dia internacional da luz2020

16 de maio de 2020

Luz é vida. Sem vida o nosso planeta não existiria. Ao estudar a luz através da astrofísica, penetramos nalguns dos mais profundos mistérios do universo. Ao explorarmos a ótica e a ótica quântica, mergulhamos no coração da própria matéria.

Não surpreende, portanto, que, entre culturas, a luz seja um símbolo universal de vida, de inclusão e de renovação. A luz está associada à iluminação, ou despertar espiritual. A luz vista em oposição às trevas, que representa a ignorância e a intolerância.

Embora a luz simbolize o conhecimento, ainda estamos cegos em muitas das suas aplicações diárias. As altas velocidades de banda larga que utilizamos hoje não poderiam ter sido alcançadas sem a fibra ótica. Os DVDs e os discos Blu-Ray não poderiam ser lidos sem luz. A energia solar é uma fonte de aquecimento. As tecnologias baseadas na luz são essenciais nos cuidados de saúde, onde os instrumentos e ferramentas óticos são utilizados para análise e imagem, e as fontes de luz ultravioleta são utilizadas para esterilização. Estas tecnologias são também essenciais para sequenciar genomas - como a do vírus SARS-CoV-2, que está atualmente a causar danos em todo o mundo.

São estas propriedades excecionais que celebramos a 16 de maio, todos os anos, por ocasião do Dia Internacional da Luz. Este ano, no momento em que o mundo se debate com a pandemia da COVID-19, esperamos que este evento seja também uma oportunidade para lançar luz sobre desafios globais sem precedentes.

 

Saiba mais em: https://www.lightday.org/

  • Partilhe