Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

"Viva os objetivos" - O jogo infantil para um Planeta mais Sustentável

viva os objetivos5 site

Jogar por um futuro sustentável

O Centro Regional de Informação das Nações Unidas, com a colaboração da Comissão Nacional da UNESCO, criou um jogo para crianças sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É um jogo para os mais pequenos mas convidamos famílias, escolas e grupos a participar! Jogue este jogo e contribua para a construção de um futuro sustentável.

Em 2015, num momento histórico na Organização das Nações Unidas, a Assembleia Geral da ONU adotou a Agenda 2030 e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s). Trata-se da nova agenda de ação até 2030, que se baseia nos progressos e lições aprendidas durante a última década. Fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo, esta agenda pretende criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas. 

Para realizar a Agenda 2030 será necessário mais do que governos e organizações internacionais. Os cidadãos também desempenham um papel fundamental, especialmente as crianças que, em 2030, serão os novos líderes, influenciadores e políticos. Reconhecendo a importância das crianças na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas lança agora o jogo “Viva os Objetivos”, um jogo disponível online que procura ajudar os mais pequenos a familiarizar-se com esta agenda transformadora para o nosso planeta.

As perguntas que constituem o jogo referem-se aos 17 ODS’s, sugerindo ações que os podem apoiar, realçando a importância da colaboração com outros países sociedades e alterando para a importância destes objetivos para o futuro do planeta terra. O objetivo é que as crianças não só se familiarizem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mas também que desenvolvam as suas competências de comunicação e entendimento.

Quem pode jogar?

O “Viva os Objetivos” é um jogo para crianças entre os 8 e 10 anos de idade, mas foi também desenhado como ferramenta de apoio e educação para professores e famílias. A Agenda 2030 é um elemento fundamental dos nossos futuros e é essencial que as atividades pedagógicas também o reflitam. “Viva os Objetivos” é, portanto, um meio pedagógico para ajudar crianças a perceber, de uma forma divertida e simples, o impacto que os ODS’s podem ter nas suas vidas e como podem contribuir para a sua realização até 2030. Ao jogar poderá suscitar o debate entre as crianças sobre os grandes temas mundiais contribuindo para a consciencialização dos mais pequenos.

O Centro Regional de Informação das Nações Unidas criou um site onde estão disponíveis as versões do jogo em várias línguas, incluindo Português. O download do jogo não envolve quaisquer custos: basta fazer o download to kit “faz tu mesmo”, construir o jogo e começar a jogar!

Junte-se à ONU!

Junte-se à Organização das Nações Unidas e  mostre como jogar o “Viva os Objetivos” pode ajudar na construção de um planeta mais sustentável em que ninguém é deixado para trás!

Faça já a transferência do jogo no site http://go-goals.org/pt-pt/

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aqui.