Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Educação para a saúde

 

@UNESCO

EDUCAÇÂO PARA A SAÚDE

A UNESCO trabalha para alcançar a Educação para Todos, promovendo a saúde de cada indivíduo dentro da comunidade escolar. A Organização promove boas políticas e práticas no sector da educação  ajuda os parceiros a criar ambientes de aprendizagem seguros e promove a educação baseada em competências de vida através de métodos modernos de ensino e interativos. A UNESCO é orientada pelo reconhecimento da interdependência cada vez maior da humanidade e a nossa necessidade de analisar coletivamente os riscos e desafios que afetam a nossa saúde e capacidade de viver em conjunto.Leia mais


O trabalho da UNESCO na educação em saúde visa a criação de ambientes de aprendizagem saudáveis ​​e inclusiva para todos os membros da comunidade escolar. O trabalho da Organização contribui para a concentração de recursos em Saúde Escolar Eficaz, uma parceria entre as agências da ONU, governos nacionais e da sociedade civil que trabalha para promover atividades econômicas para tornar as escolas saudável.

Muitos jovens são vulneráveis ​​à coerção, abuso, exploração, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Por esse motivo, a UNESCO fornece orientação técnica sobre a educação sexual para os Estados-Membros, incluindo a promoção de boas práticas em educação nas jovens em idade fértil.

Bullying homofóbico é uma violação de direitos dos alunos e professores, e um obstáculo para alcançar uma educação de qualidade para todos. A UNESCO apoia as respostas educativas para este problema global. Em 2011, a UNESCO convocou a consulta internacional first-ever das Nações Unidas para lidar com o bullying homofóbico nas instituições de ensino.


Links relacionados:

Educação para a Saúde

 

Recursos

Bullying Homofóbico

Educação Sexual

Educação Física e Desporto

Gerir e mobilizar recursos para o setor da Educação - HIV/SIDA

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO possui várias escolas a dinamizar projetos nestas áreas, nomeadamente a Agrupamento de Escolas Alves Redol, a Escola Secundária Sá da Bandeira, Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Escola EB 2+3 Dr. José de Jesus Neves Júnior, o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar e a Escola Secundária D. Duarte, entre outras.