Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Construir sociedades do conhecimento

stedusavoir

O conhecimento e a informação têm um impacto na vida das pessoas. A partilha do conhecimento e da informação, em particular através das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), tem o poder de transformar as economias e as sociedades. A UNESCO trabalha para construir sociedades do conhecimento inclusivas e para dar mais peso à comunidades locais, aumentando o acesso, a presevação e a partilha de informação e de conhecimento em todos os domínios da UNESCO. As sociedades do conhecimento, o respeito pela diversidade cultural e linguística e uma educação de qualidade para todos.

Criar sociedades do conhecimento baseia-se na convicção que o acesso universal à informação é indispensável à construção da paz, do desenvolvimento económico sustentável e do diálogo intercultural. A UNESCO promove “a transparência” no conteúdo, a tecnologia e os processos através de medidas de sensibilização, a elaboração de políticas e o reforço das capacidades. Entre as soluções contam-se o livre acesso à informação científica, aos recursos educativos livres, aos softwares livres e Open Source, à plataforma de formação livre, assim como ao ensino à distância e à aprendizagem livre. Estes recursos permitem aos investigadores e aos inovadores partilhar e utilizar os dados mais facilmente e permitem aos estudantes e aos professores do mundo inteiro um acesso sem precedentes ao conhecimento e à informação.

A UNESCO colocou a preservação do património documental no centro do seu mandato para a promoção da paz e do diálogo intercultural. Apoia esta iniciativa reforçando os quadros de preservação atuais e dando ênfase à preservação a longo prazo da informação digital. A UNESCO estimula igualmente o multilinguismo e o respeito da diversidade cultural no ciberespaço. A Organização promove a produção de conteúdos em diferentes línguas à escala local e contribui para os debates internacionais sobre a governança da Internet através da sua participação no Fórum sobre a Governança da Internet (FGI) e na Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (SMSI).

Para se desenvolver com sucesso neste mundo em evolução constante e resolver eficazmente os problemas quotidianos, os indivíduos, as comunidades e os países devem dotar-se de um conjunto de competências críticas para poder procurar a informação, avaliá-la de forma crítica e criar novas informações e um novo conhecimento. Possuir noções elementares em matéria de informação cria novas oportunidades que melhoram a nossa qualidade de vida. O conhecimento de noções elementares em matéria de informação está estreitamente ligado a outros tipos de competências tais como os conhecimentos elementares em tecnologia da informação e da comunicação, a alfabetização digital e a educação para os media e a informação.