Comissão Nacional da UNESCO

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Elvas e suas Fortificações

CIDADE-QUARTEL FRONTEIRIÇA DE ELVAS E SUAS FORTIFICAÇÕES

[Data de inscrição: 2012 | Critérios: (iv)]

 

rsz400 Elvas

                                                          © Câmara Municipal de Elvas

A cidade de Elvas, situada a 8 KM de Badajoz (Espanha), constituiu um ponto estratégico de defesa da fronteira e herdou um vasto património militar de reconhecido valor e autenticidade. Foi classificado como Património da Humanidade todo o centro histórico, as muralhas abaluartadas do séc. XVII, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça, o Aqueduto da Amoreira e os três fortins: de São Pedro, de São Mamede e de São Domingos ou da Piedade.

O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares. Construídas no âmbito da Guerra da Restauração, as muralhas abaluartadas são um exemplo notável da primeira tradição holandesa de arquitetura militar.

Destacamos o Forte da Graça como um exemplo notável da arquitetura militar do séc. XVIII, considerada por muitos historiadores como uma das mais poderosas fortalezas abaluartadas do mundo, é ainda original pela sua conceção e implantação num monte bastante elevado e o Aqueduto da Amoreira, construído entre 1530 e 1622 para o abastecimento de água à cidade, tem 1367 metros de galerias subterrâneas e mais de 5 quilómetros e meio à superfície com arcadas que chegam a superar os 30 metros de altura.

 

BOAS PRÁTICAS

 Elvas1

© Câmara Municipal de Elvas

Percursos Pelo Património

 “Percursos pelo Património” tem como objetivo promover e divulgar o Património de Elvas junto dos diferentes tipos de público, facilitando, de igual modo, o encontro de gerações. Para cada percurso é convidado um especialista do tema/percurso, que o apresenta aos participantes. As visitas realizam-se sempre ao Sábado, com partida do Posto de Turismo. O circuito é pedestre ou em de viatura, dependendo das características do percurso. A participação é gratuita.

 

 Elvas2

© Câmara Municipal de Elvas

Requalificação Ambiental e Paisagística das Muralhas e sua Envolvente

Projeto de conservação e restauro para preservar as muralhas enquanto documento histórico, arqueológico e pedagógico. As ações desenvolvidas privilegiaram a estabilização e consolidação dos elementos existentes tendo em vista preservar a autenticidade da construção.Os métodos e as técnicas que se empregaram na conservação e restauro das estruturas originais, enquadram-se nas recomendações produzidas em encontros internacionais para a salvaguarda de património arquitetónico com valor histórico em geral e arqueológico em particular.

 Elvas3

© Câmara Municipal de Elvas

Ações de sensibilização para o público infanto-juvenil

A Câmara Municipal de Elvas tem desenvolvido um conjunto de ações destinadas ao público infanto-juvenil, com o objetivo de promover e divulgar os valores patrimoniais do Concelho e permitir o contacto direto entre as crianças e os elementos patrimoniais de uma forma lúdico-pedagógica. É possível destacar a “Caça ao Tesouro… no Forte de Santa Luzia”, a prática de jogos tradicionais no Centro Histórico, por ocasião do Dia Nacional dos Centros Históricos, assim como as ações de divulgação do património em contexto de sala de aula, como por exemplo o projeto “O que é o Património Mundial?”.