Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Mundial do Ambiente

cover mariposa monarca biosphere reserve shutterstock 426774466
Luta contra a poluição por plásticos
5 de Junho de 2018

Há mais de 40 anos que o Dia Mundial do Ambiente nos recorda a nossa responsabilidade pela preservação do nosso planeta.
Por iniciativa da República da Índia, país anfitrião este ano do Dia Mundial do Ambiente, o tema desta nova edição é a luta contra a contaminação produzida por plásticos, que constitui um problema ambiental, social e económico.

Hoje em dia, quase um terço das embalagens de plástico que utilizamos escapa aos sistemas colectores e acaba por contaminar o nosso ambiente. Esta poluição afeta particularmente os oceanos. Sob a ação das correntes, milhares de milhões de fragmentos de plástico acumulam-se no mar. Durante as quatro últimas décadas, a quantidade deste tipo de resíduos multiplicou-se por 100 no Oceano Pacífico, ao ponto de se formar o que agora se conhece pelo “sétimo continente” de plástico, tratando-se de uma vasta mancha de resíduos à deriva no Pacífico Norte, do tamanho equivalente a um terço dos Estados Unidos da América.
Ainda que a contaminação dos oceanos por plásticos seja sobretudo uma ameaça para os ecossistemas marinhos, esta representa também um perigo para a saúde humana a partir do momento em que os detritos plásticos passam a integrar a cadeia alimentar. Nos últimos anos, estes riscos têm suscitado cada vez mais a crescente atenção dos decisores políticos, do setor privado, das ONG’s ambientais, dos media e da comunidade científica.
A UNESCO associa-se plenamente tanto à reflexão como à ação em prol do desenvolvimento sustentável, através dos seus programas científicos, educativos e culturais direcionados para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Neste esforço, a poluição por plásticos constitui um desafio considerável. A título de exemplo, cabe destacar a campanha de sensibilização e de mobilização intitulada “Não ao plástico. Um pequeno gesto nas nossas mãos”, organizada pela Reserva da Biosfera da ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe) em cooperação com o Programa “O Homem e a Biosfera” (MAB).
Trata-se acima de tudo de alterar comportamentos e atitudes.
Neste Dia Mundial do Ambiente partilhemos as nossas ideias e soluções sobre #BeatPlasticPollution. Juntos, podemos mudar os nossos hábitos e vencer este combate.

Audrey Azoulay