Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Open solutions

opensolutions

A UNESCO está convencida que o acesso universal à informação e ao conhecimento é indispensável à construção da paz, do desenvolvimento social e económico sustentável e do diálogo intercultural.

Os progressos acrescidos no domínio das TIC e dos media sociais orientados para o utilizador permitiram avanços técnicos que souberam diversificar os modelos tradicionais de colaboração eficaz e de soluções inovadoras propostas pelos software livres e open source (FOSS). Estes novos modelos incluem assim componentes muito variadas do domínio público.

O livre acesso (Open Access - OA), os dados livres (Open Data), as plataformas de "crowdsourcing" e os recursos educativos livres (REL) permitem partilhar a informação de forma livre e legal e oferecem oportunidades estratégicas transversais para melhorar a qualidade de tomada de decisões e para facilitar o diálogo político, a partilha de conhecimento e o reforço de capacidades, em particular para as pessoas com deficiência.

O programa "Open Solutions" da UNESCO ajuda os dirigentes, os profissionaus, os investigadores e os utilizadores de TIC a apoiar as comunidades, a estimular as investigações empíricas e as publicações, bem como a organizar eventos-chave aos níveis mundial, regional e nacional.