • Partilhe