Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

FAQs

QUESTÕES MAIS FREQUENTES:

  1. Todas as escolas podem pertencer à Rede SEA?

Sim, todas as escolas desde o jardim de infância ao ensino superior podem pertencer ao SEA desde que os seus planos de estudo sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação.

  1. Quais os benefícios de pertencer a Rede de Escolas Associadas da UNESCO?

O estabelecimento de uma Rede de escolas interessadas em levar a cabo atividades que implementem uma educação de qualidade, partindo de uma dimensão ética e cultural. Tem um efeito multiplicador.

  1. Qual a diferença entre uma escola associada e uma escola não associada?

Uma escola associada concebe um projeto em favor de uma educação de qualidade, prosseguindo os quatro pilares de educação de Delors.

  1. A Comissão Nacional ou a UNESCO financia as escolas associadas da UNESCO?

Não, nem a Comissão Nacional nem a UNESCO são entidades financiadoras.

  1. O que são projetos-piloto?

São projetos experimentais e atividades levadas a cabo por um período específico de tempo desenvolvidas num dos 4 temas da ASPnet. As escolas devem também apresentar um relatório anual ou bienal, ao Coordenador Nacional.

  1. O que são projetos-farol?

São projetos experimentais e atividades levadas a cabo sobre questões específicas, ao nível regional, inter-regional ou internacional. Os participantes neste projeto são escolas SEA escolhidas em alguns países e são escolhidos pelos Coordenadores Nacionais, Coordenadores ao nível nacional e internacional para cada projeto.

  1. Uma Escola Associada pode desenvolver projetos com escolas não associadas?

Pode com certeza.