educacao artistica

A Conferência Geral da UNESCO na sua 36ª sessão, em 2011, proclamou a quarta semana de maio como a Semana Internacional da Educação Artística, tendo assim sido aprovada por unanimidade pelos 182 Estados-Membros da UNESCO. Em 23 de maio de 2012, Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, lançou a Semana Internacional de Educação Artística na sede da UNESCO, em Paris

A Semana Internacional da Educação Artística visa aumentar a consciencialização da comunidade internacional sobre a importância da educação artística e reforçar a sua cooperação, promovendo a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social. Sensibilizar para a importância da educação artística como vetor do diálogo, da inclusão social e da tolerância nas nossas sociedades multiculturais e interligadas.

Desde então, a Comissão Nacional da UNESCO tem vindo a promover iniciativas junto das suas Redes UNESCO – escolas associadas, bibliotecas, cidades de aprendizagem e clubes, coorganizando eventos de celebração da Semana, por todo o país.

Este ano, as celebrações presenciais anteriormente previstas terem lugar na Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, em Faro (25), na Escola Profissional de Artes, Tecnologia e Desporto, em Lisboa (26), na Biblioteca Municipal de Serpa (27), na Escola Jardim do Monte, em Alhandra (28), na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, no Funchal (29), Biblioteca Municipal e  Arquivo Histórico do Funchal (30), e em Cascais – Cidade de Aprendizagem da UNESCO, dia 31, foram adiadas para a Semana da Educação Artística, que decorrerá entre 24 e 30 de maio de 2021.

Na situação atual e devido ao COVID 19, o papel das artes e da cultura nunca foi tão necessário para o nosso bem-estar e resiliência, assim, a UNESCO procedeu à recolha de  boas práticas sobre a educação artística junto das escolas associadas da UNESCO, partilhando-as no site da UNESCO https://en.unesco.org/ .

  • Partilhe