Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Investir na ciência, tecnologia e investigação

A criação de conhecimento e compreensão através da ciência equipa-nos para encontrar soluções para os desafios económicos, sociais e ambientais graves que enfrentamos atualmente e permite alcançar um desenvolvimento sustentável e as chamadas "sociedades verdes". Como nenhum país pode alcançar o desenvolvimento sustentável por si só, a cooperação científica internacional contribui, não só para o conhecimento científico, mas também para a construção da paz.

A UNESCO trabalha no sentido de ajudar os países a investir em ciência, tecnologia e inovação (CTI ), para desenvolverem políticas nacionais de ciência, para reformar os seus sistemas de ciência e permitindo a  capacidade de monitorar e avaliar o desempenho, por meio de indicadores de CTI e estatísticas tendo em conta a diversidade de Estados membros com contextos específicos.

As políticas de ciência não são suficientes. A Ciência e o ensino, a todos os níveis e a capacidade de pesquisa necessiatm de ser construídos, de forma a permitir que os países desenvolvam suas próprias soluções para os seus problemas específicos e para desempenharem o seu papel na arena científica e tecnológica internacional.

A ligação da ciência com a sociedade, a compreensão pública da ciência e da participação dos cidadãos na ciência são essenciais para a criação de sociedades onde as pessoas têm o conhecimento necessário para fazer escolhas profissionais, pessoais e políticas, e participarem no mundo estimulante da descoberta.

Os sistemas de conhecimento indígenas desenvolvidas com a interação longa e estreita com a Natureza, complementam os sistemas de conhecimento com base na ciência moderna.

A Ciência e a tecnologia devem capacitar as sociedades e os cidadãos, mas também envolvem escolhas éticas. A UNESCO trabalha com os seus Estados membros, visando promover decisões informadas sobre o uso da ciência e da tecnologia, em particular no campo da bioética .

A água é fundamental para a vida e garantir a segurança da água para as comunidades em todo o mundo é essencial para a paz eo desenvolvimento sustentável. A compreensão científica do ciclo da água, a distribuição e as características de superfície e subterrâneas, das águas urbanas contribuem para a gestão inteligente de água doce para um ambiente saudável e para responder às necessidades humanas.

O conhecimento científico da história da Terra e de recursos minerais, o conhecimento dos ecossistemas e da biodiversidade e a interação dos seres humanos com os ecossistemas são importantes para nos ajudar a entender como agir no nosso planeta visando um futuro pacífico e sustentável para todos, incluindo as  gerações vindouras.