Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Novas Publicações da UNESCO

relatorios dezembro

A UNESCO lançou esta semana duas novas publicações: “Migração, Livre Circulação e Integração Regional” e “Relatório Mundial de Monitorização da Educação 2017/2018: Versão para Jovens”.

A publicação “Migração, Livre Circulação e Integração Regional”, da série de Estudos de Ciências Sociais, destaca as migrações como um parâmetro crucial ao desenvolvimento. De facto, em 2015, havia 244 milhões de migrantes no mundo, o que torna este fenómeno importante não só do ponto de vista económico e geográfico, mas também social e cultural. Assim, são analisadas as principais tendências atuais e várias abordagens regionais a esta questão, bem como obstáculos encontrados no desenvolvimento de certas políticas migratórias.

De acordo com a Declaração de Incheon e o Quadro de Ação da Educação 2030, o Relatório Mundial monitoriza o avanço do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 e das políticas educativas nacionais e internacionais enquadradas noutros ODS’s. A edição de 2017/2018 debruça-se sobre o tema da responsabilização dos diferentes atores políticos, sociais, económicos e culturais quanto ao seu papel no avanço e melhoria dos sistemas educativos. Nesta versão dirigida a jovens, dá-se destaque ao papel dos jovens neste campo, como elementos essenciais ao desenvolvimento de uma Educação de qualidade que contribua para a construção da paz e do diálogo entre diferentes comunidades, não só no futuro, mas também no presente.

As publicações podem ser consultadas aqui:

“Migração, Livre Circulação e Integração Regional”

“Relatório Mundial de Monitorização da Educação 2017/2018: Versão para Jovens”