Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Projetos e parcerias

Manual para professores "Património para a Paz e a Reconciliação - Salvaguardar o Património Cultural Subaquático da Primeira Guerra Mundial"  - versão em português 

 

manualsite

2016 Ano Internacional para o Entendimento Global

 

 

Kit Educativo “O Património Mundial nas Mãos dos Jovens”

mao dos jovens

O Kit pedagógico destina-se a auxiliar os professores e formadores na missão de salvaguardar o património, tomando como ponto de partida e exemplo a Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural, e os bens inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO. Poderá também ser utilizado pelos gestores dos bens, responsáveis locais e nacionais, operadores Turísticos ou quaisquer outras pessoas interessadas em saber mais sobre a Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural. 

 

Kit Educativo “O Património Cultural Subaquático”

Subaquático

Este projeto tem como principal objetivo, sensibilizar para o significado de preservar o PCS e estimular atividades que fomentem a participação ativa e cívica na vida comunitária.

“A Educação é uma prioridade, e a presente publicação deve ajudar em fornecê-la. Esta, é uma ferramenta educativa muito útil, destinada aos educadores, aos pais e aos jovens. O objetivo é difundir o conhecimento sobre o património cultural subaquático e de promover a sua proteção e valorização. A UNESCO espera que, uma vez introduzida nas escolas e nos programas educativos, orientará os professores no sentido de incentivar os jovens a se familiarizarem com uma das mais preciosas, insubstituíveis e frágeis partes do nosso legado, o património cultural subaquático”.

 

Kit Educativo no âmbito da Evocação do 1º Centenário da 1ª Guerra Mundial

guerra mundial

2014-18 “Peace Education Iniciative”

É recomendada pela UNESCO a organização de eventos de evocação ao património cultural submerso e a preparação de atividades de sensibilização que levem a consciencializar para os aspetos humanitários do conflito; prevenir e defender da pilhagem e a exploração comercial dos sítios e a fomentar relações pacíficas e de compreensão cultural; propostas de atividades; património documental (cartas, postais, fotos, diários de bordo; jornais, filmes, cadernetas militares); património construído (memoriais), oral; etc;

Foi proposto pelo Colégio Valsassina o acesso ao blogue:

http://omaiormuseudomundo.blogspot.pt/ e o seu carregamento com atividades e projetos neste âmbito, no sentido de dinamizar o trabalho nas mais variadas vertentes, tendo em consideração que em 2014, os naufrágios ocorridos a partir desta data passam a estar protegidos pela Convenção 2001 da UNESCO para a Proteção do Património Cultural Subaquático.

 

Kit Educativo “Água e Educação em Meio Escolar”

meio escolar

Proceder à elaboração de um quadro de valores partilhados entre a Rede das Escolas Associadas dos países dos PALOP, no âmbito das Comissões Nacionais da UNESCO, para o fortalecimento de uma educação de qualidade nas competências interculturais e no fomento do diálogo e na partilha de experiências e de projetos para o desenvolvimento sustentável. Promover e incentivar a troca de experiências e boas práticas no domínio da formação e da aprendizagem.

 

Kit Educativo “Diálogo Euro Árabe”

“A chave para o diálogo, está na educação”. (HE Sheik Mohamed Bin Isa Al Jaber).

A educação é a base sobre a qual se constrói o entendimento, a promoção de um comportamento positivo, a melhoria das competências, e o respeito pela diferença e pela diversidade.

Este é o caminho para alcançar uma paz duradoura e de convivência entre os povos e nações do Mundo (Addulaziz Othman ALtwaijri, diretor geral da UNESCO para a comunicação).

O Kit educativo, proposto por peritos, trará uma contribuição neste âmbito, visando as necessidades especiais das relações europeias e árabes, no reconhecimento e respeito pela diversidade cultural, o estabelecimento de uma comunicação com base no diálogo intercultural e multiculturalismo, e na identifi cação de bases comuns – valores, para construir o futuro para todas as crianças.

Este Kit educativo será dinamizado pelas escolas associadas da UNESCO.

 

Projeto Educativo no âmbito da Rota Transatlântica do Escravo: “Quebrar o

silêncio”

silencio

A Conferência Geral da UNESCO, aprovou em 1993, o lançamento do projeto que foi oficializado em 1994, em Oudah, no Benin.

