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O Dia Internacional da Alfabetização (ILD) celebra-se, anualmente, em todo o mundo, desde 1967 para recordar a todos a importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos, e para pôr em prática a agenda da alfabetização para uma sociedade mais instruída e sustentável. Apesar dos progressos alcançados, os desafios da literacia persistem, com pelo menos 773 milhões de adultos em todo o mundo que carecem hoje de competências básicas de literacia.

CELEBRAÇÕES DA EFEMÉRIDE EM 2020
A edição deste ano deste dia internacional centrar-se-á no ensino e na aprendizagem da alfabetização na crise provocada pela COVID-19 e para além desta, com ênfase no papel dos educadores e na mudança das pedagogias.

O tema destaca a aprendizagem da literacia numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida e, por conseguinte, centra-se sobretudo nos jovens e adultos. A recente crise da COVID-19 tem-nos recordado o fosso existente entre o discurso político e a realidade: um fosso que já existia na era pré-COVID-19 e que está a afetar negativamente a aprendizagem de jovens e adultos que não têm ou têm baixas competências de literacia e que, por conseguinte, tendem a enfrentar múltiplas barreiras.

Durante a Covid-19, em muitos países, os programas de alfabetização de adultos estiveram ausentes nos planos de resposta inicial da educação, pelo que a maioria dos programas de alfabetização de adultos que existiam foram suspensos com apenas alguns cursos a continuarem virtualmente, através da televisão e da rádio, ou em espaços ao ar livre.

Qual é o impacto da crise da Covid-19 nos educadores e educadores de alfabetização de jovens e adultos e no ensino e aprendizagem? Quais são as lições aprendidas? Como podemos efectivamente posicionar a aprendizagem da alfabetização de jovens e adultos nas respostas mundiais e nacionais e nas estratégias para a fase de recuperação e de reforço da resiliência?

Ao explorar estas questões, o Dia Internacional da Alfabetização 2020 proporcionará uma oportunidade para refletir e discutir como as pedagogias e metodologias de ensino inovadoras e eficazes podem ser utilizadas em programas de alfabetização de jovens e adultos para enfrentar a pandemia e depois da pandemia. Este dia permitirá também analisar o papel dos educadores, bem como das políticas, dos sistemas, da governação e de medidas eficazes que possam apoiar os educadores e a aprendizagem.

Através de uma conferência virtual, a UNESCO iniciará uma discussão colectiva mundial para reimaginar o ensino e a aprendizagem da alfabetização de jovens e adultos na era pós-Covid-19 na execução do Objetivo 4 da Agenda 2020 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Conferência Mundial online

Quando?

- 8 de setembro - 12h30 (hora de Portugal) 

Informações e inscrições no webinar em: https://events.unesco.org/event?id=1435092848&lang=1033

 

Saiba tudo sobre este dia em: https://en.unesco.org/commemorations/literacyday

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