Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Competências para o trabalho e vida ativa

 @UNESCO

Confrontados com altos níveis de desemprego entre os jovens, mudanças rápidas nos mercados de trabalho, o avanço tecnológico, a globalização, e as desigualdades sociais e tensões persistentes, muitos governos estão a priorizar o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho através da educação e formação (FP) técnico e profissional.
Neste contexto, a UNESCO chama a atenção para a transformação da ETP e por isso abrange toda a gama de competências que são necessárias para, e no mundo do trabalho. Isto implica fundamento Formação Profissional numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, que vise garantir a igualdade de oportunidade para todos. Esta visão transformada de FP compreende a aprendizagem formal. Não formal e informal.

Guiados por esta abordagem, a UNESCO - com o apoio do Centro Internacional UNESCO -UNEVOC - ajuda os países a melhorar os seus sistemas e práticas de FTP . A Estratégia da UNESCO para a FP (2010-2015) identifica três principais áreas de trabalho para a Organização: conselhos de política e desenvolvimento de capacidades, a criação de normas internacionais e de planeamento e partilha de conhecimentos.

O quadro global que orienta a ação coletiva em prol do desenvolvimento da FP foi definida no Terceiro Congresso Internacional sobre FTP (Shanghai , 2012 ), organizado pela UNESCO.

Conselhos sobre política para o desenvolvimento de competências para a Educação Para Todos, é um programa que está a trabalhar com os governos para o desenvolvimento de sistemas de FTP no Afeganistão, Benim, Costa do Marfim, Laos, Libéria, Madagáscar e Malawi.

O Projeto BEAR (Melhor Educação para a ascensão da África ) é uma iniciativa de cinco anos apoiada pela República da Coreia , que está a apoiar o desenvolvimento de FTP no Botswana, República Democrática do Congo , Malawi , Namíbia e Zâmbia, no Desenvolvimento da África Austral (SADC). 

O estabelecimento de normas internacionais para acompanhar a UNESCO é o responsável por gerir a implementação de dois instrumentos normativos referentes à FP: a Convenção de 1989 e a Recomendação Revista de 2001.

A UNESCO apoia a dinamização do Grupo de Trabalho Inter - Agência sobre FTP , que é um mecanismo internacional para o diálogo político e cooperação. O grupo inclui a Organização Internacional do Trabalho (OIT ) eo Banco Africano de Desenvolvimento, o Banco Asiático de Desenvolvimento , a Fundação Europeia para a Formação , a Organização para Cooperação e Desenvolvimento, a Fundação Europeia para a Formação, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, o Banco Mundial e outros.

Publicado pela UNESCO e desenvolvido por uma equipa independente, o Relatório Mundial de Educação Para Todos, gere o programa global para os seis objetivos do DM (Meta 3).

@UNESCO

- Ver mais 

UNEVOC - Ensino Técnico e Profissional Ensino Técnico e Profissional 

UNESCO International Centre for Technical and Vocational Education and Training (UNEVOC)

UNEVOC

UNESCO Institute for Lifelong Learning (UIL) Adult Learning and Education Programme

 

 

@UNESCO

UIL

Educação Para Todos EFA

 Juventude e competências

 

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO tem estabelecimentos de ensino diretamente vocacionados para o ensino técnico e profissional.

De entre outros, a ESCOLA PROFISSIONAL E ARTÍSTICA "Árvore", que este ano foi a escola responsável pela criação do logotipo do projeto internacional "World Poems", estabelecido em cooperação com as Comissões Nacionais de Portugal e de Espanha.

Os gestos internacionais YoGoTe estão presentes neste projeto escolar.

Este projeto que se encontra em marcha, tem como objetivo desenvolver uma página Web que recolherá poemas de todo o mundo, em qualquer idioma a fim de valorizar e destacar os valores humanos das escolas da Rede. Os poemas serão apresentados por alunos da Rede SEA em todo o mundo, no idioma original, e, ao mesmo tempo, são feitos os sinais internacionais das ideias principais.

O objetivo é destacar a existência e os valores desta Rede global única de forma inovadora e expressiva, onde os alunos são os principais atores, mostrando ao mundo a beleza do seu idioma e cultura.

A página Web resultante apresentará uma coleção de poemas de diferentes continentes  (África, Estados Árabes, Ásia e Pacífico, Europa e América do Norte e América Latina e as Caraíbas).

 

 

 

O CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS INDÚSTRIAS DA MADEIRA E DO MOBILIÁRIO

Em maio passado, três concorrentes deste Centro de Formação, foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, no Campeonato Nacional das Profissões (SkillsPortugal - 2012.

Em outubro, o concorrente, Carlos Martins, na profissão de “Operador de Máquinas de Madeira” (2ª Transformação – CNC), sagra-se campeão europeu no Campeonato da Europa das Profissões, EuroSkills, Spa-Francorchamps 2012, obtendo, também, o prémio “The Best of Nation” (concorrente nacional mais bem pontuado), tendo a equipa nacional do “cluster” das Madeiras, cuja preparação decorreu, maioritariamente, no CFPIMM, recebido o Certificado de Excelência por Equipas

 

 

 

 O CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA INDÚSTRIA METALÚTGICA E METALOMECÂNICA

Com vários artigos publicados sobre a sua competência em matária de ensino e de aprendizagem.