logo redeportuguesaclubes
 

Os Clubes UNESCO são grupos de pessoas (associações sem fins lucrativos, ONG, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão. Estas estruturas têm como objetivo promover a UNESCO e os seus Programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos, difundir informação relativa à UNESCO junto do público, a nível local. Em suma, constituem-se como um prolongamento da ação das Comissões Nacionais.

O primeiro Clube UNESCO surgiu no Japão em 1947, como um movimento espontâneo da sociedade civil. Em Portugal, o primeiro Centro UNESCO foi criado em 1989, no Porto.

A rede portuguesa de Clubes UNESCO conta atualmente com 62 Centros/Clubes de Norte a Sul do país, um dos quais em Paris, na secção portuguesa do Lycée International de Saint Germain-en-Laye.

Saiba mais em: https://www.rpcu.pt/

 GUIA PRÁTICO CENTROS E CLUBES UNESCO: 

guiacentroseclubes

LISTA DE CLUBES UNESCO EM PORTUGAL:

 

1. centro do porto

 Centro UNESCO do Porto

O Centro Unesco do Porto, departamento da Fundação Eng. António de Almeida, foi inaugurado em 30 de junho de 1984. O Centro tem ainda como objetivos: promover, no âmbito dos organismos similares, o intercâmbio cultural com os países de expressão oficial portuguesa, bem como, dada a sua inserção no Norte do País e, em particular, na cidade do Porto, apoiar e dinamizar, nestas zonas, iniciativas culturais.

 

2. clube unesco cidade do porto

Clube UNESCO da Cidade do Porto

Os objetivos primordiais do Clube incluem combate à ignorância, criação de espaços de debate, fomentação do espírito de tolerância, promoção de leitura e defesa dos direitos humanos. A atividade do Clube tem distinguido questões ligadas ao ambiente, património cultural, visitas a exposições e atelieres de artistas, e a criação de grupos de correspondentes, nomeadamente com o Japão, a Índia e Malta.

 

3. no image icon 2

 Centro UNESCO de Castelo Branco - Educação para Todos

 

 

4.

Centro UNESCO de Braga – Juventude e Inclusão Social

 

 

5.   aldeia-das-ciencias-centro-unesco-400x153.png

Centro UNESCO Aldeia das Ciências

Foi criado em Setembro de 2008 pela AJPRA – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Cultural e Educativo em cooperação com a Comissão Nacional da UNESCO e um dos seus objectivos é a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em relação à Água, à Energia, ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável.

 

6.  clube_unesco_espacot.png

Clube UNESCO Espaço t

É reconhecido desde 2008 pela Comissão Nacional da UNESCO, como um Clube UNESCO. O Espaço t, o “t” significa todos. Tem como objetivo promover a mudança social, com vista à aceitação da diferença pela sociedade.

 

7. 

Clube UNESCO de Educação Intercultural

 

 

8.  clube_unesco_educacao_artistica.jpg

Clube UNESCO de Educação Artística

O Clube UNESCO de Educação Artística é um espaço permanente de discussão e afirmação da importância da Educação Artística em Portugal, e de difusão dos seus modelos e práticas. Tem como objetivo clarificar o conceito de Educação Artística, enquanto componente fundamental e necessária da educação de todos.

 

9. 

 Centro UNESCO A Casa da Terra

 

 

10.  clube da maia  Clube UNESCO da Maia

Sedeado na CUMA - Associação Maiata Para a Cultura da Paz, o Clube tem por objetivos dinamizar a investigação do património imaterial na Maia. 

 

11. 

Clube UNESCO para a Interculturalidade

 

 

12. centro_unesco_oficinas_do_convento.jpg

Centro UNESCO Oficinas do Convento

Situado no Convento de S. Francisco, em Montemor-o-Novo, o Centro visa contribuir para a promoção da cultura e das Artes Plásticas, assim como desenvolver programas e/ou acções de formação na área das artes plásticas.

