Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

(Re)modelar Políticas Culturais

remodelar politicas culturais

Foi lançado pela UNESCO o relatório “(Re)modelar Políticas Culturais – Promover a Criatividade para o Desenvolvimento”. Esta publicação surge como uma ferramenta de apoio à implementação da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005).

Este relatório destaca quatro grandes objetivos: o fortalecimento de políticas governativas culturais, o fomento da circulação de bens e serviços culturais e da mobilidade de artistas, a integração da cultura em estratégias de desenvolvimento sustentável e a promoção dos Direitos Humanos e liberdades fundamentais.

A publicação analisa a forma como políticas culturais inovadoras, implementadas a nível local e regional, têm um impacto positivo a nível global. Apresenta diversos dados e estatísticas, bem como boas práticas relativas à liberdade artística, plataformas de troca de experiências e conhecimentos, mobilidade de artistas, criatividade digital e promoção da igualdade de género no setor da cultura.

Para além disso, faz uma monitorização de diferentes programas que contribuem para o avanço da Agenda 2030, interpretando os resultados de forma integrada e combinando as metas da Convenção com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O relatório pode ser consultado aqui: Local eletrónico  |  en  |  fr