Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Workshop de Capacitação de Comissões Nacionais da UNESCO

workshop cnus

A Comissão Nacional da UNESCO organizou, na sequência de uma candidatura ao Programa de Participação da UNESCO, o workshop de 5 dias “Capacitação de Comissões Nacionais da UNESCO de países de língua portuguesa – África e Timor-Leste”, que decorreu entre 11 e 15 de dezembro.

O workshop contou com a participação de membros das Comissões Nacionais da UNESCO de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, para além da Comissão Nacional da UNESCO de Portugal.

Os objetivos desta iniciativa foram proporcionar um maior conhecimento mútuo por parte das Comissões Nacionais envolvidas, partilhar experiências e boas práticas, melhorar conhecimentos técnicos, sobretudo na área das Convenções da UNESCO na área da Cultura e da rede de escolas associadas da UNESCO, de modo a capacitar as Comissões Nacionais da UNESCO e a promover a sua participação mais ativa e informada.

Para além de formação em sala, o workshop incluiu também visitas a sítios do Património Mundial de Portugal – o Centro Histórico de Évora e a Paisagem Cultural de Sintra –, a Viana do Alentejo, onde foram apresentados elementos culturais inscritos nas listas do Património Cultural Imaterial da UNESCO: o Cante Alentejano e o Fabrico de Chocalhos. Foi ainda visitada uma escola da rede portuguesa de escolas associadas da UNESCO, onde foram dados a conhecer exemplos de boas práticas no âmbito dos trabalhos desenvolvidos por essa instituição.

O workshop terminou com a conferência aberta ao público “Património Cultural, Cidades Criativas, Cidades de Aprendizagem e Turismo Sustentável”, onde estiveram presentes, entre outras individualidades, o Ministro da Cultura e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, em representação do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.