 

13. logo ciencia arte engenho

Centro UNESCO – Ciência, Engenho e Arte

O Centro tem por objetivos fomentar práticas educativas com vista à valorização da ciência, tecnologia e da arte assentes na defesa da igualdade de oportunidades, assim como conceber projectos com interesse local, de modo a formar os jovens nas metodologias de investigação científica e tecnológicos, associadas ao desenvolvimento sustentável do município e exercício da cidadania.

 

14. centro memoria e identidade fafe

Centro UNESCO Memória e Identidade

O Centro UNESCO - Memória e Identidade, sediado na Casa da Cultura de Fafe, cria equipas multidisciplinares para fazerem o enquadramento metodológico e científico e consequente trabalho de campo, com o objetivo de preservar tradições, expressões linguísticas, lendas, rituais e aptidões.

 

15.

 Centro UNESCO Imagem, Som e Criatividade

 

 

16. clube_unesco_entre_geracoes.jpg

Clube UNESCO Entre Gerações

O nome atribuído ao Clube teve origem na designação do Programa de Desenvolvimento Humano Entre Gerações da Fundação Calouste Gulbenkian, que apoiou o início do projeto e apadrinhou o Clube, cedendo o nome. O Clube tem como principais atribuições desenvolver, promover e dinamizar o projeto Arquivo de Memória, em consonância com os princípios enunciados noAto Constitutivo da UNESCO.

 

17.

Centro UNESCO Literatura Mundo

 

 

18.  clube cidadania e particip jovem  Clube UNESCO – Cidadania e Participação Jovem 

O Clube visa contribuir para os objetivos da UNESCO, nomeadamente, para a construção da paz, reduzindo a pobreza, promovendo o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, através da Educação Não Formal para a cidadania e participação ativa dos jovens.

 

19.  logo etica do desporto  Clube UNESCO Ética no Desporto

O Clube Unesco Ética do Desporto tem como objetivo contribuir para a concretização dos objetivos da UNESCO, nomeadamente contribuir para a construção da paz, reduzindo a pobreza, promovendo o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, através da Educação Não Formal para a cidadania e participação ativa dos jovens, bem como a promoção da ética no desporto.

 

20.

Clube UNESCO Cinema Documental e Transmédia

 

 

21.

Clube UNESCO Desertificação do Mundo Rural

 

 

22. centro biodiversidade e tradicao

Centro UNESCO Biodiversidade e Tradição

Situado no Ecomuseu no concelho de Montalegre, o Centro UNESCO apresenta um espaço com informação relacionada com a temática da biodiversidade e da tradição, assim como dos projetos da UNESCO. A ideia deste Centro UNESCO é projetar o património imaterial e material da região no mundo.

 

23. clube anume

Clube UNESCO ANIME

O Clube tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos promovendo o Associativismo. Esta mobilização adapta-se às diferentes realidades socioculturais em presença em cada momento, permitindo, entre outras, atividades de caráter lúdico, desportivo, cultural e ambiental. 

 

24. aristidesdesousamendes

Clube UNESCO Aristides de Sousa Mendes

O Clube tem como objetivos transmitir às gerações futuras, principalmente aos mais jovens a sua herança moral, assim como promover, em colaboração com outros parceiros, os acontecimentos de ordem cultural e outras iniciativas.

 

25.

Clube UNESCO Juventude e Património

 

 

26. centro_unesco_angra.jpg

 Centro UNESCO de Angra do Heroísmo

O Centro tem por objetivo contribuir para a promoção de uma cidadania consciente e participativa nas questões atinentes ao Património Cultural e Natural, assim como suscitar e encorajar a defesa dos valores proclamados pela UNESCO.

 

27. gaieras  Centro UNESCO Desenvolvimento dos Jovens nas Comunidades Locais

O objetivo deste Centro é atrair os jovens e a comunidade local em geral, assim como promover a valorização dos monumentos através da realização de eventos nas áreas de música, teatro, cinema, fotografia, pintura, dança, artes de rua, literatura, e gastronomia.