É um projeto intersectorial e transdisciplinar da UNESCO, o qual está ligado a todos os domínios de competência da Organização.

O setor da educação da UNESCO através da Unidade de coordenação da rede das Escolas associadas, é responsável pelo programa, em relação com a divisão do diálogo intercultural.

Trata-se de promover as atividades culturais, artísticas e as manifestações espirituais nascidas nas interações do comércio negreiro nas Américas e no Caribe e as tradições africanas, ou seja, o patrimônio comum e material dos povos africanos, ameríndios e europeus que o comércio negreiro levou à existência de sociedades plurais. Quebrar o silêncio sobre a tragédia do tráfico de escravos e contribuir, através da realização de trabalhos científicos multidisciplinares, para uma melhor compreensão dessa tragédia, suas causas profundas, suas problemáticas e suas modalidades de operação. Contribuir com a cultura da paz e a coexistência pacífica dos povos, promovendo a reflexão sobre o pluralismo cultural, a construção de novas identidades e cidadanias e o diálogo intercultural.

 

Celebração da Década Internacional para a Aproximação das Culturas 2013-2022

Culturas

Em 23 de agosto de 2013, a Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, o presidente da Comissão Nacional do Cazaquistão para a UNESCO e a ISESCO (Organização Islâmica para a Educação, a Ciência e a Cultura), Imangali Tasmagambetov, e o ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov, lançaram oficialmente a Década Internacional para a Aproximação das Culturas. A proclamação de uma Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), para a qual a UNESCO foi designada agência líder do Sistema das Nações Unidas, foi adotada pela Resolução 36C/40 da Conferência Geral da UNESCO, em novembro de 2011, seguida pela Resolução 67/104 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Dezembro de 2012.

 

Literacia e hábitos de leitura -Bibliotecas escolares Desenvolvimento da Leitura

Em parceria com as Redes UNESCO (escolas, bibliotecas, centros e clubes UNESCO). Esta parceria materializar-se-á na recolha de livros pelas Redes e a procura de entidades que se queiram associar no seu transporte para os PALOP. Este projeto tem como objetivo enriquecer o acervo das bibliotecas escolares dos PALOP, nomeadamente Cabo Verde e Moçambique, a fim de que os alunos possam usufruir de hábitos de leitura mais regulares e assim melhorar o seu desempenho escolar. Será um projeto que se prevê levar a cabo já no próximo ano letivo.

“O objetivo da Década é promover o entendimento mútuo e o respeito à diversidade, aos direitos e à dignidade entre os povos, por meio do diálogo intercultural e iniciativas concretas”.

Irina Bokova

 

Projeto Atlântico Educar para a Cidadania Global

Este projeto tem como objetivo principal criar uma comunidade de aprendizagem que permita contribuir através do diálogo intercultural para um melhor conhecimento das regiões, populações e culturas. Estimular o reconhecimento de identidades e a ligação das populações ao seu espaço, território e memórias.

Conhecer e divulgar o património natural, cultural e imaterial local e nacional; sensibilizar os jovens para a necessidade da conservação dinâmica e sustentável do património; partilhar diferentes culturas e regiões do Atlântico; partilhar vivências, projetos, métodos de trabalho e reflexões; interagir com a comunidade local; entender o Atlântico como um espaço partilhado de conhecimento e diálogo; desenvolver uma consciência crítica e interventiva face aos problemas ambientais a destruição das áreas costeiras e o desaparecimento de espécies marinhas; o intercâmbio entre professores e alunos; e a criação de uma plataforma on line.

Promoção de valores: interculturalidade; solidariedade; respeito mútuo; defesa da diversidade e pluralismo; cooperação e diálogo internacional; sustentabilidade e consumo responsável.

Experimentar abordagens inovadoras sobre a Educação para a Cidadania Global e Educação para o Desenvolvimento Sustentável através das escolas associadas da UNESCO; fortalecer o intercâmbio, experiências e boas práticas entre as escolas; estabelecer plataformas colaborativas online para aprendizagem e intercâmbio; lançamento de projetos inovadores; fornecer materiais e recursos educativos.

