Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Categoria 2, centros e instituições

 

Centros Internacionais de Categoria II - Não financiados pela UNESCO:

Atualmente a UNESCO tem sob os seus auspícios, 81 Centros Internacionais e Regionais de  Categoria II. Apesar destes não serem financiados pela UNESCO e daí a designação de Centros de Categoria II, estes  estão associados à UNESCO através de acordos formais aprovados pela Conferência Geral. Estes Centros são selecionados mediante proposta dos Estado Membros, com base no enfoque da sua especialização, em áreas de competência da UNESCO. Através da partilha de conhecimentos, capacitação e pesquisa, estes fornecem uma contribuição valiosa e única para a implementação dos objetivos estratégicos do Programa da UNESCO para benefícios dos Estados Membros. 

Durante a 35ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, realizada em outubro de 2009, os Estados membros adoptaram uma nova estratégia global e integrada para os Institutos e Centros (Categoria II), no documento 35 C / Resolução 103.

Esta estratégia integrada e global, bem como as orientações relativas à criação de Institutos e Centros sob os auspícios da UNESCO (Categoria II), e o modelo de acordo a estabelecer entre a UNESCO e um Estado membro, estão contidas no documento 35 C/22.

Para além desta estratégia global, todos os Setores do Programa da UNESCO também desenvolveram suas próprias estratégias setoriais específicas sobre o seu envolvimento e interação com Centros e Institutos de Categoria II sobre temas específicos.