 

28.

Centro UNESCO Património Mundial de Évora

 

 

29. clube_unesco_hipica_doeiras.jpg

Clube UNESCO Hípica de Oeiras

Sutuado na maior mancha verde do Conselho de Oieras, no coração da Estação Agrónoma Nacional, este Clube é reconhecido pela Comissão Nacional da UNESCO, como um Clube UNESCO. 

 

30. clube_unesco_casa_do_tempo.jpg

Centro UNESCO Casa do Tempo

O Centro UNESCO Casa do Tempo tem como atribuições colaborar e cooperar com as instituições locais, regionais ou internacionais, nas ações e realizações que têm ligação com os objetivos da UNESCO, em particular com a Comissão Nacional da UNESCO.

 

31.  clube_unesco_estremoz.jpg  Centro UNESCO para a Valorização e Salvaguarda do Boneco de Estremoz

O Centro tem como objetivos fundamentais a Valorização e Salvaguarda do património material e imaterial que constitui o Figurado de Estremoz em Barro. O Centro conduz atividades educativas, informativas e formativas, inspiradas nos valores e princípios das Nações Unidas e UNESCO, que promovem o diálogo, favorecem a diversidade cultural e contribuem para a paz e para o desenvolvimento humano.

 

32. clube_unesco_trivium.png

 Clube UNESCO Trivium

O Clube UNESCO Trivium opera no âmbito de atividades do Parque Biológico da Serra da Lousã, Espaço da Mente e Templo Ecuménico Universalista. O Clube promove o desenvolvimento de iniciativas que congreguem pessoas sem olhar para idade, género, etnia ou extrato social, promovendo a igualdade, liberdade e fraternidade entre todos.

 

33. clube_unesco_danca.png

Centro UNESCO Dança

O Centro tem como principais objectivos a divulgação desta forma artística milenar, a formação de um público consciente das diversas formas de dança, a transformação de mentalidades e a aproximação do panorama português no que respeita à dança, daquilo que são as realidades de outros países europeus.

 

34.  aveiro

 Clube UNESCO de Aveiro

O objectivo específico do Clube UNESCO de Aveiro éinvestigar, reunir, fixar e divulgar património histórico-cultural da Região Centro, centrado nos testemunhos relacionados com a Idade Média, nas suas vertentes de património cultural edificado, móvel e imóvel, bem como o Património imaterial.

 

35.

Clube UNESCO de Educação pela Diferença Intercultural

 

 

36. clube_unesco_mobilidade_intercultural.jpg

Clube UNESCO Mobilidade Intercultural

Em parceria com a Casa da Juventude de Guimarães, com o Instituto Português de Desporto e Juventude e a UNESCO, o Clube assenta na promoção de políticas da educação intelectual e democracia participativa no território de Guimarães. O Clube tem por objetivo a criação de grupos de jovens e adolescentes oriundos das escolas secundarias do concelho, que de forma autónoma trabalharão a questão da Mobilidade Intercultural enquanto grupos informais de jovens. 

 

37.  nau catrineta capitolio  Clube UNESCO Nau Catrineta

O Clube tem como objetivos prioritários o desenvolvimento de ações e programas de cariz social, cultural, ambiental e económico, assim como a promoção de valores e atitudes de solidariedade e responsabilidade - que se apresentam fundamentais ao desenvolvimento de uma cidadania global responsável.

 

38.

 Centro UNESCO Património Mundial de Sintra

 

 

39.  clube kiron logo

 Clube UNESCO Kiron

Situado na Quinta do Cavalo Kiron, em Sintra, este Clube é o sítio único que alia as capacidades naturais do cavalo com as competências técnicas do terapeuta. É reconhecido pela Comissão Nacional da UNESCO desde 2016, como Clube da UNESCO.

