Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Ciência para a sociedade

O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente. Ao responder a grandes perguntas e enfrentar desafios importantes do nosso quotidiano, a ciência cria conhecimento e melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas, reduzindo desigualdades e construindo pontes.

ciencia para a sociedade                                                                                                                                        © UNESCO

Assim, a ciência revela-se fundamental para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para todos os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tal como a ex-Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, defende na Mensagem do Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento 2016. Para que seja atingido o melhor resultado possível, há a necessidade de envolver os cidadãos nos programas científicos, de modo a que estes possuam as ferramentas necessárias para fazerem escolhas informadas e conscientes. Por outro lado, os órgãos governativos devem promover iniciativas de promoção do desenvolvimento e literacia científicos e de sensibilização para a ética, o que requer uma cooperação próxima com a comunidade científica.

A UNESCO tem incentivado o desenvolvimento do conhecimento científico através de diversas iniciativas e programas como a Rede de Cátedras, a Rede de Geoparques, o Programa Internacional de Ciências Básicas (IBSP), o Programa do Homem e da Biosfera (MAB), o Programa Internacional Hidrológico (IHP), entre muitos outros.

A celebração de diversos eventos, entre os quais o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) e o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento (10 de novembro), pretende aumentar o envolvimento da população e das organizações da sociedade civil na construção da ciência para o entendimento global, focando a relevância da ciência enquanto recurso para o desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, a UNESCO organiza a cada dois anos, em colaboração com a Academia Húngara das Ciências (HAS) e o Conselho Internacional da Ciência (ICSU), o Fórum Mundial da Ciência. O Fórum tem diversos objetivos:

  • Fortalecer a interação entre a ciência, políticas governativas e a sociedade;
  • Facilitar e reforçar redes globais de ciência, tecnologia e inovação e contribuir para a participação de atores da política no cenário de mudança da ciência relativamente aos desafios de desenvolvimento;
  • Encorajar melhores ligações entre a academia e a indústria globalmente;
  • Assegurar a contribuição de jovens cientistas na discussão de temáticas da ciência, tecnologia e inovação;
  • Criar um ambiente de colaboração e
  • Assegurar a participação de cientistas de países em vias de desenvolvimento e dar-lhes visibilidade.

A edição de 2017, sobre o tema “Ciência para a Paz”, destacou o papel da ciência como potenciadora da inclusão social, do desenvolvimento sustentável, da paz e do entendimento global.

forum mundial de ciencia 2017                                                                                                                                            © UNESCO

Fórum Mundial de Ciência 2017 (vídeo). VER

 

Ligações úteis

Ciência para o entendimento global

Ciência para um Futuro Sustentável

Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento

UNESCO na COP 23

 

Publicações

desperdicio de agua

Desperdício de água – um recurso inexplorado

world social science report

Relatório Mundial de Ciências Sociais 2016

 

aconselhamento cientifico

O futuro do aconselhamento científico às Nações Unidas