Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz

sportday2018 2 en

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO por ocasião do

Dia Internacional do Desporto para o desenvolvimento e a Paz

6 de abril de 2018

O desporto é simultaneamente um esforço individual e coletivo, é uma atividade individual e uma prática coletiva; baseia-se nos princípios do respeito, compreensão, integração e diálogo, e contribui para o desenvolvimento e a realização pessoal do indivíduo, independentemente da sua idade, género, origem, das suas crenças e opiniões. Por tudo isto, o desporto assume um lugar privilegiado de ação e reflexão no processo de transformação das nossas sociedades.

A UNESCO desempenha um papel de liderança neste processo. O Plano de Ação de Kazan é disso um bom exemplo. Aprovado na Rússia, no ano passado, pelos Ministros responsáveis pela educação física e desporto, promove uma maior cooperação internacional em matéria de políticas desportivas e tem como objetivo permitir a vinculação direta entre políticas desportivas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

É nesse espírito que a UNESCO celebra no 6 de abril, pelo quinto ano consecutivo, o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz.

Ao longo do dia, em conjunto com os nossos diversos parceiros, vamos levar a cabo uma forte mobilização on-line, para a qual todos estão convidados a participar, nomeadamente através de #IDSDP2018 e #Sport2030 e da partilha de eventos e atividades em plataformas como a Sportanddev.org. Convidamo-lo assim a juntar-se à campanha #whitecard da organização Peace and Sport e a desenvolver iniciativas partilhando-as no site www.april6.org.

Os valores do desporto são valores de universalidade e concordância. Neste dia unamos as nossas forças e entusiamo para que, através do desporto, contribuamos para a construção de um mundo de respeito, de partilha e de paz.

Audrey Azoulay