Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Museus

Os museus são instituições que procuram representar a diversidade natural e cultural da Humanidade, desempenhando um papel essencial na proteção, preservação e transmissão do património.

(Recomendação relativa à Proteção e Promoção dos Museus e das Coleções, da sua Diversidade e do seu papel na Sociedade)

 

Os museus são muito mais do que locais onde são exibidos e conservados objetos. Para além de serem um meio de proteção do património material e imaterial e da diversidade cultural e natural existentes, os museus desempenham um papel de grande relevância na promoção de uma economia local e regional criativa e agem como plataformas de discussão e debate nos campos social e cultural, já que focam questões complexas e incentivam a participação da sociedade civil.

Da mesma forma que o turismo cultural aumentou de forma acentuada nas últimas décadas, o número de museus em todo o mundo passou de 22 mil em 1975 para 55 mil hoje em dia. Portugal acompanha esta tendência, possuindo mais de 700 museus atualmente.

A UNESCO não só apoia os museus, com especial atenção aos que estão em risco, e promove a preservação do património, como também contribui para a capacitação de especialistas na inventariação, documentação e conservação de coleções. Para além disso, tem intervindo ativamente no combate ao tráfico de objetos culturais. Todos estes aspetos estão contemplados na Recomendação relativa à Proteção e Promoção dos Museus e das Coleções, da sua Diversidade e do seu papel na Sociedade (2015), que destaca o papel dos museus na preservação, pesquisa, comunicação e educação.

 recomendacao museus

Recomendação relativa à Proteção e Promoção dos Museus e das Coleções, da sua Diversidade e do seu papel na Sociedade

Para atingir todos os estes objetivos, a UNESCO coloca em prática iniciativas como o Fórum de Alto Nível para Museus, que teve lugar na China em 2016. O Fórum destacou temas como as tendências dos novos museus, a proteção de objetos e coleções culturais, quadros éticos e tecnológicos para os museus e a promoção do envolvimento das populações. Frisou ainda a importância da cooperação internacional e da Recomendação relativa à Proteção e Promoção dos Museus e das Coleções, da sua Diversidade e do seu Papel na Sociedade. O debate de todos estes temas resultou na Declaração de Shenzhen sobre Museus e Coleções.

No domínio da capacitação de especialistas na área, a UNESCO, em conjunto com o Conselho Internacional de Museus (ICOM), possui um Programa de Formação em Estudos Museológicos, que pretende capacitar atuais e futuros profissionais da área de forma integrada e profunda.

como gerir um museu manual pratico

Como Gerir um Museu - Manual Prático

running a museum the trainers manualComo Gerir um museu - Manual de Formador [en]

O programa #Unite4Heritage foi criado com o objetivo de combater o extremismo violento e a destruição de património e vê os museus como um meio essencial na sensibilização para a proteção do património.

unite 4 heritage                                                                                                                                                                   © UNESCO

Ligações Úteis

O papel dos museus na sociedade (vídeo) VER

Coleções em risco

Projetos a decorrer

Museus para o diálogo de culturas e civilizações

 

Publicações

 seguranca nos museus

Segurança nos museus

 preservacao e utilizacao de manuscritos

Preservação e Utilização de Manuscritos

documentacao de colecoes de artefactos

Documentação de Coleções de Artefactos

manual de protecao do patrionio cultural

Manual de Proteção do Património Cultural

tratamento de colecoes em reserva

Tratamento de coleções em reserva

proteger do patrimonio de interesse religioso

Proteger Património de Interesse Religioso

patrimonio em risco

Património em risco

world heritage museus

Revista World Heritage – Museus