Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Kit Dieta Mediterrânica

dieta mediterranica

A Dieta Mediterrânica foi inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2010 por Espanha, Itália, Grécia e Marrocos e a classificação foi estendida a Portugal, Chipre e Croácia a 4 de dezembro de 2013. Ontem comemorou-se o quarto aniversário desta data.

No âmbito das comemorações, o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e os seus parceiros lançaram o Kit Dieta Mediterrânica PNPAS, constituído por diversos materiais, entre os quais a Roda dos Alimentos Mediterrânica Interativa, o Manual – Padrão Alimentar Mediterrânico: Promotor de Saúde, posters informativos, livros e artigos.

Como o próprio nome indica, a Dieta Mediterrânica é característica dos países que se localizam na bacia do Mar Mediterrâneo, sendo um elemento da identidade cultural destes países e promovendo um estilo de vida saudável. De facto, a Dieta Mediterrânica não inclui apenas alimentos, produtos típicos, receitas e formas de cozinhar; também contempla conhecimentos, saberes-fazer, técnicas, celebrações, costumes, símbolos e tradições.

Entre as suas principais características destacam-se o consumo abundante de produtos frescos, de alimentos de origem vegetal e de pescado e, em contrapartida, o consumo reduzido de laticínios e carnes vermelhas. Para além disso, o azeite é um elemento central na confeção e tempero dos alimentos e a água e o vinho surgem como bebidas de eleição no acompanhamento das refeições. A convivialidade à mesa e a prática regular de exercício físico são também elementos importantes, daí que a Dieta Mediterrânica contribua para mais do que uma alimentação saudável, ao promover a hospitalidade, o diálogo, a criatividade, o espírito de comunidade e a aproximação de diferentes gerações, grupos e classes sociais.

Por outro lado, trata-se de um modelo de sustentabilidade que contribui para o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos indivíduos a todos os níveis, já que fomenta economias criativas, a vida em comunidade e estilos de vida saudáveis.

O Kit Dieta Mediterrânica PNPAS pode ser consultado aqui.