Os trabalhos podem desenvolver-se no âmbito das três grandes linhas, no âmbito da construção de uma cidadania global Atlântica:

Desenvolvimento Sustentável

Diversidade Cultural

Cidadania Global Atlântica

O enquadramento deste projeto situa-se no âmbito da celebração da Década Internacional para a Aproximação de Culturas 2013/22; da Estratégia da Rede Internacional das Escolas Associadas da UNESCO 2014/21 Construindo uma Cidadania Global e promover um Desenvolvimento Sustentável; e iniciar linhas de orientação no âmbito da celebração de 2016 Ano Internacional para o Entendimento Global.

Foi já lançado um concurso de desenho e texto subordinado ao tema “Imagina o Atlântico” e no inicio do próximo ano letivo será lançado um concurso de ideias para a criação de um logotipo.

Participam neste projeto escolas de Portugal, Espanha e Cabo Verde.

 

Projeto Sandwatch - Adaptar-se à mudança climática e educar para o desenvolvimento sustentável

O Sandwatch propõe um método para que crianças, jovens e adultos, com a ajuda dos professores e da comunidade local, possam trabalhar juntos com vista a uma avaliação crítica dos problemas e conflitos com os quais o ambiente das suas praias é confrontado e ao desenvolvimento de soluções sustentáveis a fim de remediar tais questões. Ele também ajuda as praias a serem mais resilientes à mudança climática.

O Sandwatch é um programa que permite a crianças, jovens e adultos trabalharem em conjunto na observação científica e na avaliação crítica dos problemas e conflitos com os quais as suas praias e áreas costeiras são confrontadas, além de propor a conceção e a implementação de atividades e projetos que abordem algumas dessas questões, ao mesmo tempo que reforça o ambiente das praias e torna o ecossistema mais resiliente à mudança climática.

Objetivos

Com o Sandwatch, crianças, jovens e adultos têm a possibilidade de atuar nas suas comunidades e envolver-se no melhoramento e na gestão inteligente das áreas litorâneas.

Os objetivos do Sandwatch são:

- fazer com que crianças, jovens e adultos realizem observações, medidas e análises científicas das alterações dos ambientes das praias com uma abordagem interdisciplinar;

- auxiliar os grupos Sandwatch, juntamente com as comunidades, a utilizarem os seus dados e conhecimentos a fim de melhorarem e gerirem as praias de modo inteligente;

- integrar a abordagem Sandwatch nos sistemas educativos formais e informais e cooperar com a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável;

- ajudar a compreender como a mudança climática interfere nos sistemas das praias;

- reforçar a resiliência dos ecossistemas e contribuir para a adaptação à mudança climática.

 

Metodologia

A metodologia Sandwatch baseia-se em boas práticas científicas e consiste em quatro etapas principais: observação, análise, intercâmbio e ação (MAIA):

Seleção de uma praia específica para observação, preparação de um mapa esquemático e medições regulares de vários parâmetros, tais como:

- a maneira como a população utiliza a praia;

-  lixo na praia;

- qualidade da água;

- erosão e acreção;

- composição da praia;

- ondas;

- correntes litorâneas;

- flora e fauna.

Análise dos resultados

Compilação de informações em tabelas, gráficos e diagramas; verificação de tendências de como um determinado parâmetro evolui com o passar do tempo; tarefas estas que incluem:

- compilação de tabelas de dados;

- gráficos e diagramas para a apresentação de dados;

- conceção de peças de arte e modelos para a ilustração dos resultados; e

- análises estatísticas simples (conforme o caso e em função da experiência do grupo).

Intercâmbio de resultados

Divulgação dos resultados no contexto local – para outras salas de aula, escolas, grupos de jovens, pais, membros da comunidade e autoridades, bem como para outros grupos Sandwatch ao redor do mundo – por intermédio de:

- reuniões e apresentações;

- narração de histórias e encenações;

- publicações, tais como boletins informativos, prospetos, folhetos, histórias, desenhos;

- meios de comunicação visual: cartazes, fotografias, vídeos;

- formação de redes na internet;

- sites.

Ação

Planeamento, implementação e avaliação de uma atividade relacionada com a praia que dê conta de ao menos uma das seguintes tarefas:

- abordagem de um problema específico relacionado com a praia;

- melhoria da praia;

- promoção da adaptação à mudança climática.

Para mais informações:

http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002183/218344por.pdf