Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Convento de Cristo

CONVENTO DE CRISTO EM TOMAR

[ Data de inscrição: 1983 ! Critérios: (i) (vi)]

 

rsz400 ccristo

                                                                      © José Eduardo Brito

A sua construção do Convento de Cristo começa com o castelo templário, obra de vanguarda da arquitetura militar medieval (sécs. XII-XIII). Da mesma época é a construção da Charola, românica, inspirada na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém e que assumia a dupla função de oratório e de atalaia militar. Quando a Ordem Militar do Templo foi extinta, D. Dinis, em Portugal, cria a Ordem Militar de Cristo, em 1319, que vem a ser herdeira dos bens, graças e privilégios que haviam pertencido aos templários.

No início do período dos Descobrimentos Portugueses, D. Henrique o Navegador inicia a ampliação do Convento com a construção de dois claustros, do cemitério e da lavagem. Sobre a antiga casa militar templária, na ala norte do castelo, D. Henrique instala o seu Paço (1420-1460).

No apogeu da Expansão Portuguesa, D. Manuel I, manda construir a magnífica Igreja manuelina e decorar a Charola com pintura mural, pintura sobre tábua, escultura em madeira policromada, talha dourada, estuques, numa riqueza decorativa que, hoje, constitui a peça mais original e rara do complexo monumental. Na fachada ocidental da igreja manuelina, destaca-se a Janela da Sala do Capítulo, enigmática e profundamente simbólica, construída entre 1510 e 1513.

A reforma religiosa de D. João III, transforma a Ordem Militar de Cristo, obrigando os freires a viver em clausura e dando ao Convento de Cristo uma nova dimensão, com uma vasta campanha de obras coordenadas pelo arquiteto João de Castilho. O aqueduto dos Pegões, extraordinária obra de engenharia hidráulica, ficou a dever-se a Filipe II de Espanha.

 

BOAS PRÁTICAS

CCristo1 

Visita Multimédia ao Convento de Cristo

A visita Multimédia ao conjunto monumental do Convento de Cristo destina-se aos públicos que visitam o monumento presencial e virtualmente. Disponível em vários interfaces de utilização (Desktops, Smartphones, Tablets), permite visitar de forma virtual o Convento e a Charola. Quem pretenda visitar o Convento pode comprar o bilhete de acesso ao monumento e à visita multimédia on-line e explorar a informação disponível durante 72 horas.

 

 CCristo2

© Convento de Cristo

 

Feira da Laranja Conventual

A existência de um laranjal do séc. XVII, onde em tempos foi a almedina do Castelo foi o mote para a organização desta feira, cuja 1.ª edição teve lugar em março de 2013 nos espaços do Antigo Hospital Militar do Convento de Cristo. A Feira da Laranja consistiu numa venda solidária de doces, bolos, chocolates e licores confecionados com laranja do Convento e contou exclusivamente com a participação de escolas e associações de pais, instituições sem fins lucrativos e associações culturais e recreativas.

 CCristo3

© Direção Geral do Património Cultural  

 

Festival ZêzereArts

O festival de Ópera e Canto Lírico é organizado pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere em parceria do Convento de Cristo. Durante a primeira quinzena de Agosto, este Festival recebe cantores líricos de vários países da Europa – Irlanda, Inglaterra, Holanda e Alemanha.