Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Escolas Associadas

 

 

Uma educação de qualidade no coração do desenvolvimento.

Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais atividades para alcançar este objetivo. A UNESCO tem o compromisso de possuir uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, o direito à educação, desempenhando um papel de qualidade no desenvolvimento humano, social e económico.

A UNESCO assegura a liderança global e regional na educação a fim de fortalecer os sistemas de ensino em todo o mundo desde a infância até à idade adulta, para responder aos desafios globais, através da educação. Como única agência das Nações Unidas com mandato para trabalhar esta temática, o trabalho da UNESCO e da Rede SEA abrange o desenvolvimento da educação desde o pré-escolar até ao ensino superior, incluindo o ensino técnico e profissional e de formação, e a educação não-formal.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 9.700 estabelecimentos de ensino espalhados em 180 Estados-membros, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.

 

 Educação um tesouro a descobrir

 

Uma Escola Associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos. Deverá igualmente adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético.

Devem assentar o seu trabalho no pressuposto de que o conhecimento, a familiarização e a colaboração com outros povos e culturas são enriquecedores e vitais. As Escolas Associadas devem constituir uma rede por meio do estabelecimento de elos de comunicação entre si e da organização de encontros. Devem também procurar a colaboração com diferentes parceiros, como por exemplo, entidades oficiais e instituições, ONG, meios de comunicação social, organizações privadas, empresas, etc.

 A Rede SEA trabalha em prol de quatro grandes temas de estudo:

  1. As preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas
  2. A educação para o Desenvolvimento Sustentável
  3. A paz e os Direitos Humanos
  4. A aprendizagem intercultural

A escola associada compromete-se:

  • A desenvolver atividades inovadoras e elaborar novas abordagens, métodos e recursos pedagógicos para promover a paz e uma educação de qualidade para todos.
  • A tomar parte nas iniciativas da UNESCO, projetos emblemáticos, campanhas, concursos e a testar materiais e projetos pedagógicos
  • A reforçar a cooperação entre as escolas, participando em parcerias e assegurar a partilha de experiências e competências
  • Inspirar-se nos quatro pilares de educação Delors, Aprender a fazer, Aprender a ser, Aprender a conhecer, Aprender a viver juntos
  • A enviar ao Coordenador Nacional um relatório anual sobre as atividades da escola.

 

 

Os civila Kosmaca Piran school, Slovenia

 @UNESCO 

“Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se
à volta de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão
dalgum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto
é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio
envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas
as actividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três
precedentes.”
In Educação – Um Tesouro a Descobrir
Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI

 

Escolas Associadas da UNESCO - Manual Prático

ManualSEA

 

 

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO foi pela 3ª vez galardoada na 3ª edição BOAS PRÁTICAS - DIÁLOGO INTERCULTURAL PARA APOIO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

 

 A Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém e a Escola Secundária Pedro Gomes, na Cidade da Praia, em Cabo Verde