Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Centro Histórico do Porto

CENTRO HISTÓRICO DO PORTO

[ Data de inscrição: 1996 | Critérios: (iv)]

 

rsz400 Porto

                                                          © Câmara Municipal do Porto

O Centro Histórico do Porto desenvolveu-se a partir de um pequeno núcleo situado no morro da Sé, no qual se documenta uma ocupação humana que remonta ao 1.º Milénio a.C. As sucessivas ocupações fizeram convergir os mais variados interesses sociais e económicos que  foram ampliando e modificando a cidade.

Lugar de grande valor estético, apresenta um  tecido urbano e inúmeros edifícios históricos que testemunham o seu desenvolvimento ao longo de mais de mil anos. Obra-prima da criatividade humana, na articulação harmoniosa das ruas com o espaço envolvente e em especial com o rio Douro e Vila Nova de Gaia, apresenta uma unidade visual que lhe atribui um dos seus aspetos mais importantes, o cariz panorâmico.

Organismo vivo, integrado numa área ativa da cidade, tornou-se “um valor universal excecional” reconhecido e que merece especial proteção e valorização.

 

BOAS PRÁTICAS

 rsz 200 BP Porto1

Monitorizar o Centro Histórico do Porto Património Mundial

No âmbito do plano de gestão, o Município do Porto procede regularmente a uma monitorização no terreno com vista à fiscalização e combate a irregularidades, contribuindo para promover e assegurar a autenticidade histórica e arquitetónica das construções, bem como, a promoção da qualidade funcional e estética da área classificada.

 rsz 200 BP Porto2

© Câmara Municipal do Porto

 “O meu Porto é Património Mundial”

É um projeto que visa sensibilizar e consciencializar alunos e professores do 2º ciclo de escolaridade para a importância da preservação do Centro Histórico do Porto enquanto sítio classificado pela UNESCO como património mundial, através de quatro sessões continuadas: a 1ª em sala de aula, dando a conhecer o significado, valor e diferentes tipos de património; a 2ª percorrendo a pé o sítio, identificando os locais mais característicos e razões da classificação; a 3ª em sala de aula, visionando filmes do Patrimonito que exploram a diversidade e a necessidade de preservação do património; a 4ª em que os alunos participam numa atividade de expressão plástica estimulando a criatividade, a aprendizagem e reconhecimento de detalhes sobre o Porto.

 rsz 200 BP Porto3

Guias de  percursos  para jovens pelo Centro Histórico do Porto Património Mundial

“Porto Património Mundial passo a passo. Da Estação de S. Bento à Casa do Infante” e “Porto Património Mundial. Da Praça dos Leões à Casa do Infante”, são dois guias de apoio a  dois percursos pelas zonas mais antigas e carismáticas do Centro Histórico do Porto Património, o Morro da Sé e o  Morro da Vitória , que foram concebidos para jovens entre os 9-15 anos, cujos conteúdos para além das referências históricas mais importantes destes locais, têm propostas de actividades lúdicas e pedagógicas que visam sensibilizar os mais novos para a importância de proteção, preservação e salvaguarda do Património.