 

40. clube_unesco_de_paremiologia.jpg

Clube UNESCO de Paremiologia

Localizado em Tavira, o Clube é a única associação no mundo que estuda os provérbios, comprometendo-se a orientar toda a sua actividade em função das finalidades da UNESCO e, assumindo, entre muitos outros, o dever de desenvolver e produzir materiais pedagógicos e programas de formação na área da educação não formal. 

 

41. centro_unesco_universidade_valores.jpg

Centro UNESCO Universidade dos Valores

É reconhecido desde 2016 pela Comissão Nacional da UNESCO, como um Clube UNESCO. O Clube procura encontrar soluções para uma vivência plena em ambientes culturalmente diversificados através do desenvolvimento de atividades inovadoras, disponibilizando ao público um espaço de bem-estar e ferramentas que se sustentam em valores universais e em aprendizagens que procuram expandir a Sabedoria Universal.

 

42. centro_unesco_beja.jpg

Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Imaterial de Beja

O Centro foi criado em Beja com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão do património imaterial e promover, estudar e divulgar a música tradicional, nomeadamente o cante alentejano, a literatura e a história popular.

 

43. clube_unesco_educacao_artistica_e_cultural_pela_paz.jpg

Clube UNESCO Educação Artística e Cultural pela Paz

Situado na Fundação MOA, o Clube visa dar continuidade à filosofia do mestre Mokichi Okada, sendo a principal tarefa construir uma sociedade melhor, uma sociedade regida pela Verdade, Bem e Belo.

 

44.  centro arquitectura e arte religiosa

Centro UNESCO para a Arquitetura e a Arte Religiosas

A arquitetura e a arte religiosas são o grande objetivo deste Centro, que visa, sobretudo, a disseminação de boas práticas e também a partilha da própria experiência que o Alentejo tem vindo a realizar neste domínio da proteção, da conservação e da promoção das suas igrejas históricas, mas também de outros patrimónios de caráter religioso.

 

45. centro_unesco_sentidos_plurais_candelaria.png  Centro UNESCO de Candelária - Sentidos Plurais

Localizado na Ilha de São Miguel, Açores, o Centro tem como objetivos a realização de actividades de carácter desportivo, recreativo, lúdico e sócio cultural, a promoção do intercâmbio e da cooperação com associações e organismos nacionais e estrangeiros, assim como a promoção da inserção social de pessoas em risco, combatendo a exclusão social.

 

46.  clube_unesco_norte_crescente.jpg

 Centro UNESCO Norte Crescente

Sedeado nos Açores (São Miguel), o Centro tem como objetivos o desenvolvimento integrado das freguesias da costa norte da Ilha de São Miguel e em especial a promoção de ações nas áreas: social, cultural, desportiva, económica e ambiental.

 

47.  clube_unesco_aptec_de_iac.jpg

Clube UNESCO de IAC - Intervenções Assistidas com Cavalos e Equitação Desportiva

O Clube visa divulgar as Intervenções Assistidas com Cavalos (IAC), demonstrado a suas aplicações e promovendo o reconhecimento perante a sociedade e no âmbito do Sistema Nacional de Saúde. O Clube apoia e trabalha com centenas de pessoas, entre as quais com deficiência.

 

48. logo_clube_unesco_jaac.png

Centro UNESCO Arte, Património e Comunidade de Coimbra

Criado no seio do Jazz ao Centro Clube (JACC), este Clube UNESCO aprofunda a reflexão e a ação do seu serviço educativo em torno das temáticas dos direitos humanos, educação artística e musical, património mundial e imaterial, inclusão social e envolvimento comunitário.

 

49.  clube_unesco_politicas_culturais.png

 Clube UNESCO Políticas Culturais

O Clube pretende ser uma plataforma de discussão sobre temas essenciais para a compreensão da cultura e das suas políticas, em consonância com as diretivas encabeçadas pela UNESCO e em parceria com diversos agentes envolvidos na formulação de políticas, na produção e na fruição da cultura.

