Comissão Nacional da UNESCO

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Professores

 

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Os professores, a sua formação, recrutamento, ou não recrutamento, o status e as suas condições de trabalho, estão entre as principais prioridades da UNESCO.

“Os professores são a força mais influente e poderosa para a equidade, acesso e qualidade na educação”

Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO.

O principal desafio enfrentado pela profissão docente é ao mesmo tempo, o seu número e qualidade. Ou seja, o mundo precisa de mais e melhores professores e a UNESCO trabalha para enfrentar este desafio, para além de defender os seus direitos.

De acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO, pelo menos dois milhões de novos professores são necessários em todo o mundo para garantir a educação primária universal até 2015. Este deficit é um obstáculo para alcançar o acordo internacional de Educação Para Todos (EFA) e os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

A Estratégia da UNESCO para os Professores entre 2012-2015, concentra-se no desenvolvimento de competências para a formação e construção de uma força de ensino de alta qualidade em países mais prejudicados pela falta de professores, especialmente na África subsaariana.

A UNESCO está comprometida em manter quadros legais que protegem os direitos dos professores. Um comité de especialistas nomeados pela UNESCO e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), reúne-se a cada três anos para acompanhar a aplicação da Recomendação UNESCO / OIT sobre o Estatuto dos Professores (1966) e a Recomendação da Unesco relativa à condição do Pessoal Docente do Ensino Superior (1997).

Todos os anos, no dia 5 de outubro, a UNESCO celebra o Dia Mundial do Professor, juntamente com os seus parceiros da OIT, PNUD, UNICEF e a Educação Internacional.

A task force Internacional sobre Professores para a EPT é uma aliança voluntária global de parceiros da EFA (governos nacionais, agências da ONU, etc) que trabalham em conjunto para resolverem a lacuna teacher gap.

Links relacionados:

  • Formação de professores

http://www.unesco.org/new/en/education/themes/education-building-blocks/teacher-education/

  • UIS professores – Instituto UNESCO para as Estatísticas

http://www.uis.unesco.org/education/pages/teachers-statistics.aspx?SPSLanguage=EN

  • UNESCO UIB- Bureau Internacional de Educação

http://www.ibe.unesco.org/en.html

  • UNESCO IICBA Reforçar o desenvolvimento do professor em África

http://www.eng.unesco-iicba.org/

  • Educação internacional

http://www.ei-ie.org/en/websections/content_detail/5528

  • Task force Internacional de professores para uma educação para todos

http://www.teachersforefa.unesco.org/v2/index.php/en/

  • Prémios e celebrações UNESCO Hamdan-prize

http://www.unesco.org/new/en/education/themes/education-building-blocks/teacher-education/teacher-prizes/hamdan-prize/

  • Dia Mundial do Professor

http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-days/world-teachersday/

 

Este ano a Comissão Nacional da UNESCO celebrou o Dia Mundia do Professor com a realização de um Encontro em Lagos,  no Centro de Formação Dr. Rui Grácio,- Escola Associada da UNESCO.

O tema escolhido foi "Educar para a Felicidade". Este dia tem constituído uma oportunidade para os Estados membros prestarem homenagem aos professores, pilares de comunidades educativas no âmbito de uma educação de qualidade para todos, em ambientes de cidadania e solidariedade. Em atividades desenvolvidas especialmente pelas escolas, é também um dia em que o professor é reconhecido o mérito e a pesada responsabiliaddede educar gerações.

Neste seminário, participaram oradores de várias áreas de atuação no âmbito educativo numa perspetiva da literacia, e como pilar de formação, a mediação de conflitos e a gestão dos afetos na escola, a cultura da felicidade e bem estar emocional nas comunidades educativas.

 

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