 

50. clube_unesco_centro_jovem_insula.png

Centro UNESCO - Jovem Insula

Neste Centro, sedeado na Ilha Terceira, Açores, serão desenvolvidas atividades direcionadas para os jovens, no sentido de contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno das questões da educação.

 

51. femafro  Clube UNESCO FEMAFRO 

A FEMAFRO – Associação de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal tem realizado um conjunto de ações dinâmicas, utilizando sempre uma metodologia feminista antirracista, sobre diversas áreas temáticas ligadas à igualdade de género, discriminação racial, xenofobia e discurso de ódio, identidade e multiculturalidade.

 

52. apordoc  Clube UNESCO APORDOC

A APORDOC – Associação pelo Documentário foi criada em 1998 e é a maior associação portuguesa de produção de cinema documental. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que apoia, promove e estimula o interesse pelo cinema documental, fomenta o desenvolvimento da literacia cinematográfica e visual junto da sociedade civil e divulga o cinema documental português, que considera ser uma ferramenta cultural, educativa e de cidadania essencial para um desenvolvimento pleno e equilibrado dos indivíduos e das sociedades.

 

53.  clube_unesco_fundao_casas_e_lugares_do_sentir.png  Centro UNESCO Casas e Lugares do Sentir

O Clube tem por objetivos suscitar e encorajar a defesa dos valores proclamados pela UNESCO, contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa, nomeadamente em todas as questões da educação e do património material e imaterial, local e do diálogo entre gerações.

 

54. centro amarante

Centro UNESCO de Amarante 

O Centro UNESCO de Amarante pretende contribuir para a formação de cidadãos informados, conscientes e participativos, bem como estimular a leitura e fomentar o gosto pelos livros no público infantil. 

 

55.  UNESCO-02.png

 Centro UNESCO CRESAÇOR

A missão do Centro é promover a Economia Solidária e o Desenvolvimento Local e Comunitário na Região Açores, sustentando os valores da Cooperação, Identidade, Sustentabilidade, Local, Tradição, Cultura, Ambiente, Pessoas. 

 

56.  clube unesco caop

Clube UNESCO para as Artes e Ofícios do Património

O CAOP é um Clube Unesco para as Artes e Ofícios do Património. O Clube tem por objetivo capacitar novos profissionais nas diversas artes e ofícios do património e  valorizar os mestres guardiões dos saberes-fazer tradicionais.

 

57. castelo branco  Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura

O Clube tem como objetivo primordial contribuir para a salvaguarda da memória coletiva através da preservação das tradições e da cultura portuguesa, através da pesquisa, da construção  e da divulgação de materiais didáticos que permitam levar as pessoas a conhecer, a estudar e a valorizar a cultura e as tradições portuguesas.

 

58.  casa ao lado

 Clube UNESCO Casa ao Lado

A missão d'A Casa Ao Lado passa pelo apoio ao desenvolvimento das capacidades técnicas ligadas às artes junto de públicos de diversas faixas etárias, com especial enfoque em grupos em situação de maior vulnerabilidade social.

 

59. clube brinquedo

Clube Unesco Casa do Brinquedo e da Brincadeira

O novo clube UNESCO é especializado na área do estudo, preservação, divulgação e promoção dos brinquedos e das brincadeiras do universo português, património cultural material e imaterial que importa defender na sua pluridimensionalidade e irá funcionar na Casa do Brinquedo e da Brincadeira, em Vila Verde, Braga.

 

60.  toca rufar  

Clube UNESCO Tocá Rufar

O Clube visa contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno das questões da educação de qualidade, da cultura e da redução das desigualdades sociais. 

 

61.

 Clube UNESCO da Cultura Saloia 

O Clube UNESCO da Cultura Saloia tem por objetivo principal contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno das questões da cultura e das tradições da zona saloia.

 

62. k evolution

Clube UNESCO K-Evolution

The K-Evolution visa dar o seu contributo para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno das questões da educação, promovendo o desenvolvimento pessoal, a cidadania e o empreendedorismo para a sustentabilidade.

 

 

 

  • Partilhe